Analisar Nossa Cidade

Samu tem desfalque de 3 ambulâncias por falta de pagamento

Três viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) estão quebradas, os veículos estão parados dentro de oficina, que não fazem os reparos por falta de pagamento.

Três das 7 ambulâncias do Samu de Hortolândia que deveriam estar prestando socorro a pacientes acidentados e doentes em situação de urgência e emergência estão paradas, algumas desde julho. Das 7, 3 estão esperando o pagamento de consertos que há três meses está atrasado para conserto em uma oficina mecânica.

Na oficina
A reportagem do Portal Hortolândia esteve no final da semana passada na oficina conveniada que presta serviço de mecânica ao Samu. Na oficina as viaturas paradas no local, três delas não têm previsão de quando voltarão a rodar porque o motor de uma precisa fazer o virabrequim, uma outra o câmbio, a terceira nem havia sido mexida.

Falta de manutenção nos veículos
‘’As viaturas que estão em operação apresentam problemas na suspensão danificada e até marcas deterioração por ser uma frota acima de 10 anos’’, afirmou uma fonte que teve a identidade preservada.

Estrutura
A estrutura da base do Samu em Hortolândia falta uma cobertura para deixar as viaturas quando não estão prestando socorro. A principal preocupacão e a exposição da UTI móvel, que fica estacionada na base o tempo todo no sol, comprometendo os equipamentos e medicamentos. Os principais itens de uma UTI Móvel são: kits para remoção (maca, colares, pranchas, cintos, cadeira de rodas) e pequenas cirurgias (pinça, bisturi, tesouras), aparelhos elétricos (desfibrilador, respirador e bomba de infusão) e remédios variados. Todos esses equipamentos estão presentes numa ambulância avançada, que é basicamente uma mini-UTI.

O que diz a Prefeitura

O Samu de Hortolândia opera normalmente com o número de ambulâncias autorizadas pelo Ministério da Saúde, uma ambulância de suporte avançado e três de Suporte básico. Temos ambulâncias de reserva técnica que substituem as ambulâncias que precisam de Manutenção. As ambulâncias estão em reparo na oficina sendo que uma delas foi encaminhada a própria Renaut em função dos problemas que apresentou. Reafirmamos que não há nenhum prejuízo na operação do Samu e o atendimento à população.

Por Cezar Henrique

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98