Nossa Cidade

Sabesp implanta ramal que coletará esgoto do Parque Orestes Ôngaro

Já iniciaram as obras que vão proporcionar coleta e tratamento de esgoto do Parque Orestes Ôngaro. A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras, acompanha a ação, realizada pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O serviço em execução é a implantação de um ramal coletor, que ligará a rede de esgoto já existente à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). A previsão é que, no primeiro trimestre de 2016, os moradores já possam solicitar à Companhia as ligações domiciliares.

De acordo com o gerente de Divisão da Sabesp, Alinar Silva Lima, mais de 30% do serviço de implantação do ramal já foram executados. “O Parque Orestes Ôngaro conta com rede coletora em todo o bairro. São cerca de 1.100 ligações prontas, aguardando a conclusão da obra deste ramal, que servirá para conduzir o esgoto coletado até a estação de tratamento, no Jardim Boa Esperança”, afirmou Lima.

Além de beneficiar os moradores do Parque Orestes Ôngaro, o ramal fará a coleta de detritos gerados nos bairros Terras de Santa Maria, Jardim São Felipe e, futuramente, do Recreio Alvorada, localidade onde a Sabesp ainda implantará a rede coletora nas ruas do bairro. “Serão mais de cinco mil imóveis ligados a este ramal”, enfatizou o gerente de Divisão da Sabesp.

Apesar do volume de esgoto a ser coletado por meio deste ramal, não será necessário construir uma estação elevatória, uma vez que a força da gravidade conduzirá os detritos até a ETE Boa Esperança.

Luta histórica

Todas as etapas de obras, desde o projeto até a execução dos trabalhos, são acompanhadas de perto pela Prefeitura de Hortolândia. A luta por saneamento básico em 100% das residências sempre esteve presente na história do município. Duas décadas após a emancipação da cidade, esta vitória será alcançada na gestão do prefeito Antonio Meira.

“Nossa cidade saiu do marco zero de coleta e tratamento de esgoto e se transforma em referência quando o assunto é saneamento básico. Esta é uma vitória da população e da união de esforços da Prefeitura com a Sabesp. Juntos, vamos avançar ainda mais e atingir a meta de levar o serviço de coleta e tratamento de esgoto a 100 % dos lares de Hortolândia”, disse o prefeito.

Atualmente, a Sabesp também realiza obras de esgoto no Jardim Amanda, onde está em construção uma estação elevatória. A estrutura direcionará o esgoto coletado à rede do Jardim Amanda, de onde os dejetos domiciliares seguem para tratamento na ETE Boa Esperança. Com a conclusão desta obra, percentual de esgoto coletado e tratado será de 86%.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo