Capacitação amplia servidores aptos a realizar testagem; exame será oferecido nas UBS’s
Os servidores da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, participaram, na última semana, de uma capacitação para realização de teste rápido de HIV e Sífilis. Cerca de 30 profissionais receberam as orientações. Com isso, a Prefeitura de Hortolândia pretende ampliar a oferta de testes rápidos, atualmente realizados no Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids) e no Hospital Municipal, para as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde).
Tanto o teste rápido de HIV quanto o de Sífilis detectam as doenças em cerca de 15 a 20 minutos. Para isso, basta realizar uma picada na ponta do dedo e colher uma gota de sangue, que entra em contato com um produto reagente. O diagnóstico precoce auxilia no tratamento, uma vez que a pessoa imediatamente passa a ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar.
De acordo com a coordenadora do Amdah, Veruska Sandim Garcia Oliveira, a formação aumentou o número de pessoas capacitadas a realizar o teste. “Iniciamos as primeiras conversas para que os testes rápidos sejam realizados nas UBS’s, uma vez que temos mais agentes aptos à fazer a testagem”, explicou Veruska.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Fonte: Estadão
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98