Nossa Cidade

Projeto “Reuse” promove roda de conversa on-line sobre consumo consciente, neste sábado (04/12)

Evento será ao vivo, a partir das 10h, pelo aplicativo Zoom

Consumo consciente é uma tendência em alta hoje. A ideia principal é consumir produtos que causem o menor impacto no meio ambiente e evitem o esgotamento dos recursos naturais. Na prática, o consumo consciente abrange uma série de atitudes que as pessoas podem adotar no dia a dia, tais como economizar água, usar um produto até o fim da sua vida útil, fazer a reciclagem de materiais, entre outras. Para conscientizar a população sobre o tema, o Instituto Akatu e a Prefeitura de Hortolândia realizam uma roda de conversa on-line, neste sábado (04/12). O evento será ao vivo, às 10h, pelo aplicativo Zoom. Não é necessário fazer inscrição. Para quem quiser participar, basta clicar neste LINK. A senha de acesso é 174014.

Anuncio


A atividade integra o projeto “Reuse”, realizado em parceria pela empresa Dow, Instituto Akatu e Prefeitura de Hortolândia. A roda de conversa será conduzida pelo coordenador de projetos de educação do Instituto Akatu, Fernando Martins. 

De acordo com o coordenador, o evento abordará a relação entre consumo consciente e sustentabilidade. “A roda de conversa e o projeto buscam contribuir para a melhoria no descarte dos resíduos sólidos pela população do município, principalmente sofás e colchões. O intuito é ampliar o trabalho de conscientização e orientação da população sobre os benefícios, a importância e as opções para o descarte adequado dos resíduos”, destaca Martins.

Para o secretário adjunto de Meio Ambiente, tanto o projeto quanto o evento vêm de encontro às políticas públicas e ações que a Prefeitura tem realizado relacionadas à sustentabilidade e à construção de uma cidade saudável e inteligente. “O projeto é uma parceria na qual estão juntos Poder Público, comunidade e iniciativa privada. Além de colaborar para a proteção do meio ambiente, a iniciativa realiza atividades de educação e prática da destinação correta de colchões e sofás inservíveis. A realização desse bate-papo on-line complementa nossos esforços em possibilitar a participação dos moradores no processo de desenvolvimento vivido pela cidade, principalmente na questão ambiental”, salienta Rodrigues.

PROJETO REUSE

O projeto-piloto “Reuse” é uma parceria entre a empresa Dow, que tem uma unidade no município, o Instituto Akatu e a Prefeitura de Hortolândia para incentivar a população a fazer o descarte correto e a reciclagem da espuma de poliuretano, material utilizado em colchões, móveis estofados e sistemas de refrigeração. 

O projeto teve uma ação prévia em maio e começou a ser implementado em julho deste ano. De acordo com o Instituto Akatu, o projeto já coletou e recuperou mais de 2.800 itens, sendo em sua maioria colchões e sofás, cada um deles com quase 1.200 unidades recolhidas. O projeto conta com as partipações das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Serviços Urbanos e de Educação, Ciência e Tecnologia.

A população pode fazer o descarte do material nos 13 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura existentes na cidade. No dia 18 deste mês, a Prefeitura inaugurou dois novos PEVs, um localizado no Jardim São Sebastião e outro no Jardim Nova Alvorada. A lista com os endereços dos PEVs está disponível no site da Prefeitura por meio deste LINK. 

Pelo projeto ainda está prevista a realização de ações de conscientização e atividades educativas sobre o tema com a população, alunos e professores da rede municipal de ensino. O trabalho será executado pelo Instituto Akatu. Mais informações estão disponíveis no site do projeto (CLIQUE AQUI).

Sobre a Dow:

O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor. A Dow opera 109 unidades fabris em 31 países e emprega aproximadamente 36.500 pessoas. Em 2019, gerou aproximadamente US$ 43 bilhões em vendas. Em Hortolândia, a empresa está localizada na região das Chácaras Assay.

Sobre o Instituto Akatu:

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver, com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Akatu estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade. Saiba mais AQUI.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo