Alunos terão orientação sobre higiene, escovação supervisionada e atendimento em consultório para casos que necessitam de tratamento
Os cuidados com a saúde bucal é uma das ações em saúde priorizadas pela atual gestão. Nesta segunda-feira (22/05), a Prefeitura de Hortolândia deu início ao projeto de saúde bucal nas escolas, com a previsão de atender cerca de 3.400 mil alunos de dez Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental). A proposta é ampliar o número de escolas atendidas até o final do ano, aumentando a abrangência dos alunos supervisionados pelas equipes de dentistas.
A primeira escola a receber os profissionais foi a Emef Helena Futava Takahashi, localizada no Jardim Campos Verdes. Cada escola será monitorada pela equipe de dentistas da USF (Unidade de Saúde da Família) mais próxima. No caso da Emef Helena, a USF Ghiraldelli é responsável pelo atendimento aos alunos. De acordo com o coordenador do programa de Saúde Bucal de Hortolândia, Eduardo Prebianchi Squaiella, a equipe de dentitsa da USF vai até a escola para a tividade inicial. “Junto aos alunos, o profissional orienta a turma sobre cuidados com higiene bucal, fala sobre alimentação saudável e ensina a forma correta de escovar os dentes. Os alunos recebem um kit com escova e creme dental e fazem escovação supervisionada nesta visita, que acontece no primeiro e segundo semestre”, explica Squaiella.
Caso alguma criança apresente cáries, problemas na gengiva ou alguma outra condições que deve ser melhor investigada, ela é encaminhada à USF, onde o mesmo profissional que fez a visita na escola, fará o atendimento no consultório odontológico. “O objetivo do programa de saúde bucal nas escolas é evitar cáries e outros problemas, mas também solucionar os casos em que é necessário uma intervenção em consultório”, destacou o coordenador do programa. Os demais alunos que não apresentam cáries também serão atendidos no consultório das USF, após agendamento feito pelo programa.
Odontologia
Os serviços odontológicos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Hortolândia têm como porta de entrada as USFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Qualquer pessoa que necessite de tratamento odontológico pode procurar a equipe de dentista da unidade básica de atendimento mais próxima de sua residência. Com exceção da USF São Sebastião e da USF Santiago, todas as demais unidades de saúde têm equipes aptas a realizar tratamentos no próprio consultório, com ações de prevenção, extração, restauração e limpeza. Para as pessoas que utilizam a USF São Sebastião, o atendimento odontológico é realizado na UBS Dom Bruno Gamberini, localizada no Jardim Nova Hortolândia. Usuários da USF Santiago são atendidos na UBS Novo Ângulo.
As equipes das USFs e UBS também são responsáveis por encaminhar pacientes para tratamento no CEO, unidade referenciada para serviços odontológicos localizada no Parque Ortolândia. No local são atendidos pacientes que precisam de intervenções mais complexas, como endodontia (tratamentos de raiz), periodontia (tratamento de gengiva) e extração de dente do ciso, além de pacientes especiais.
Confira abaixo as escolas participantes do programa de saúde bucal e as UFSs responsáveis pelo atendimento dos alunos:
Emef Caio Fernando Gomes Pereira (Jd. N. Sra. Auxiliadora) – USF Parque do Horto
Emef Agenor Miranda da Silva (Jd. Novo Horizonte) – USF Taquara Branca
Emef Zilda Arns (Jd. Estela) – USF São Bento
Emeief Luiza Vitória Oliveira Cruz (Pq. Orestes Ângaro) – USF Orestes Ôngaro
Emeief Bairro Três Casas – (Chácasr Assay) – USF Santa Esmeralda
Emeief Jd. Santa Esmeralda – USF Santa Esmeralda
Emef Nova Europa – USF Nova Europa
Emef Lilian Cristiane M. de Araújo (Jd. Estefânia) – USF São Jorge
Emef Dona Ana José Bodini Januário
Emef Helena Futava Takahashi (Jd. Campos Verdes) – USF Ghiraldelli
Fonte: Prefeitura de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98