Gosta da sonoridade do violino? Você poderá ouvir e saber mais sobre esse encantador instrumento musical no projeto “Concerto Didático”, que realiza uma apresentação online, nesta quinta-feira (03/06), feriado de Corpus Christi. A apresentação será exibida às 20h no canal do YouTube da Secretaria de Cultura. O projeto é um dos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município cujas atividades foram afetadas pela pandemia do Coronavírus.  

A apresentação será com um grupo formado por quatro músicos da cidade. São eles Leandro Souza (violoncelo), Gabriel Carlin (viola clássica), James Antunes e Rafael Campinas (ambos nos violinos). O quarteto iniciará a apresentação com a música “Tale As Old As Time”, que faz parte da trilha sonora do filme “A Bela e a Fera”, de 1991.

Em seguida, cada músico falará sobre as características e curiosidades do instrumento que toca. De acordo com Leandro Souza, o violoncelo, a viola clássica e o violino fazem parte da família de cordas friccionadas, que são instrumentos que são tocados com um arco. O som é obtido pela fricção do arco nas cordas dos instrumentos. “Vamos mostrar alguns detalhes sobre cada instrumento. Há muitas pessoas que gostam da sonoridade do violino, mas não sabem como ele é tocado. A ideia é que a apresentação também possa estimular as pessoas a aprender tocar algum instrumento”, destaca Leandro. O quarteto encerrará a apresentação com a obra “Jesus Alegria dos Homens”, do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750).

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia