Nossa Cidade

Profissionais de saúde têm capacitação sobre Hanseníase

 

Para fortalecer o trabalho de prevenção contra doenças na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Hortolândia realizou, nesta quinta-feira (25/04), uma capacitação sobre Hanseníase, na nova UBS (Unidade Básica de Saúde) Figueiras/São Sebastião, inaugurada neste ano. A atividade foi ministrada para médicos e profissionais de enfermagem da unidade. 

Anuncio


A Secretaria de Saúde iniciou a capacitação nas demais unidades de saúde no final de 2018. “O objetivo é descentralizar o atendimento e o tratamento, e, com isso, possibilitar que cada unidade de saúde possa atender a população de sua área de abrangência”, explica o médico Leandro da Silva Severino, responsável por ministrar a atividade. Até então, pessoas que necessitassem de atendimento e tratamento para a doença eram encaminhados para a UBS Rosolen, no Jardim Rosolen.

Durante a capacitação, os participantes receberam informações sobre como fazer o atendimento a pacientes com Hanseníase, como fazer o diagnóstico e identificar sintomas da doença, dentre outros tópicos. 

O trabalho já tem dado resultado. Graças à capacitação, as UBSs Dom Bruno Gamberini, na Vila Real, e Campos Verdes, no Jd. Campos Verdes, já tem realizado o atendimento e o tratamento de pacientes com Hanseníase. 

A coordenadora da UBS Campos Verdes, Christiane Fonseca da Silva, conta que desde que recebeu a capacitação no ano passado, a unidade já tem feito o tratamento de duas pacientes adultas. “Isso representa uma facilidade para o paciente. Com isso, conseguimos criar vínculos com a comunidade”, destaca a coordenadora. As próximas unidades de saúde programadas para receber a capacitação são as USFs São Jorge, Santiago, Taquara Branca, Santa Esmeralda e Amanda.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo