Nossa Cidade

Rua Luiz Camilo de Camargo terá fiação subterrânea

Cabeamentos de energia elétrica e telefonia serão aterrados; Prefeitura transformará rua em shopping a céu aberto
A rua Luiz Camilo de Camargo terá a fiação área trocada por cabeamento subterrâneo de energia elétrica e telefonia. A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras, conseguiu autorização da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) para substituir a fiação área da rua Luiz Camilo de Camargo, no Remanso Campineiro, por cabeamento subterrâneo. O município já licita o serviço e até o final deste mês o processo homologará as empresas habilitadas para a concorrência. Com isso, o cronograma de obras do pacote de intervenções “Hortolândia Mais Bonita” será alterado. As obras de modernização do centro comercial começam pela substituição da fiação.

O programa “Hortolândia Mais Bonita” contempla um conjunto de obras para garantir melhorias no sistema de trânsito em todas as regiões, visual moderno para a cidade e mais qualidade de vida. Parte das ações são realizadas com investimentos de R$ 50 milhões, uma parceria da Prefeitura com o governo federal por meio do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). As obras de revitalização e modernização a rua Luiz Camilo de Camargo fazem parte das intervenções previstas pelo programa.

Anuncio


Inicialmente, o projeto de obras de revitalização e modernização do centro previa que a segunda etapa do serviço começasse pelo alargamento da calçada, que receberá piso padronizado de concreto. Nesta etapa, a estrutura para receber o cabeamento subterrâneo ficaria pronta. No entanto, quando o cabeamento aéreo fosse transferido, seria necessário remover parte do calçamento novo, além de necessitar de mais um período de interdição da via para obras.

Para evitar essa situação, a Prefeitura inverteu a ordem dos trabalhos, agilizou o projeto de transferência dos cabos e executará este serviço antes do calçamento. A medida garante economia e agilidade, já que só após a transferência dos fios é que a calçada será ampliada. Além de ambas as intervenções serem realizadas numa única frente de trabalho, não haverá necessidade de dois períodos de interdições para obras.

De acordo com o secretário de Obras, Ronaldo Alves dos Reis, a troca da fiação deve iniciar no próximo ano. “Vamos esperar passar a época das festas do final de ano para que as obras não interfiram no comércio de Natal. No começo de 2016, já iniciaremos a transferência dos cabos de energia elétrica e telefonia e, em seguida, o calçamento”, afirmou.

Primeira etapa

A primeira etapa do projeto de revitalização já foi executada. Em julho, a Prefeitura alterou o sentido de sete ruas e o itinerário das linhas dos ônibus urbanos da Região Central. Com a reorganização do trânsito e a definição de áreas de estacionamento, a rua Luiz Camilo de Camargo contará com um ambiente mais agradável, com espaço de circulação de pessoas e comodidade para as compras. A Prefeitura estima potencializar o comércio local tornando-o mais atrativo.

Hortolândia Mais Bonita

A proposta da Prefeitura de revitalizar e modernizar a rua Luiz Camilo de Camargo tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos no entorno, facilitando o acesso às lojas, além de trazer um visual mais moderno à região. A padronização das calçadas e substituição do sistema de iluminação aérea por subterrânea estão entre as principais ações do projeto. A rua ficará mais estreita. Já a calçada ampliada deve receber, ainda paisagismo e equipamentos de acessibilidade como rampas e piso podotátil, além de bancos com pergolados.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo