Connect with us

Nossa Cidade

Resultado das atividades do Projeto Gota D´Água 2020 é registrado em vídeo

Publicado

em

Hortolândia se prepara para participar, em dezembro, de mais uma edição do Seminário de Avaliação do Projeto Gota D´Água, do PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Neste ano, o projeto envolve 713 professores, 80 gestores, 60 agentes educacionais da Educação Integral e 14.429 alunos, em 51 escolas da Prefeitura. O tema apresentado foi “ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) na construção do mundo que queremos”. Para exibir as atividades realizadas ao longo do ano, bem como as ações desenvolvidas e a interação dos alunos e suas famílias, no âmbito do Projeto, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia editou um vídeo que pode ser acessado por meio do link: https://youtu.be/yLdjK51pebw

 

Neste ano, em razão da pandemia, todas as atividades e propostas de ações foram ofertadas de forma remota, através do Blog Institucional da Educação e de outros meios tecnológicos para interação com os alunos. “A adesão ao Projeto Gota D´Água para os professores não foi obrigatória. Ainda assim, tivemos um participação expressiva, o que culminou no desenvolvimento de ações além muros da escola e na replicabilidade de informações e orientações num processo de conscientização junto à comunidade escolar em relação ao Objetivo 6 dos ODSs – Água potável e saneamento”, esclarecem as coordenadoras pedagógicas Juliana Santos e Márcia Quintanilha, responsáveis pelo projeto no Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além delas, coordenam o projeto na Educação Infantil, Cibele Evelize e Cristiane Farias.

 

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, escolas da rede municipal desenvolvem atividades na área de educação ambiental ligadas ao Projeto há 23 anos. Em 2019, o trabalho realizado também foi apresentado no Seminário de Avaliação, em forma de vídeo, mostrando as diversas ações de educação ambiental nas escolas com os alunos e comunidade na abordagem do tema “Desafio água e saneamento – sua gota faz a diferença”. O resultado desse produto final colocou Hortolândia entre os cinco municípios que se destacaram no projeto, dentre os 24 que participaram.

 

“Trabalhar a educação ambiental é indispensável para a construção de um mundo melhor, que proporcione qualidade de vida. O Projeto Gota D´Água – PCJ nos oferece a possibilidade de ultrapassar os muros da escola e, mesmo em meio a pandemia, foi possível evidenciar que as ações desenvolvidas chegaram aos alunos e suas famílias”, avalia a diretora de Educação Integral, Ensino Fundamental e EJA, Selma Epifânia, sobre a relevância do Projeto.

 

 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Hortolândia terá vacinação da 2ª dose contra Coronavírus, neste sábado, em duas UBSs: Rosolém e Amanda II

Publicado

em

Locais de vacinação atenderão das 8h às 15h30

Quem tem a 2ª dose da vacina contra o Coronavírus agendada para este sábado (25/09) deve se dirigir às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Jd. Rosolém e Jd. Amanda II, das 8h às 15h30. A orientação é a da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Hortolândia, que informa, ainda, que não haverá, neste final de semana, vacinação no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade). Mas atenção: só deve procurar estas duas UBSs quem tem este sábado como data já agendada para o receber a próxima dose.

O município também prossegue com a vacinação da 2ª dose de segunda à sexta-feira, com a oferta do imunizante em diferentes locais a cada dia da semana (confira o cronograma dos pontos de vacinação abaixo). A vacinação também acontece no horário das 8h às 15h30. Não é necessário agendar para receber a 2ª dose da vacina: na data marcada no Cartão de Vacinação, basta procurar a unidade de saúde onde recebeu a dose anterior.

Todos os imunizantes oferecidos são seguros e foram aprovados pela Anvisa. Mais informações e orientações sobre a vacinação contra COVID-19 podem ser obtidas nos seguintes telefones: (19) 99976-2276, (19) 99979-9620, (19) 99976-6835 e (19) 99920-3204.

Confira abaixo os dias da semana e as UBSs onde é feita a vacinação da 2ª dose contra a COVID-19:

Segunda-feira: UBS Orestes Ôngaro, Figueiras, Novo Ângulo e Emeief João Carlos do Amaral Soares (esta última para pacientes que tem como referência a UBS Nova Hortolândia)

Terça-feira: UBS Parque do Horto, Rosolém, Nova Europa e Amanda I

Quarta-feira: UBS São Jorge, Campos Verdes e Santiago

Quinta-feira: UBS Santa Esmeralda e Taquara Branca

Sexta- feira: UBS Santa Clara, Adelaide, Amanda II e São Bento

Continue Lendo

Nossa Cidade

Revitalizada Praça da “Neusa” na Vila São Francisco

Publicado

em

Bancos foram trocados, mudas de árvores plantadas e floreira e pergolado dão um visual diferenciado para o local

Uma praça remodelada e mais arborizada. Esse é o panorama da Praça “Neusa Maria Marchetti Francisco”, localizada na Vila São Francisco, região central de Hortolândia e inaugurada no dia 15 de novembro de 1988, um ano antes do plebiscito que marcou a emancipação político administrativa do então distrito, que pertencia a Sumaré.

Nesta semana o espaço passou por revitalização. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, realizou um verdadeiro pente-fino de limpeza. Toda a área da praça recebeu roçagem, poda de árvore e o piso, com pedras portuguesas, foi reparado.

As novidades ficaram por conta da construção de uma floreira, feita com tijolos cerâmicos, e um pergolado. Uma muda de primavera foi plantada e o objetivo é que a planta cresça e venha cobrir todo o pergolado de madeira. Diversas mudas de ipês amarelos também foram plantadas para aumentar a cobertura verde da praça e os bancos de concreto danificados foram retirados, dando lugar para bancos de ferro na cor azul.

Os trabalhos finais de revitalização foram acompanhados pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes. Ele, inclusive, fez o plantio de um ipê amarelo e elogiou o trabalho realizado na praça, deixando o espaço mais acolhedor para o convívio social. “Nosso Governo está empenhado para garantir um bom serviço de zeladoria. Queremos cuidar de todas as praças existentes no município e, para isso, a parceria com a comunidade e comerciantes se faz muito importante para que o espaço seja cuidado e conservado”, declarou o prefeito.

Durante a sua visita, o prefeito conversou e recebeu elogios do comerciante João José Rosa sobre a praça. Para o comerciante, o local melhorou muito com as obras de revitalização e disse que vai ajudar na manutenção das mudas, garantindo água para as plantas.

“A Praça melhorou muito, ficou mais bonita e isso é importante para o comércio que fica em seu entorno e, cada um dos comerciantes ficou responsável em levar água para uma muda. A conscientização coletiva fará a diferença”, comentou o comerciante.

RETOMADA DA ECONOMIA

Ainda na praça, o prefeito destacou que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação está com propostas de fomento do comércio local, especialmente nessa retomada da economia com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Em Hortolândia cerca de 60% da população, acima dos 12 anos, já completou o ciclo vacinal com as duas doses ou dose única (vacina da Janssen).

“Já estamos trabalhando para que possamos ofertar uma ação de Natal e que venha impactar de forma positiva o comércio de todas as regiões do município. Inclusive, aqui na rua Luís Camilo de Camargo, estamos estudando a possibilidade de trazer uma estrutura de cultura e lazer para atrair as pessoas para o centro comercial. São projetos que estão em formatação e que em momento oportuno serão apresentados para apreciação dos comerciantes. Queremos ouvi-los para que possamos realizar uma ação conjunta e que venha agradar a todos. Essa é a nossa proposta”, finalizou o prefeito Zezé Gomes.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Cozinha Escola Comunitária da Prefeitura de Hortolândia retoma formações gratuitas presenciais

Publicado

em

Curso de retomada das atividades foi nesta quinta-feira (23/09), para usuários de organizações sociais cadastradas no Banco de Alimentos

Usuários e beneficiários de organizações sociais cadastradas no Banco de Alimentos da Prefeitura de Hortolândia participaram, na manhã desta quinta-feira (23/09), da formação gratuita “Dez passos para uma alimentação saudável e adequada”, promovida pela equipe do Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. A palestra, seguida de oficina culinária, marca a reabertura das atividades presenciais na Cozinha Escola Comunitária. O espaço esteve temporariamente fechado em razão das restrições trazidas pela pandemia do Coronavírus. O tema foi desenvolvido pelas formadoras Virgínia Fernandes, gastrônoma, e Manuela Regina Caumo, nutricionista.

Para evitar a disseminação da COVID-19, a primeira formação presencial contou com número reduzido de participantes e primou pelo respeito às normas sanitárias, como distanciamento social, higienização de mãos e uso correto e individual de máscara de proteção (cobrindo boca e nariz).

Segundo a diretora de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto, “a formação foi específica para usuários e beneficiários do Banco de Alimentos, mas, a partir do mês de outubro, será divulgada uma grade de cursos com esse foco de geração de renda, voltados para a população em geral”.

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares