Neste sábado (13), teve mais uma ação contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Onde os bairros atendidos foram o Jd. Adelaide e o Jd. Terras de Santo Antônio. Totalizando cerca de 1.589 imóveis visitados, sendo que em três locais haviam criadouros com larvas do Aedes.
As ações de combate à Dengue em Hortolândia têm se intensificado nas últimas semanas por causa do repentino aumento de casos positivos da doença. Arrastões que eram realizados a cada 15 dias, agora acontecem todos os sábados. Com exceção do próximo, que será no feriado da Páscoa, a Prefeitura já tem programada a próxima ação para o dia 27, na região do Amanda.
Conforme informações da Vigilância Epidemiológica, a situação em Hortolândia não é considerada epidemia. Dados da Secretaria de Saúde apontam que há 81 casos positivos da doença na cidade e 448 pessoas aguardando resultados de exames. Foram 650 notificações de Dengue desde o início do ano, com 120 casos descartados. No mesmo período do ano passado, eram 18 casos confirmados de Dengue.
Durante o arrastão, os agentes eliminaram os criadouros encontrados. Além disso, os moradores receberam orientações de como evitar que recipientes acumulem água nos quintais. O arrastão teve apoio da Secretaria de Serviços Urbanos, com a Operação Cata Bagulho, que realizou a remoção de móveis e entulho.
Em 2017, foi criado o programa Agenda Verde, que envolve diversas atividades, como arrastões, Cata Bagulho, plantio de árvores em terrenos antes usados para descarte de lixo, tudo com o objetivo de deixar a cidade mais limpa. Além de colaborar com a manutenção urbana, a Agenda Verde busca despertar na população o sentimento de parceria, uma vez que todos são responsáveis pela limpeza da cidade.
Agenda Verde é um conjunto de ações que buscar mobilizar a população, com o objetivo de facilitar e resolver, questões ambientais afim de evitar problemas de saúde pública.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98