Profissionais de saúde devem estar sempre preparados para prevenir a população contra diferentes tipos de doenças, como a raiva.
Com esse objetivo, a Prefeitura de Hortolândia realizou, nesta quinta-feira (10/10), uma capacitação sobre o atendimento antirrábico humano, oferecida pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.
A formação contou com a participação das equipes da UBS Santiago e da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses).
O treinamento visou qualificar os agentes para o atendimento de vítimas de mordeduras, arranhaduras ou lambeduras de animais potencialmente infectados com o vírus da raiva.
“Ensinamos a coleta adequada de dados, o acompanhamento das vítimas, a observação dos animais e, dependendo da situação, como administrar a vacina e o soro antirrábico”, explicou Camila Travassos, enfermeira da Vigilância Epidemiológica e responsável pela capacitação.
Camila também ressaltou que a melhor forma de prevenção é evitar contato com animais desconhecidos, já que a raiva pode acometer mamíferos como cães, gatos, bovinos, equinos, suínos e animais silvestres. Essas capacitações são realizadas regularmente para as equipes da rede de saúde do município. No mês passado, a formação foi oferecida às equipes das UBSs São Jorge e São Sebastião.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98