A Prefeitura de Hortolândia entregou, ontem (30/10), 122 kits de maternidade para gestantes atendidas pela rede municipal de saúde. A ação faz parte do Programa Cuidar, iniciativa intersetorial coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade, ligado à Secretaria de Governo, em parceria com as Secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social, Educação e Saúde.
Em comemoração aos dois anos do programa, a entrega dos kits reuniu gestantes, familiares e autoridades no Centro Pastoral “Dom Bruno Gamberini”, na Vila Real.
Programa Cuidar
Criado pelo Fundo Social em outubro de 2022, o Programa Cuidar atende gestantes a partir da 34ª semana de gravidez que fazem o pré-natal nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.
Com a entrega desta quarta-feira, o programa já distribuiu 3.579 kits de maternidade. Maria dos Anjos, presidente do Fundo Social de Hortolândia, reforçou que a iniciativa também promove ações de inclusão social e apoio ao emprego para as famílias assistidas.
“O Programa Cuidar foi idealizado para amparar as gestantes e suas famílias desde o início da gestação, com acolhimento nas UBSs, exames completos para mães e bebês, e suporte inicial do Fundo Social.
Quando necessário, as famílias são encaminhadas para o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). Além disso, visando a empregabilidade, o programa incentiva a capacitação profissional das mães por meio dos cursos do FunSol,” explicou Maria dos Anjos.
O kit de maternidade inclui itens essenciais para o período pós-parto, como banheira, bolsa, lenços umedecidos, sabonete líquido, cremes contra assadura, mijãozinhos, termômetro e coletor de leite materno para incentivar a amamentação.
Meridiane Mirian Carvalho, moradora do Jardim Santa Amélia e beneficiada pelo programa, destacou sua importância: “Este programa é uma bênção, porque faz diferença em nossas vidas. Muitas mães não têm condições de comprar esses itens, e é bom saber que o governo nos apoia.”
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98