Em época de estiagem, quando os focos de incêndio aumentam na cidade, a Prefeitura de Hortolândia, reforça a conscientização sobre queimadas. Em visita às casas dos moradores, agentes ambientais distribuem folhetos e orientam a população sobre os perigos da prática, que é crime ambiental, sujeito à multa.
Já é possível ver em diversos pontos da cidade, focos de queimada, no inicio da tarde de sábado (15) a visibilidade dos motorista que trafegavam pela Estrada Municipal Valêncio Calegari, próximo ao Supermercado PagMenos no Vila Real, estrada que liga Hortolândia a Honda, foi prejudicada por uma queimada (confira video).
Na manhã desse domingo (16) depois que um incêndio em um terreno espalhou fumaça preta por todo bairro São Sebastião. O fogo começou em pedaços de canos e logo tomou parte de uma área de mato. A visibilidade dos motoristas que passaram pelo local ficou prejudicada.
A via foi fechada para o trabalho dos bombeiros, que levaram duas horas e meia para controlar os focos de incêndio. A via foi liberada ainda durante a manhã.
Saúde
De acordo com a pneumologista Tatiana Veloso, qualquer pessoa que tenha inalado fumaça e resíduos provenientes das queimadas deve recorrer a uma supervisão especializada. Segundo ela, mesmo que em pequena quantidade, as substâncias tóxicas podem causar sérios danos à saúde. “Apresentando qualquer sintoma respiratório, principalmente falta de ar, o serviço médico deve ser procurado imediatamente”, ressalta.
Legislação
Em Hortolândia, a Lei das Queimadas (2.464/2010) proíbe a queima de qualquer material, orgânico ou inorgânico no município, tais como galhos, folhas, pneus e mobílias.
Nesta terça-feira (01/09), a Prefeitura, encaminhou à Câmara Municipal de Hortolândia, o Projeto de Lei que altera a cobrança de multas sobre queimadas da moeda Real para UFMH (Unidade Fiscal de Hortolândia). A medida não altera o valor da multa para os infratores, apenas visa facilitar e agilizar o trabalho da fiscalização da Secretaria.
A UFMH é alterada anualmente, e se aplica à obrigações relativas a tributos e demais créditos públicos, incluindo multas e penalidades pecuniárias. Neste ano, cada UFMH equivale a R$2,7145.
O valor da multa é em dobro caso a queimada aconteça em um raio inferior a 300 metros de distância de hospitais, escolas, postos de saúde, conjuntos habitacionais ou áreas de preservação permanente. Também dobram de valor as penalidades aplicadas a quem praticar queimadas à noite (das 19h e às 6h).
Denúncias
Ao se deparar com queimadas em qualquer área da cidade, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil, por meio do telefone 199 ou 3897-6050, ou diretamente com o Corpo de Bombeiros de Hortolândia, no número 193.
A comunidade também pode denunciar diretamente à Secretaria de Meio Ambiente, nos números 3965-1435 (de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h) ou 3845-1149 (Parque Irmã Dorothy Stang – atendimento aos sábados, domingo e feriados, das 07h às 18h). Outra alternativa é o número 0800-11-1580, da Guarda Municipal que atende 24h.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98