Connect with us

Nossa Cidade

Projeto “Achei um livro” realiza edição especial, nesta sexta-feira (08/04)

Publicado

em

Projeto espalhará 100 livros em quatro regiões de Hortolândia; 5 livros virão com um “Bilhete Dourado”, que dará direito a troca por mais um livro na biblioteca municipal

Você ainda não encontrou uma obra literária no projeto “Achei um livro”, da Prefeitura de Hortolândia? Então, esfregue as mãos porque dessa vez a sorte pode estar a seu favor. A Biblioteca Municipal Terezinha Mendonça de França Duarte promove uma edição especial do projeto, intitulada “Fantástica Fábrica de Histórias”, nesta sexta-feira (08/04). A biblioteca espalhará 100 livros em quatro regiões da cidade: Vila Real (praça São Francisco de Assis), Jardim Amanda II (Escola de Artes Augusto Boal), Jardim Rosolém (Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang) e Jardim Novo Cambuí (Lago da Fé). Em cada região serão espalhados 25 livros. 

Cada um dos livros virá embrulhado com um laço azul e acompanhado de um dos seguintes brindes personalizados da biblioteca: lápis de escrever, ou bloco de notas, ou marcador de página magnético. 

Além disso, cinco livros virão ainda com o “Bilhete Dourado”. Quem tiver a sorte grande de encontrar um livro com o bilhete, poderá ir na biblioteca para trocar o bilhete por mais um livro. Os títulos disponíveis para a troca são os seguintes:   

– “A guerra dos tronos – Crônicas de gelo e fogo (Livro 1)”, de George R.R. Martin

– “Origem”, de Dan Brown

– “Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban”, de J.K. Rowling

– “Percy Jackson & os olimpianos – Os arquivos do semideus”, de Rick Riordan

“Percy Jackson & os olimpianos – O ladrão de raios”, de Rick Riordan

– “Diário de um banana – As memórias de Greg Heffley”, de Jeff Kinney

– “Diário de um banana – Dias de cão”, de Jeff Kinney

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, destaca ainda que o bilhete dará direito para a pessoa fazer cadastro como usuário na categoria “Leitor VIP”. “Caso a pessoa já seja cadastrada na biblioteca na categoria Leitor, com o bilhete ela se tornará ‘Leitor VIP’”, explica Silva. “Para que todos possam desfrutar da atividade de maneira segura, reforçamos a solicitação para que as pessoas não deixem as crianças desacompanhadas para tentar encontrar os livros nos locais onde serão espalhados. Nenhum livro será escondido”, salienta o coordenador. 

A edição especial é comemorativa aos 27 anos da nomeação da biblioteca para Terezinha Mendonça de França Duarte, no dia 7 de abril de 1995, em homenagem à profissional que teve atuação marcante nas áreas de cultura e educação da cidade. Os livros da edição especial vêm com selo comemorativo com a foto de Terezinha França de Mendonça Duarte. De acordo com o coordenador, a biblioteca foi criada pela lei Nº 57, de 26 de julho de 1993, inicialmente com o nome Biblioteca Central de Hortolândia.

Quem achar um livro e com o bilhete, pode compartilhar nas redes sociais com foto ou vídeo e com as hashtags #acheiumlivrohortolandia e #bibliotecacentralhto. Ou também pelo WhatApp da biblioteca, Bibliozap, cujo numéro é (19) 98970-7332, ou pelo Instagram. O perfil da biblioteca no Instagram é este (CLIQUE AQUI). 

ACHEI UM LIVRO

O projeto “Achei Um Livro” já é referência nacional a ponto de inspirar outros municípios brasileiros a copiar a iniciativa. O coordenador Rafael Antonio da Silva destaca que a biblioteca já foi citada em postagens em redes sociais feitas por cidades de outras regiões e estados que também decidiram fazer projetos semelhantes aos de Hortolândia

O projeto “Achei Um Livro” foi criado em 2018. Desde então, de acordo com o coordenador, o projeto já espalhou em diferentes regiões da cidade cerca de 300 livros. O projeto acontece a cada dois meses. A próxima edição deste ano será realizada em junho.

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O espaço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. 

Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
. Atualmente, a biblioteca tem mais de 5.700 leitores cadastrados. O acervo da biblioteca, com mais de 16.000 obras, pode ser consultado na internet por meio deste site (CLIQUE AQUI).

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Obra na região do Parque Santa Fé ganha reforço no sistema de drenagem pluvial

Publicado

em

Prefeitura de Hortolândia implanta novo sistema viário próximo ao Pq. Socioambiental Lago da Fé 

A obra em execução pela Prefeitura de Hortolândia na região conhecida como “ocupação do Santa Fé” avança um pouco mais. Equipes da empresa contratada pela Secretaria de Obras trabalham, agora, na implantação dos sistemas de drenagem pluvial. Em alguns trechos, são implantados grandes tubos de concreto para captação de águas das chuvas; outros ganham bueiros e PVs (poços de visita). Também avança a construção da nova via e da ciclovia que integram o sistema viário. Ele oferecerá nova rota de acesso a quem vem do Jardim Novo Cambuí em direção à região do São Sebastião e do Jardim Interlagos.

Este novo viário está localizado nas imediações do Parque Socioambiental Lago da Fé, mais ao fundo do reservatório de contenção de enchentes. De acordo com o Departamento de Projetos e Orçamentação, está prevista a implantação de pista de caminhada com 1.644 metros de extensão; de ciclovia de 550 metros de extensão, integrada com a já existente no Lago da Fé e de viário com 970 metros de extensão, conectando o trecho com a ponte do São Sebastião. O trecho também ganhará iluminação em LED. As obras chegam a 50 por cento dos serviços executados, aproximadamente, segundo a Secretaria de Obras. 

A nova via em construção, entre a Rua Vitória da Conquista à rua sem nome, já conta com meios-fios da calçada e sarjetas, sendo preparada para receber pavimentação. O trecho já avança para se conectar com a Rua da Confibra, até a ponte do Residencial São Sebastião. Ao lado dela foi construída, com concreto pigmentado de vermelho, mais uma parte dos 550 metros de ciclovia que serão implantados no local. Além disso, acontece a terraplenagem no terreno próximo ao canal. 

O término da obra está previsto para junho deste ano. Segundo o Departamento de Obras, parte do viário será novo, feito agora, e parte será recapeada. As obras contemplam ainda o prolongamento da Rua da Confibra, no Jd. Santa Fé, até a rotatória da Avenida Joaquim Marcelino Leite, entre o São Sebastião e o  Jd. Interlagos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Taekwondô de Hortolândia disputa campeonato estadual neste final de semana

Publicado

em

Equipe do projeto Escolinhas Esportivas compete em São Paulo no sábado (28/05) e domingo (29/05)

O taekwondô do Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura de Hortolândia terá uma série de desafios pela frente, a partir deste sábado (28/05). Com oito representantes, a equipe disputa, neste final de semana, a etapa final do Campeonato Paulista da modalidade em São Paulo. A competição, oficial da Federação Paulista de Taekwondô garante vagas no Super Campeonato Brasileiro. Hortolândia entra na disputa com os atletas Enzo Paludo da Conceição, que conquistou o Estadual oito vezes, e João Paulo Chaves com as vagas garantidas para o Nacional.  

“Já temos dois atletas classificados para o Super Campeonato Brasileiro, que acontece no mês que vem, em Santa Catarina, mas toda a equipe tem condições de também se classificar para o torneio. Nossos atletas estão dedicados e continuam os treinamentos para garantir o nome de Hortolândia em todas as competições”, comenta o treinador da equipe e professor do projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura, Anderson Conceição.

O Super Campeonato Brasileiro de Taekwondô será  entre os dias 22 e 26 de junho em São José, Santa Catarina. Já no início do mês de julho, Enzo Paludo da Conceição representa Hortolândia e o Brasil no Campeonato Panamericano, que acontece na Costa Rica, onde a disputa é contra atletas de todo o Continente Americano e, em agosto, o Campeonato Mundial da categoria na Bulgária, enfrentando competidores do mundo. 

“Continuamos a renovação do esporte em Hortolândia, intensificando as estruturas disponíveis para nossos atletas que levaram, cada vez mais, o nome de nossa cidade por todo o mundo. O esporte em alto rendimento é importante e salientamos também que a oportunidade para a prática esportiva, não apenas de alto rendimento, continua disponível em diversos espaços esportivos por todas as regiões do município”, explica o secretário de Esportes, Gléguer Zorzin.

Praticar esporte gratuitamente é tendência em Hortolândia

Para treinar artes marciais, de maneira gratuita, pelo Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura, o interessado pode ir até o Centro de Lutas da Vila Real (ver telefone e endereço abaixo) ou obter informações sobre estas e outras modalidades e espaços disponíveis pelo telefones (19) 39651400, nos ramais 7409 e 7421, da Secretaria de Esportes da Prefeitura. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 8h às 17h. 

SERVIÇO

Centro de Lutas “Eliel Gomes” 

Endereço: Rua Brigadeiro Faria Lima, 400, Vila Real. 

Telefone: (19) 3897-2070  

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Dia do Desafio mobiliza cerca de 28 mil pessoas em Hortolândia

Publicado

em

Data é marcada em todo o mundo pelo incentivo às atividades físicas

A 28ª edição do Dia do Desafio, na quarta-feira (25/05) movimentou a população de diversas cidades de todo o mundo com o tema “Ocupar Espaços e Reunir Pessoas”. Em Hortolândia não podia ser diferente e, de acordo com a Secretaria de Esportes da Prefeitura, quase 28 mil pessoas, de todas as idades, participaram da tradicional ação, retomada de maneira presencial após dois anos de interrupção por conta da pandemia do Coronavírus. O objetivo é incentivar a prática esportiva. Neste ano, o Dia do Desafio não teve a competição amistosa entre as cidades, sendo que a intenção foi mobilizar o público em torno do combate ao sedentarismo. Em Hortolândia, as atividades aconteceram em ambientes externos e espaços internos.

A parceria entre as secretarias de Esportes e de Educação Ciência e Tecnologia promoveu a participação de escolas municipais, particulares, além de matriculados dos projetos Escola de Esportes e Escolinhas Esportivas da Administração Municipal. Também participaram alunos de academias particulares, clubes, órgãos estaduais e demais utilizadores de diversos espaços esportivos.  “Estou feliz com o empenho e dedicação dos servidores municipais nas mais de 90 atividades propostas e distribuídas por toda a cidade. Esporte é vida, saúde e inclusão social. Continuaremos as ações de incentivo à prática esportiva na cidade”, comenta o secretário de Esportes, Gléguer Zorzin.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares