Nossa Cidade

Resultado das atividades do Projeto Gota D´Água 2020 é registrado em vídeo

Hortolândia se prepara para participar, em dezembro, de mais uma edição do Seminário de Avaliação do Projeto Gota D´Água, do PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Neste ano, o projeto envolve 713 professores, 80 gestores, 60 agentes educacionais da Educação Integral e 14.429 alunos, em 51 escolas da Prefeitura. O tema apresentado foi “ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) na construção do mundo que queremos”. Para exibir as atividades realizadas ao longo do ano, bem como as ações desenvolvidas e a interação dos alunos e suas famílias, no âmbito do Projeto, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia editou um vídeo que pode ser acessado por meio do link: https://youtu.be/yLdjK51pebw

 

Anuncio


Neste ano, em razão da pandemia, todas as atividades e propostas de ações foram ofertadas de forma remota, através do Blog Institucional da Educação e de outros meios tecnológicos para interação com os alunos. “A adesão ao Projeto Gota D´Água para os professores não foi obrigatória. Ainda assim, tivemos um participação expressiva, o que culminou no desenvolvimento de ações além muros da escola e na replicabilidade de informações e orientações num processo de conscientização junto à comunidade escolar em relação ao Objetivo 6 dos ODSs – Água potável e saneamento”, esclarecem as coordenadoras pedagógicas Juliana Santos e Márcia Quintanilha, responsáveis pelo projeto no Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além delas, coordenam o projeto na Educação Infantil, Cibele Evelize e Cristiane Farias.

 

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, escolas da rede municipal desenvolvem atividades na área de educação ambiental ligadas ao Projeto há 23 anos. Em 2019, o trabalho realizado também foi apresentado no Seminário de Avaliação, em forma de vídeo, mostrando as diversas ações de educação ambiental nas escolas com os alunos e comunidade na abordagem do tema “Desafio água e saneamento – sua gota faz a diferença”. O resultado desse produto final colocou Hortolândia entre os cinco municípios que se destacaram no projeto, dentre os 24 que participaram.

 

“Trabalhar a educação ambiental é indispensável para a construção de um mundo melhor, que proporcione qualidade de vida. O Projeto Gota D´Água – PCJ nos oferece a possibilidade de ultrapassar os muros da escola e, mesmo em meio a pandemia, foi possível evidenciar que as ações desenvolvidas chegaram aos alunos e suas famílias”, avalia a diretora de Educação Integral, Ensino Fundamental e EJA, Selma Epifânia, sobre a relevância do Projeto.

 

 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo