Connect with us

Nossa Cidade

Região do PEV Jd. Nossa Senhora Auxiliadora recebe ação de educação ambiental

Publicado

em

Banner

A limpeza de lixo e entulho descartados de forma irregular em vias e áreas públicas da cidade é feita constantemente pela Prefeitura de Hortolândia. A necessidade de fazer este trabalho seria menor, resultando em economia de tempo e recursos ao município, se a população fizesse o descarte correto de resíduos nos 11 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura. Para sensibilizar os moradores sobre o tema, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza, nesta semana, ação de educação ambiental no entorno do PEV Jardim Nossa Senhora Auxiliadora.

Na ação, executada pelo Núcleo de Educação Ambiental, os agentes dão orientações e distribuem material informativo para os moradores sobre a importância de fazer o descarte correto de resíduos no PEV do bairro. Na sexta-feira passada, a Secretaria de Serviços Urbanos fez a retirada de lixo e entulho de um ponto de descarte irregular “viciado” existente no bairro. “O objetivo é conversar com os moradores e fazer com que eles sejam os ‘guardiões’ da Prefeitura, para que fiquem atentos e nos ajudem a fiscalizar o descarte irregular de resíduos no bairro”, explica o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni. O trabalho é feito de acordo com os protocolos sanitários para evitar a disseminação da COVID-19 com distanciamento e uso obrigatório por parte dos agentes e dos moradores.

MAIS DOIS PEVs

Para incentivar ainda mais a população a fazer o descarte adequado de recicláveis, a Prefeitura ampliará a quantidade de PEVs no município. Já estão em construção as unidades no Jardim Nova Alvorada e no Jardim São Sebastião. A implantação destes novos PEVs é viabilizada com recursos do convênio firmado pela Prefeitura com o Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal. Com estas duas unidades novas, Hortolândia passará a ter 13 PEVs (confira abaixo os endereços dos PEVs).

Nos PEVs, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos e aparelhos eletrônicos (televisão, computador, ventilador, entre outros). Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde.

No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa por mês, quantidade que equivale a 1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros.

Já nos LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) é possível descartar materiais como embalagens de vidro, garrafas pet, plásticos, papéis e papelões, isopor, copo descartável, entre outros materiais. Os LEVs recebem materiais 24h, todos os dias (Confira abaixo a lista dos LEVs existentes na cidade).

Os materiais recebidos nos PEVs e LEVs são encaminhados para a URE (Usina de Reciclagem de Entulhos), no Parque Peron, e para a Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura. O valor obtido pela cooperativa com coleta, triagem e venda de recicláveis gera renda para as mais de 20 pessoas em situação de vulnerabilidade social que trabalham na cooperativa.

PANDEMIA

Em razão do agravamento da pandemia do Coronavírus, os PEVs estão com horário de funcionamento alterado, das 9h às 15h, de segunda a sábado. A medida é para diminuir a circulação de pessoas e evitar a contaminação da COVID-19. A exceção são os PEVs do Jardim Santa Emília, Jardim Nossa Senhora de Fátima e Jardim Santa Esmeralda, que, em regime de plantão, seguem com funcionamento todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h. A Prefeitura reforça a orientação que as pessoas devem manter o uso obrigatório de máscara ao fazer o descarte de materiais nos PEVs.

Confira a lista de PEVs e LEVs existentes na cidade:

PEVs:

– PEV 1 Jardim Nossa Senhora Auxiliadora: rua Antônio João de Amorim, esquina com a rua Sebastiana Oliveira da Silva

– PEV 2 Jardim Adelaide: rua Paulo Roberto Soares (antiga rua 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

– PEV 3 Parque Gabriel: avenida Joaquim Martarolli, 2.005

– PEV 4 Jardim Interlagos: rua Rio Tapajós (antiga rua 5)

– PEV 5 Vila Real: rua Orlando Cavalcante, esquina com a rua Joaquim Gregório de Moraes

– PEV 6 Jardim Amanda: rua Augusto dos Anjos, s/nº

– PEV 7 Orestes Ôngaro: rua Rio Pardo (antiga rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes

– PEV 8 Jardim Santiago: rua João Joaquim Calixto, 230

– PEV 9 Jardim Nossa Senhora de Fátima: rua Manoel Antônio da Silva, 610

– PEV 10 Jardim Santa Emília: rua Luísa Febrônio Marini

– PEV 11 Jardim Santa Esmeralda: rua Ágata, s/nº

 

PEVs em construção:

– PEV 12 Jardim Nova Alvorada: rua Alcebíades Marques (antiga rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé

– PEV 13 Jardim  São Sebastião: rua Prof. Lúcio Alves da Costa (praça 2), Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (Associação dos Moradores do Jardim São Sebastião)

LEVs:

– LEV 1 Pq. Ortolândia: praça Vereador José Costa Camargo, na rua Pastor Germano Ritter, próximo à Sabesp, Parque Ortolândia

– LEV 2 Jd. Firenze: rua Veneza, perto do Fórum

– LEV 3 Amanda: rua Tiradentes (em frente à lagoa)

– LEV 4 Parque Socioambiental Chico Mendes: rua João Mendes, s/nº, Parque Ortolândia

– LEV 5 Jardim Everest: rua Pico do Atatiaia, em frente ao número 88

– LEV 6 Lago da Fé: av. Wesley Dias Rodrigues, Jardim Nova Alvorada

– LEV 7 Vila Real: av. São Francisco de Assis, na Praça da Paróquia Nossa Senhora do Rosário

– LEV 8 Jd. Santa Esmeralda: rua Turmalina, em frente a EM Jd. Santa Esmeralda

– LEV 9 Jd. Nossa Senhora de Fátima: rua Cícero Ramos Meira, na “Praça do Doceiro”

– LEV 10 Jd. Nossa Senhora de Fátima: rua Albina Rodrigues Pereira, s/nº

– LEV 11 Jd. Nossa Senhora de Fátima: rua Armelinda Espúrio da Silva, 785 (dentro da Emeb Josias da Silva Macedo)

– LEV 12 São Sebastião (metálico): rua Pastor Ernesto Roth, 705, Loteamento Adventista Campineiro, divisa com Residencial São Sebastião

– LEV 13 Jd. Novo Horizonte: rua Moacir de Souza Campos (em frente à EMEF Taquara Branca)

– LEV 14 Palácio das Águas: rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, Remanso Campineiro

– LEV 15 Câmara Municipal: rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, Parque Gabriel

– LEV 16: rua Luiz Camilo de Camargo, número 630, Remanso Campineiro (ao lado da Casas Bahia)

– LEV 17: rua Alda Lourenço (em frente ao número 221, na Praça do Bambino, Remanso Campineiro)

– LEV 18 Escola E.E. Priscila Fernandes da Rocha: rua Santos Dumont, Jardim Amanda

– LEV 19 E.E. Prof. Conceição Aparecida Terza Gomes Cardinales: rua Visconde do Rio Branco, Jardim Amanda

– LEV 20 Remanso das Águas: Estrada Municipal Sabina Batista de Camargo (perto do quiosque)

– LEV 21 Jd. Santa Clara do Lago: rua Bolívia (ao lado do CREAPE, em frente a EMEF Viva Mais)

– LEV 22: rua Domingos Batista de Souza (em frente ao quiosque, Pq. Orestes Ôngaro)

– LEV 23: rua das Rosas, 137, Jardim Malta

– LEV 24: Praça na rua Benedito Pedro Lacerda, na altura do número 215, Jd. Adelaide

– LEV 25 EMEI Jardim Novo Cambuí: rua Professor Timóteo Mendes de Oliveira, Jd. Novo Cambuí

– LEV 26: praça A Poderosa, Jd. Rosolém

– LEV 27 Terminal Metropolitano de Hortolândia: av. Santana (próximo ao MC Donald’s)

– LEV 28 Praça da EMEI Jardim Minda: rua Gisele França Gomes, altura do número 205

– LEV 29 UPA Jd. Nova Hortolândia: rua José Martim dos Anjos, 185

– LEV 30: Praça na rua 1, Jd. Terras de Santo Antônio

– LEV 31 USF Jardim São Bento: rua do Cartola, Jd. São Bento

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Ponte da Esperança estará fechada ao trânsito nesta quarta-feira (19/05) à noite

Publicado

em

Banner

Nesta quarta-feira (19/05), das 18h às 20h, a Ponte da Esperança estará fechada ao tráfego de veículos, segundo informações da Secretaria de Mobilidade Urbana. O fechamento temporário da via atende à solicitação da Secretaria de Governo da Prefeitura, para que o espaço seja palco de uma homenagem pelos 30 anos de emancipação política de Hortolândia.

A Ponte Estaiada é uma importante via de conexão entre a região central de Hortolândia e os bairros próximos ao Jardim Novo Ângulo, permitindo também acesso à SP-101. Em razão da interdição, a Secretaria de Mobilidade Urbana orienta os motoristas que circulam pelo Corredor Metropolitano que evitem a via, neste período, buscando fazer rotas alternativas.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

5 atrações imperdíveis em Hortolândia – 30 anos

Publicado

em

Banner

Cada hortolandense tem um local que mais gosta na cidade, correto? Mas será mesmo que você conhece todas as belezas, todos os pontos comerciais e culturais? O Portal Hortolândia lista as 5 atrações imperdíveis em Hortolândia e quer saber qual a sua favorita!

PARQUE SOCIOAMBIENTAL IRMÃ DOROTHY STANG

Localizado na Rua Manoel Antônio da Silva, 462, bem próximo da Sorveteria Danju, o Parque é ideal para quem quer relaxar ou fazer atividades físicas. A parte interna conta com um bela lagoa, quadra de vôlei de areia e espaço para caminhada. O ambiente é bem arborizado e vale uma visita com a família!

O parque socioambiental Irmã Dorothy Stang  foi inaugurado em 2005, no inicio o local contava com espaço  para práticas esportivas como futebol , vôlei de areia, ciclismo, além de academia ao ar livre, parquinho, área para piquenique, recanto das tartarugas, uma linda nascente, orquidário e jardim dos sentidos.  

SHOPPING HORTOLÂNDIA

Além de uma variedade grande de lojas, o Shopping Hortolândia dispõe de praça de alimentação, cinema e um supermercado no primeiro piso. Localizado no Centro da cidade, na Rua José Camilo de Camargo, é uma ótima pedida para crianças, jovens e adultos!

O Shopping Hortolândia é o primeiro empreendimento voltado para compras, lazer e alimentação da cidade. Inaugurado em 24 de novembro de 2011, o shopping conta com 120 lojas, grandes marcas como C&A, Lojas Americanas, Marisa, Pernambucanas, Cinesystem, Tenda Atacados SmartFit e Mc´Donalds, além de um amplo estacionamento com cerca de 722 vagas.

Alguns dos serviços oferecidos para os clientes são: o fraldário, com trocador, espaço para amamentação e local para a papinha; empréstimo de carrinho de bebê; estação de coleta de resíduos recicláveis; caixas eletrônicos de vários bancos; lotérica e ambulatório.

PARQUE AMBIENTAL REMANSO DAS ÁGUAS

É bem verdade que o Parque Remanso das Águas precisa, urgentemente, de cuidados. A lagoa tem muitos aguapés e os ciclistas e pedestres sofrem pela falta de manutenção das vias públicas. De qualquer forma, vale a visita por ser um ambiente tranquilo e de fácil acesso.

O parque oferece à população duas quadras poliesportivas, cada uma com 600 metros quadrados; três quadras de malha e duas quadras de bocha. As crianças, por sua vez, terão parquinhos com brinquedos de madeira, como balanço, gangorra, gira-gira, trepa-trepa e escorregador, localizados em diferentes pontos do parque.

Entre os atrativos da nova área de lazer estão, ainda, academias ao ar livre, com prancha abdominal, barras paralelas, barras verticais para alongamento e barra de flexão. Nestes pontos, a população poderá fazer alongamentos e se exercitar antes de praticar esportes nas quadras.

Pesqueiro e Lanchonete do Chico

Ambiente familiar, culinária a base de pescados em lago próprio, os peixes podem ser assados, ensopados ou empanados, ambiente descontraído e sinuca. O pesqueiro fica na Estrada Municipal Pedrina Guilherme, 1200 – Jardim Res. Firenze, Hortolândia – SP.

RESTAURANTE DA LAGOA

Outra opção para o almoço é o Restaurante da Lagoa. Localizado no bairro Jd. Santa Clara II, tem uma comida caseira de sabor incrível e sua vista será para a agradável paisagem, lotada de árvores e alguns pássaros.

Ambiente ideal para refeições e até mesmo encontros. Possuímos um variado cardápio da gastronomia Brasileira para almoço e jantar como: lasanhas, pizzas, petiscos, feijoadas, sopas, macarronada, strogonoff, parmegiana, rodízio de carne e muito mais. O diferencial de acordo com os empresários está no atendimento, servir comida de qualidade e preço justo. Temos opções à la carte, self service, serviço delivery e buffet.

E aí, já foi em alguma dessas 5 atrações imperdíveis em Hortolândia?

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura realiza teste nos telões de LED do portal da avenida São Francisco de Assis

Publicado

em

Banner

Os dois telões de tecnologia LED implantados pela Prefeitura de Hortolândia no portal de boas-vindas à cidade, na avenida São Francisco de Assis, na altura do Parque do Horto, foram testados na noite deste sábado (15/05). De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, os modernos dispositivos possuem 5 metros de largura por 1 de altura e são acoplados no portal, na entrada e saída da cidade, para que os motoristas possam observar as mensagens transmitidas nas telas.

“Esta tecnologia é muito moderna e capaz de transmitir inúmeras mensagens. A estrutura é como se fosse uma tela de televisão de alta resolução”, explica o secretário adjunto de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Eduardo Marchetti.

No teste, foram transmitidas mensagens de programas da Administração Municipal como o “Hortolândia Solidária”, para a arrecadação de alimentos, e o “Maio Amarelo”, de conscientização por um trânsito mais seguro. O dispositivo também vai oferecer mensagens para apoiar o motorista no trânsito da cidade, além de saudações para quem chega ou sai de Hortolândia. A estrutura também pode abrigar câmeras de OCR (leitura de placas de veículos) e câmeras de monitoramento.

“A obra contribui com toda a modernização que a cidade está recebendo neste primeiro semestre do ano. Os outros portais, um em construção na avenida Thereza Ana Cecon Breda e outro, que futuramente será construído na avenida da Emancipação, também terão a mesma estrutura e abrigarão os mesmos tipos de telão de LED, além das câmeras de segurança”, explica o secretário de Obras, Sérgio Torrecilas.

ENTRADA E SAÍDA MODERNIZADA

A Av. São Francisco é um dos acessos à cidade, utilizado por quem vem a Hortolândia pela Rodovia Anhanguera, nas proximidades da Honda. O portal terá 13 metros de altura e passará sobre as duas pistas da avenida, que recentemente foi duplicada no trecho desde a Vila Real até o Parque do Horto. 

OUTROS PORTAIS

Quem passa pela avenida Tereza Ana Cecon Breda, próximo da divisa com Sumaré, pode observar um grande volume de trabalho realizado pela Prefeitura de Hortolândia. Operários já implantaram os pilares que servirão de sustentação para a construção de mais um portal de boas-vindas a moradores e visitantes. A obra é semelhante a dos portais em implantação na avenida São Francisco de Assis e do que será construído, futuramente, na avenida da Emancipação.

A avenida Thereza Ana é utilizada por quem chega ou sai da cidade pela Estrada Municipal Teodor Condiev, que liga Hortolândia à Sumaré. O portal em construção neste trecho seguirá o mesmo padrão de outros dois, com 13 metros de altura. Além de dar boas-vindas aos moradores e visitantes, os portais serão importantes aliados no reforço das ações de segurança implementadas pela Administração Municipal.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade2 horas atras

Ponte da Esperança estará fechada ao trânsito nesta quarta-feira (19/05) à noite

Nesta quarta-feira (19/05), das 18h às 20h, a Ponte da Esperança estará fechada ao tráfego de veículos, segundo informações da...

Nossa Cidade2 horas atras

5 atrações imperdíveis em Hortolândia – 30 anos

Cada hortolandense tem um local que mais gosta na cidade, correto? Mas será mesmo que você conhece todas as belezas,...

Nossa Cidade2 horas atras

Prefeitura realiza teste nos telões de LED do portal da avenida São Francisco de Assis

Os dois telões de tecnologia LED implantados pela Prefeitura de Hortolândia no portal de boas-vindas à cidade, na avenida São...

Nossa Cidade2 horas atras

Campanha Hortolândia Solidária agora tem pontos de arrecadação no transporte público

A campanha “Hortolândia Solidária: alimente uma vida” completa um mês desde seu lançamento e vai ampliando parcerias. Agora, a ação...

Nossa Cidade2 horas atras

Cerimônia marca assinatura de termo de posse da “Fazenda Gazzetta”, onde será novo parque linear de Hortolândia

Hortolândia completa 30 anos de emancipação e oferece mais um presente à população. A Administração Municipal assinou, nesta segunda-feira (17/06),...

Nossa Cidade3 horas atras

Prefeitura implanta sinalização viária próximo à rotatória em construção na região do Parque Orestes Ôngaro

Equipes da Prefeitura de Hortolândia implantaram, nesta segunda-feira (17/05), sinalização de trânsito na Avenida Jair Gasparino e em via marginal,...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares