Nossa Cidade

Projetos criam dia do Vira-lata e dos Protetores de Animais em Hortolândia

Os Vira-latas e os Protetores de animais agora têm dias específicos para homenagens e conscientização. As datas foram criadas através de dois Projetos de Lei 105 e 99, de autoria da vereadora e protetora de animais, Marcia Campos (PSB), aprovados na última sessão, realizada nesta segunda-feira (07 de março).

O Projeto de Lei 105/2021, prevê 31 de julho como o dia dos Vira-latas e busca a realização de palestras de conscientização sobre a importância da adoção responsável e criação de políticas públicas amplas para os animais. O objetivo é homenagear cães e gatos sem raça definida e valorizar suas vidas, conscientizando sobre a importância de respeitá-los.

Anuncio


O termo vira-lata surgiu pelo fato desses animais mestiços, fruto da mistura de diversas raças, terem o hábito de revirar latas e sacos de lixo para sobreviver, justamente pela condição de abandono em que vivem nas ruas. Mesmo sem uma raça definida, o amor que as pessoas nutrem por esses animais, fazem deles os queridinhos, a maioria é ativa e muito alegre, e quando encontram um lar feliz são fiéis e companheiros. “Infelizmente a reprodução descontrolada de animais que vivem nas ruas ainda está longe de acabar, apesar de termos políticas públicas voltadas aos cuidados com os animais, castração, ainda assim, a falta de responsabilidade e o abandono de animais aumenta o número dos que vivem nas ruas e se reproduzem”, comentou a vereadora na justificativa.

Já o Projeto de Lei 99/2021, prevê 30 de agosto como a data para comemoração do Dia do Protetor Animal, buscando a conscientização da importância do trabalho realizado por eles na cidade. Os protetores realizam um trabalho importante para sociedade, além de serem pessoas com muito amor e solidariedade. São eles que desempenham, gratuitamente e extensivamente, funções em prol da proteção dos animais, muitas vezes doando mais do que o seu tempo e os seus recursos nessas tarefas, pois se dedicam de corpo e alma aos animais.

“Não tem dia, não tem hora, não importa se está fazendo sol ou chovendo, são eles que estão sempre prontos a socorrer, a resgatar um animal que está perdido, doente ou em perigo”, relatou a vereadora na justificativa do Projeto.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo