Pensar, sentir, perguntar, ouvir, expressar e compartilhar. Esses verbos se tornaram rotina para os estudantes da Emef Maria Célia Cabral Amaral, no Jardim Amanda I, que participam do projeto educomunicativo “Jornal Voz da Turma”, parte do componente “Convivência e Afetos” do Programa de Educação Integral promovido pela Prefeitura de Hortolândia.
Idealizado pela agente educacional Cristiana Jesus Silva dos Reis, o projeto é voltado a alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo desenvolver habilidades socioemocionais por meio da produção de um jornal escolar. Os estudantes participam ativamente de todo o processo: escolha das pautas, entrevistas, redação dos textos, seleção de fotos e diagramação.
Desde sua criação, o jornal já envolveu aproximadamente 200 alunos em nove turmas, resultando em seis edições impressas. As publicações trazem conteúdos diversos, como piadas, receitas, enquetes sobre emoções, entrevistas com professores e colegas, reflexões e sugestões para melhorias na escola.
“Quis criar um espaço de escuta, onde as crianças pudessem se expressar, entender a si mesmas e melhorar a convivência com os outros. Durante uma pós-graduação, ouvi sobre o uso de jornais em sala de aula e percebi que era a ferramenta perfeita para isso”, explica Cristiana, que também promove rodas de conversa para debater temas como identidade e sentimentos.
Voz das crianças, memória da infância
O “Jornal Voz da Turma” se tornou um canal de expressão e diálogo entre os estudantes, os educadores e toda a comunidade escolar. Para muitos alunos, a experiência é marcante:
“Foi uma honra, porque nós mesmos demos a nossa voz. Fazer parte do Jornal da Prof.ª Cris é sentir uma energia boa, algo que vai ficar na memória”, conta Emanuelly Vitória, do 5º ano D.
“Eu amei muito! A gente se divertiu demais. Fizemos várias rodas de conversa para decidir tudo juntinhos”, compartilha Aline Maria, do 5º ano I.
“Agradeço à escola por dar a oportunidade de dar nossa voz no jornal”, completa Emanuela Maria, também do 5º ano D.
Reconhecimento acadêmico
A experiência do projeto foi apresentada por Cristiana nesta quinta-feira (10/07), no Seminário “Fala Outra Escola”, promovido pelo GEPEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada), da Unicamp, em Campinas. O evento reuniu educadores de todo o Brasil que compartilham práticas pedagógicas inovadoras.
Educação que forma cidadãos
Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia, o “Jornal Voz da Turma” valoriza o protagonismo infantil, os vínculos afetivos e o direito de expressão, ao mesmo tempo em que forma leitores, escritores e cidadãos conscientes do coletivo.
O projeto é mais um exemplo de como a educação pública pode ser transformadora quando olha para o aluno como ser integral, criativo e capaz de transformar o mundo ao seu redor — começando pelas páginas de um jornal feito com amor, escuta e colaboração.
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