Nossa Cidade

Programação da Prefeitura celebra Dia da Árvore

Plantio de árvore, oficina ecológica e distribuição de mudas e adubo orgânico marcam data comemorativa e chegada da primavera

plantio

Anuncio


Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no domingo (21/09), a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, elaborou uma programação especial de boas-vinda à estação das flores. As ações são abertas à comunidade e acontecem, entre os dias 21 e 26 deste mês, em dois espaços públicos: o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang e o Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos (confira abaixo prorgamação completa).

Neste domingo (21/09), das 13h às 17h, no Parque Irmã Dorothy, na Rua Manoel Antônio da Silva, 415, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, agentes ambientais farão distribuição gratuita de sementes e adubo orgânico, bem como orientarão os presentes quanto ao descarte correto de resíduos sólidos. Às 15h, haverá plantio de uma árvore.

Oficina de produção de mudas tem vagas a preeencher

No Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos, localizado na Rua Stefano Dilo, 350, no Loteamento Adventista Campineiro, haverá, nos dias 22, 24 e 26 deste mês, uma “Oficina de Produção de Mudas”, com a participação dos alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Patrícia Mª Capelato Bassoe participantes do Curso de Jardinagem do Programa Qualifica Cidadão, realizado por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

São ao todo seis turmas, três no período da manhã, das 9h às 10h30, e três no da tarde, das 14h às 15h30. Quinze vagas estão abertas à população. Embora a oficina aconteça no Viveiro, para se inscrever, é preciso ligar, nos dias úteis, das 8h às 17h, para o telefone do Parque Dorothy, 3845-1149, onde as inscrições serão feitas.

Entre os temas e as atividades previstos na Oficina estão: temperatura ideal da estufa, sistema de cobertura, visitação da horta, preparação do adubo orgânico, armazenamento das mudas, sistema de irrigação, preparo da terra, colocaçao de sementes nos saquinhos, visita ao viveiro e conhecimento das espécies.

“O objetivo da programação é despertar na população de Hortolândia a importância da preservação do meio ambiente e a necessidade de criarmos ambientes mais verdes e saudáveis”, afirma a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento.

“A árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana. O dia 21 de setembro é o Dia da Árvore, pois anuncia o início da Primavera, a estação mais colorida do ano”, explica a diretora. “Respeitar uma árvore é garantir a nossa própria existência. As árvores protegem a terra com suas raízes e ainda nos aconchegam em sua sombra, mantêm o ar úmido e produzem oxigênio para todos os seres da natureza, sem contar com os frutos, a sombra e suas propriedades terapêuticas”, complementa.

“Na oficina, os participantes aprenderão práticas de produção e conservação das mudas de árvores e verão que, mesmo em período de estiagem, é possível comemorar o Dia da Árvore, produzindo mudas que poderão ser plantadas futuramente, contribuindo com a cobertura vegetal da nossa cidade”, destaca Eliane Nascimento.

Confira a programação:

Setembro Verde – comemoração ao Dia da Árvore e à chegada da Primavera

O quê:

13h às 17h – distribuição gratuita de sementes e adubo orgânico, orientação sobre descarte correto de resíduos sólidos

15h – plantio simbólico de árvore

Quando: 21/09 (domingo)

Onde: Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, na Rua Manoel Antônio da Silva, 415, Jd. Nossa Senhora de Fátima

O quê:

“Oficina de Produção de Mudas”

Quando:

22/09 (segunda-feira), 9h às 10h30 – 14h às 15h30
24/09 (quarta-feira), 9h às 10h30 – 14h às 15h30
26/09 (sexta-feira), 9h às 10h30 – 14h às 15h30
Onde: Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos, na Rua Stefano Dilo, 350, no Loteamento Adventista Campineiro

FONTE: Pref. Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo