Nossa Cidade
Seis praças receberão novo sistema de iluminação com lâmpadas LED
Serão contempladas praças no Rosolen, Malta, Everest, Auxiliadora, Sumarezinho e Parque Ortolândia
A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras, anuncia para este semestre um pacote de aproximadamente R$ 1,680 milhão em investimentos para iluminação de praças e áreas de lazer. O projeto, dividido em duas etapas, abrange implantação de novos postes em seis praças e manutenção de outros locais onde já há sistema de iluminação. O trabalho, que está em fase de licitação, começa a ser executado em 60 dias.
De acordo com o secretário de Obras, Ronaldo Alves dos Reis, os projetos de iluminação das praças já estão concluídos, sendo que desde o ano anterior já havia a previsão de que o serviço fosse executado. Neste início de ano, a continuidade do projeto é uma das prioridades da Secretaria de Obras. “Temos algumas praças que ainda não contam com sistema de iluminação e elas terão prioridade nas nossas ações. Depois de instalar os novos postes, faremos a manutenção dos pontos de luz já existentes, mas que necessitam de reparos ou substituições”, afirmou o secretário.
As praças que receberão sistema de iluminação estão localizadas nos seguintes locais: Rua Marcelina Ramos Meira, no Jardim Rosolen; Rua Rico da Bandeira, no Jardim Everest; Praça “Maria Madalena de Oliveira”, no Jardim Malta; Rua Antônio João Amorim, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora; Rua João de Melo Costa, no Jardim Sumarezinho; e Rua Pastor Germano Riter, no Parque Ortolândia.
Já os locais que terão manutenção nos pontos de luz são o Parque Chico Mendes, na região central, e o Parque Irma Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.
O sistema de iluminação adotado pela Prefeitura de iluminação utiliza lâmpadas LED, que têm maior potência do que as lâmpadas de mercúrio, iluminando de forma eficiente grandes áreas. Com isso, a Administração garante mais luminosidade às áreas de lazer, segurança aos munícipes e oportunidade de utilização dos espaços no período noturno. A iluminação destes locais também garante maior beleza visual às praças, um convite para passeios em família.
Todo o projeto de iluminação desenvolvido desde o ano passado foi pensado de maneira e se adequar à determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que estabelece que ainda neste ano, todos os municípios deverão assumir o sistema de manutenção e gestão da iluminação pública no País. Com a resolução da Aneel, cada cidade deve planejar de forma independente qual a melhor forma de realizar a gestão da iluminação pública em sua cidade. Caberá às concessionárias de energia elétrica, no caso de Hortolândia, a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), apenas a aprovação de projetos e distribuição de energia elétrica. Com isso, as prefeituras se responsabilizarão por serviços como instalação de postes, ampliação de pontos luminosos, troca de lâmpadas e atendimento ao público. Hortolândia se adianta e já realiza ações em atenção à este futuro compromisso.
A Administração Municipal também elabora o Plano de Iluminação Pública, com diretrizes e metas para aperfeiçoamento constante do sistema de gestão. Para realizar os serviços de manutenção e administração do sistema de iluminação, a Administração Municipal contratará uma empresa especializada, por meio de licitação. O processo de contratação da empresa responsável já está em fase final.
A otimização do sistema de iluminação pública resultará em diversos benefícios para toda a sociedade. A população ganha com mais pontos iluminados, uma vez que a Prefeitura poderá acompanhar de perto onde há necessidade de reforço de postes e luminárias. Além disso, o gerenciamento inteligente possibilitará, por exemplo, a redução da iluminação após às 23h, gerando economia de energia.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Nossa Cidade
Bola rola neste sábado (25/06) pela primeira rodada do Campeonato Interno de futebol da Prefeitura

Serão seis equipes participantes do torneio das secretarias da Administração Municipal de Hortolândia
A partir deste sábado (25/06), a bola começa a rolar para mais uma edição do Campeonato Interno de Futebol da Prefeitura de Hortolândia. A disputa do campeonato foi interrompida em dois anos por conta da pandemia do Coronavírus. A competição envolve times de seis secretarias da Administração Municipal. As partidas serão jogadas nos campos do Rosolém e Remanso Campineiro. Estarão representadas as equipes das secretarias de Saúde, Educação Ciência e Tecnologia, Esportes, Serviços Urbanos, Governo, além da Câmara Municipal.
Na primeira fase da competição, as equipes jogam entre si em turno único sendo que, ao término desta fase, as quatro melhores equipes se classificam para a semifinal do torneio. As semifinais serão disputadas em partida única e, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis. A grande final e a disputa de terceiro e quarto colocados também acontecem em jogo único.
“Esta disputa é importante para utilizar o esporte como ferramenta para integração dos funcionários da Administração Municipal. Esperamos que todos possam aproveitar ao máximo esta chance de praticar esporte com os amigos nos finais de semana de disputa”, comenta o secretário de esportes, Gléguer Zorzin.
Partidas deste final de semana
Sábado (25/06)
Campo do Rosolém
8h – Secretaria de Esportes x Secretaria de Governo
10h – Secretaria de Saúde x Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
Campo do Remanso Campineiro
9h – Secretaria de Serviços Urbanos x Câmara Municipal
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Nossa Cidade
Equipes do futebol amador de Hortolândia entram em campo, neste final de semana (25 e 26/6), pela sexta rodada

Partidas de campeonato apoiado pela Prefeitura acontecem nos campos municipais
Neste final de semana, as 47 equipes que disputam as duas divisões do Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia entram em campo pela sexta rodada da primeira fase. Após a rodada do final de semana passado, pela divisão de elite, Pankadão, Estrela Vermelha, Mildes Pankadão e Canarinho lideram seus respectivos grupos e, agora, buscam se manter nas primeiras colocações. A disputa contra o rebaixamento também está acirrada. Já na segunda divisão, os jogos acontecem pela tentativa de acesso das equipes. A competição é organizada pela Associação de Atletas de Hortolândia com apoio da Prefeitura.
Para acompanhar os resultados, classificação e tudo o que gira em torno da competição, nas duas divisões, basta baixar o aplicativo da Associação de Atletas de Hortolândia pelo Play Store do smartphone IoS ou Android.
Fórmula de disputa atrativa
Em cada divisão, os times são divididos em três grupos. Na primeira fase, os times jogam entre si dentro de seus próprios grupos. As cinco melhores equipes de cada grupo, além do sexto melhor colocado na classificação geral, avançam para a fase das oitavas-de-final. Na fase final, os confrontos serão decididos por meio de um sorteio. Todos os jogos serão “mata-mata”, ida e volta, com a equipe de melhor campanha podendo decidir a classificação dentro de seus domínios até a grande final. Na primeira divisão, as equipes com as três piores campanhas serão rebaixadas e jogam a segunda divisão em 2023. Já as três melhores campanhas da segunda divisão conquistam o acesso para disputar a primeira divisão no próximo ano.
Jogos da sexta rodada:
Primeira divisão
Sábado (25/06) – Campo do Rosolém
16h – Divino x União do Norte
18h – Geração 2000 x Clube Atlético Hortolândia
Domingo (26/06) – Campo do Rosolém
8h15 – Barcelona x Pankadão
10h15 – Moleque Travesso x Vila Real
Campo do Remanso
8h15 – Mildes Pankadão x Unidos do São Sebastião
10h15 – Santa Clara x Botafogo
Campo do Adelaide
8h15 – Padoka x Sumarezinho
10h15 – Família RM x Boa Esperança
Campo da Confibra
8h15 – Canarinho x Família São Sebastião
10h15 – Internacional x Real Fênix
Campo do CAIC
8h15 – Real Piauí X Estrela Vermelha
10h15 – Amanda x Redmidos
Segunda Divisão
Sábado (25/06) – Campo do Rosolém
20h – Barça Black x Unidos do Ôngaro
Domingo (26/06) – Campo do Rosolém
13h15 – Parque Peron x Jafene
15h15 – Taquara Branca x Amigos
Campo do Remanso
13h15 – Camarões x Frenético
15h15 – Flamengo x Juventus
Campo do Adelaide
13h15 – Atlético Ôngaro x Guerrilha
15h15 – União x Boa Esperança
Campo da Confibra
13h15 – Ajax x São José
15h15 – Argentinos Juniors x Real São Bento
Campo do CAIC
13h15 – Cruzeiro x Unidos Boa Vista
15h15 – Santa Esmeralda x Vila São Pedro
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Nossa Cidade
Prefeitura distribuirá adubo orgânico e mudas de plantas no evento “Viva Mais na Cidade”, neste sábado (25/06)

Prefeitura participará, também neste sábado, do plantio de 200 mudas de árvores em loteamento no Parque Orestes Ôngaro
A população poderá ajudar na arborização da cidade no evento “Viva Mais na Cidade”, que a Prefeitura de Hortolândia realiza, neste sábado (25/06), às 8h, na Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Gracilino Ramos, 280, Jardim Amanda. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável fará distribuição gratuita de adubo orgânico e mudas de plantas no evento.
Com a ação, a Prefeitura busca estimular as pessoas a fazerem o plantio de espécies vegetais para tornar a cidade mais bonita e arborizada. O adubo e as mudas são produzidas pelo Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos, órgão da Prefeitura.
De acordo com o coordenador do viveiro, Toni Cláudio Andrade de Sousa, o adubo orgânico é produzido com restos de galhos e folhas recolhidos nos trabalhos de poda e corte de árvores feitos na cidade pela Prefeitura. O material é triturado e misturado com diferentes tipos de nutrientes e esterco bovino. O composto passa por processo de decomposição durante 90 dias.
O coordenador explica que o composto orgânico pode ser utilizado no plantio de mudas de árvores ou outras espécies vegetais. O material ajuda na melhoria e na fertilidade do solo. Ainda de acordo com o coordenador, o viveiro municipal produz, em média, 10 toneladas do composto por mês.
Plantio no Parque Orestes Ôngaro
A Prefeitura de Hortolândia também participará, neste sábado, do plantio de 200 mudas de árvores no Jardim Belle Ville, localizado na região do Parque Orestes Ôngaro. A ação será realizada, às 9h, pela empreendedora responsável pelo loteamento em parceria com a comunidade local.
Servidores dos Departamentos do Verde e da Fiscalização Ambiental, ambos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, darão suporte técnico no plantio das mudas. A meta da Prefeitura é plantar 80.000 árvores em todas as regiões da cidade até 2024.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
-
Policial1 semana atras
Jovem é assassinado a tiros dentro de carro no Jardim Amanda, em Hortolândia
-
Eventos4 dias atras
Praça Arautos da Paz recebe evento gospel com presença de Fernandinho
-
Nossa Cidade1 semana atras
Jovem aguarda operação após sofrer grave acidente de moto em Hortolândia
-
Policial3 dias atras
Atentado em Piracicaba: várias pessoas foram esfaqueadas
-
TV, Cinema e Teatro3 dias atras
Cinema drive-in de graça em Campinas
-
Policial1 semana atras
Homem procurado pela justiça por estupro de vulnerável é preso no Jardim Amanda
-
Policial1 semana atras
Homem é morto a tiros dentro de barbearia no Jardim Mirante, em Hortolândia
-
Nossa Cidade1 semana atras
Estacionamento grátis no Shopping Hortolândia de semana? Confira: