Connect with us

Nossa Cidade

Saúde oferece formação sobre diagnóstico clínico de DSTs

Publicado

em

Identificação precoce de doenças possibilita maiores chances de cura

Saúde oferece formação sobre diagnóstico clínico de DSTs

Hortolândia sediou, nesta sexta-feira (18), um encontro regional de capacitação em “abordagem sindrômica das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis)”. O evento, realizado no Druds Hotel, foi organizado pela Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, através do programa de DST-AIDS. O objetivo é orientar profissionais da área médica sobre a identificação de doenças por meio da análise do histórico de vida do paciente e sintomas apresentados, sem a necessidade de exames complementares. Esta prática permite que o tratamento seja iniciado de maneira rápida e ágil, com mais chances de cura da doença.

Além de Hortolândia, participam da capacitação profissionais de Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste e Cosmópolis. Para conduzir o público presente, foi convidado o médico do CRT (Centro de Referência e Treinamento) de São Paulo, Herculano Alencar. Ao todo, 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros e farmacêuticos, participam da formação sobre diagnóstico clínico de DSTs.

De acordo com a coordenadora do programa de DST-AIDS em Hortolândia, Veruska Sandim Garcia Oliveira, algumas doenças, como o cancro duro, podem ser diagnosticadas apenas pelo exame clínico. “O início do tratamento sem a necessidade de exame laboratorial agiliza o processo de cura. Muitos pacientes podem ser beneficiados com esta prática médica, de analisar os sintomas e ter a sensibilidade de começar a tratar a doença de imediato”, explicou Veruska.

Publicidade

Apesar disso, outras doenças mais graves, como a sífilis, ainda serão confirmadas por exame laboratorial. “O médico pode suspeitar da doença, iniciar o tratamento e, mesmo assim, pedir a confirmação por exame. A forma de identificar a doença vai depender do quadro clínico do paciente e do histórico. Por isso, é importante que as pessoas com qualquer sintoma de DST procure a unidade de saúde o mais rápido possível”, destacou a coordenadora.

O tratamento é oferecido gratuitamente na rede básica de saúde para pacientes que fazem acompanhamento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família).

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Publicidade

Nossa Cidade

Motorista dorme ao volante e sofre acidente no Jardim Amanda

Publicado

em

Por

Um motorista perdeu o controle do veículo após cochilar ao volante e colidir contra uma árvore, na madrugada deste sábado(25), na Avenida Brasil no Jardim Amanda I. A vítima retornava de seu trabalho noturno quando aconteceu o acidente.

O garçom, morado do bairro Jardim São Sebastião, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e sofreu apenas ferimentos leves e encaminhado ao UPA do Jardim Amanda sem sinais de embriaguez.

Ninguém mais ficou ferido.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Motociclista fica ferido após colidir na traseira de Van parada no semáforo em Hortolândia 

Publicado

em

Por

Um motociclista de 29 anos ficou ferido após colidir na traseira de uma van parada no semáforo na avenida da emancipação, no Jardim Santa Clara do Lago, em Hortolândia, ontem a noite. 

O motociclista seguia pela Avenida, sentido Centro, quando colidiu na traseira do veículo, que estava parado aguardando a abertura do semáforo no cruzamento.

A condutora do veículo relatou que rapidamente acionou o SAMU, e a vítima foi encaminhada com diversas escoriações, até a Unidade de Pronto Atendimento Jardim Rosolem.

Uma equipe da Guarda Municipal esteve no local onde auxiliou o trânsito, em seguida apresentou a ocorrência no Plantão Policial da cidade, onde o caso será investigado. 

Publicidade
Continue Lendo

Nossa Cidade

Bola rola neste sábado (25/06) pela primeira rodada do Campeonato Interno de futebol da Prefeitura

Publicado

em

Serão seis equipes participantes do torneio das secretarias da Administração Municipal de Hortolândia

A partir deste sábado (25/06), a bola começa a rolar para mais uma edição do Campeonato Interno de Futebol da Prefeitura de Hortolândia. A disputa do campeonato foi interrompida em dois anos por conta da pandemia do Coronavírus. A competição envolve times de seis secretarias da Administração Municipal. As partidas serão jogadas nos campos do Rosolém e Remanso Campineiro. Estarão representadas as equipes das secretarias de Saúde, Educação Ciência e Tecnologia, Esportes, Serviços Urbanos, Governo, além da Câmara Municipal. 

Na primeira fase da competição, as equipes jogam entre si em turno único sendo que, ao término desta fase, as quatro melhores equipes se classificam para a semifinal do torneio. As semifinais serão disputadas em partida única e, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis. A grande final e a disputa de terceiro e quarto colocados também acontecem em jogo único. 

“Esta disputa é importante para utilizar o esporte como ferramenta para integração dos funcionários da Administração Municipal. Esperamos que todos possam aproveitar ao máximo esta chance de praticar esporte com os amigos nos finais de semana de disputa”, comenta o secretário de esportes, Gléguer Zorzin.

Partidas deste final de semana

Sábado (25/06)

Campo do Rosolém

8h – Secretaria de Esportes x Secretaria de Governo

10h – Secretaria de Saúde x Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia

Campo do Remanso Campineiro

9h – Secretaria de Serviços Urbanos x Câmara Municipal

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares