Por que ensinar ciências nas escolas? Este foi o desafio que norteou a 1ª. Formação do projeto CPFL nas Escolas – Energia em Jogo, realizada, na tarde de sexta-feira (09/08), no auditório Profa. Andreia Marise Borelli, no Remanso Campineiro. O curso, em parceria com a Prefeitura, reuniu 50 profissionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, dentre eles a secretária Sandra Mara Fagundes Freire, professores educadores e gestores multiplicadores.
Entre os objetivos da formação está o de, por meio do ensino de ciências na escola, mostrar às crianças que elas podem não somente ter escolhas, como também aprender a pensar cientificamente e produzir conhecimento.
Um das primeiras atividades a ser desenvolvida em sala releciona-se com a Radiação Eletromagnética, tema sobre o qual as crianças elaborarão um dicionário ilustrado com definições e exemplos de situações em que utilizar esta energia. Outro será a classificação das energias, por meio de critérios e objetivos específicos e práticos (por exemplo, energia renovável ou não renovável, limpa, ou não limpa). Em seguida, os estudantes aprenderão a calcular a quantidade de energia que se gasta em casa ou na escola, que equipamentos mais consomem energia elétrica e a importância reduzir drasticamente o consumo.
O projeto será aplicado em 15 escolas municipais. “Elas receberão material didático para trabalhar o tema do uso e a economia de energia na escola e em casa com as famílais”, esclarece a secretária-adjunta Roberta Diniz. “O projeto prevê, ainda, a vinda, neste semestre letivo, de uma carreta interativa da CPFL, que ficará estacionada por um dia na Emef Jd. Amanda I (CAIC), para que as crianças a visitem e lá façam diversas atividades relacionadas ao uso consciente da energia elétrica”, complementa Roberta.
“Este projeto é resultado de uma parceria muito importante para a Educação, para as famílias da cidade de Hortolândia, por possibilitar a orientação adequada quanto ao uso dos recursos naturais, a economia de energia. É um conteúdo importante e que precisa ser focado, já que nós estamos em tempos de consumo, muitas vezes, sem responsabilidade. Trabalhar na formação de professores, para que tenham este conteúdo priorizado com os alunos, possibilita que nossas crianças aprendam dentro das disciplinas da matriz curricular um conteúdo diário, que tem a ver com responsabilidade social e vai nortear a vida delas como um todo, inclusive projetando situações para a nossa cidade. Por isso, a parceria com a CPFL é tão importante, pois trata de um tema prioritário para a nossa sociedade como um todo. Começamos com 15 escolas. Todos os conteúdos serão amplamente explorados nessas 15 escolas, prioritariamente”, afirma a secretária Sandra Fagundes Freire.
Confira as escolas municipais onde o projeto será realizado:
1.Emef Professora Marleciene Patrícia Presta Bonfim
2.Emef Salvador Zacharias Pereira Júnior
3.Emeg Interlagos
4.Emef Armelinda Espúrio da Silva
5.Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani
6.Emef Caic Jardim Amanda
7.Emef Professora Janilde Flores Gaby do Vale
8.Emef Dona Ana José Bodini Januário
9.Emef Professora Lilian Cristiane Martins de Araújo
10.Emef Professora Patrícia Maria Capelato Basso
11.Emeb Josias da Silva Macedo
12.Emef Taquara Branca Agenor Miranda da Silva
13.Emef Professor Cláudio Roberto Marques
14.Emef Jardim Primavera
15.Emef Renato da Costa Lima
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
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