Na última sexta-feira (04), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) apresentou uma denúncia contra as marcas Nutrella e Wickbold por propagandas enganosas relacionadas aos pães integrais das linhas 100% NATURAL e 100% Nutrição. A alegação é que recentes mudanças nos rótulos podem induzir os consumidores ao erro em suas escolhas alimentares, o que infringe o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O advogado do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, Leonardo Pillon, explica que os pães que eram promovidos como 100% integrais na verdade possuem composições variando entre 37,9% a 65,9% de ingredientes integrais. Essa discrepância se torna mais evidente após a nova norma da Anvisa, que estabelece critérios para classificar um alimento como integral.
Embora as empresas tenham atualizado os rótulos para refletir a porcentagem real de ingredientes integrais, ainda mantêm estratégias de publicidade que dificultam a pronta identificação da verdadeira composição dos produtos. Apesar da substituição da alegação “100% Integral” por “100% Natural” ou “100% Nutrição”, o percentual real de ingredientes integrais é apresentado em letras menores, sem destaque visual nos rótulos.
O advogado Leonardo Pillon destaca que essas táticas continuam destacando o “100%”, desviando a atenção dos consumidores da verdadeira composição do produto. Isso pode levar a erros nas escolhas alimentares e viola o direito à informação transparente.
A denúncia foi encaminhada ao Procon do Distrito Federal após um consumidor relatar a prática no site do Observatório de Publicidade de Alimentos (OPA). Com base nesse caso, o Idec identificou duas marcas, Nutrella e Wickbold, que adotaram a mesma abordagem. A denúncia busca garantir a transparência e a precisão das informações disponibilizadas aos consumidores, promovendo escolhas alimentares conscientes e informadas.
WICKBOLD
Pão de forma 65,9% integral Do Forno 100% Nutrição
Pão de forma 56,7% integral 100% Nutrição Tradicional
Pão de forma 58,6% integral 100% Nutrição Girassol & Castanha
Pão de forma 52,5% integral 100% Nutrição Teff & Avelã
Pão de forma 37,9% integral 100% Nutrição Proteína
NUTRELLA
Pão de forma 53% integral 100% Natural
Entenda a nova norma que define alimentos integrais
Em julho de 2022, a Anvisa publicou a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 712/2022, que define as regras para a classificação de alimentos à base de cereais integrais e para o destaque da presença de ingredientes integrais nesses alimentos. Agora, para um produto ser classificado como integral, ele precisa conter, no mínimo, 30% de ingredientes integrais e a quantidade desses ingredientes deve ser maior do que a dos ingredientes refinados. Além disso, é obrigatório informar, no rótulo, a porcentagem de cereais integrais no produto. Antes da norma, cada fabricante criava seus próprios critérios para definir o uso do termo “integral”.
Os produtos fabricados até 22 de abril de 2023 podem ser comercializados até o fim do seu prazo de validade, já aqueles produzidos depois desta data devem estar de acordo com a norma vigente. A única exceção são as massas alimentícias, que têm prazo de adequação até 22 de abril de 2024.
Posicionamento Oficial da Bimbo Brasil sobre a Nutrella
A Bimbo Brasil, líder em panificados, informou ao Portal Hortolândia que ainda não foi notificada sobre o ocorrido, mas que está à disposição do órgão para esclarecimentos. A companhia também reforçou seu compromisso em atuar de forma transparente com os consumidores e esclareceu que as embalagens estão de acordo com a nova legislação vigente e cumprindo os prazos estipulados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).”
Posicionamento oficial da Wickbold
Antes da legislação da Anvisa para produtos integrais ser criada, a Wickbold, líder brasileira no segmento de pães especiais, usava “100% Integral” em uma de suas linhas, para explicar aos consumidores que esses produtos eram feitos em sua totalidade com farinha “100% integral”.
O objetivo era trazer clareza sobre a formulação ser totalmente livre de farinha branca, já que era possível chamar um produto de integral com qualquer índice de farinha integral, bastava conter o ingrediente.
A nova norma da Anvisa pede que as fabricantes informem todos os ingredientes, não somente ao que se refere a farinha, na hora de calcular sua porcentagem como integrais, informação que foi adicionada imediatamente pela Wickbold em todas as embalagens da empresa.
A formulação da linha continua a mesma, mas o nome mudou para “100% Nutrição”, pois os pães – que continuam sendo feitos apenas com farinha integral – contam também com diversos grãos que trazem benefícios nutricionais, além de serem fontes de fibras.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no Portal Hortolândia não representam necessariamente a opinião editorial do Site. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste site não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.









