Nossa Cidade

Profissionais da saúde participam de capacitação sobre Hanseníase

Ação contou com entrega de teste de sensibilidade para unidades de saúde

Hanseníase-profissionais-da-saude

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na manhã desta terça-feira (21/10), capacitação sobre Hanseníase para os profissionais da rede básica de saúde.Médicos, enfermeiros e auxiliares, além de agentes de saúde e assistentes sociais, acompanharam as orientações sobre diagnóstico, prevenção e tratamento da doença.

Durante o evento, cada unidade de saúde recebeu um kit de espensiômetro, equipamento que auxilia no diagnóstico da doença. Por meio do teste de sensibilidade, o espensiômetro avalia o comprometimento dermatológico do paciente com suspeita de Hanseníase.

A capacitação e entrega do espensiômetro fecham a programação da campanha de conscientização e busca por pacientes com sintomas suspeitos de Hanseníase em Hortolândia. A ação, que iniciou no dia 13, teve como objetivo diagnosticar a doença precocemente e aumentar as chances de cura.

Ao longo da última semana, pacientes que aguardavam atendimento na recepção de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) receberam orientações sobre os sintomas da doença e como procurar atendimento médico em casos suspeitos.

Em Hortolândia, pessoas com suspeita da doença devem procurar atendimento médico imediato. Agentes de todas as unidades de saúde do município estão capacitados para avaliar e encaminhar pacientes com suspeita de Hanseníase para realizar o teste de sensibilidade e exames que comprovem ou descartem o contágio.

Caso seja constada a Hanseníase, o paciente iniciará o tratamento gratuito pela rede básica de saúde do município. A terapia aplicada é uma medicação específica, que deve ser usada num período de seis meses a dois anos. Neste ano, nove paciente realizam o tratamento para a doença em Hortolândia.

SINTOMAS

A Hanseníase é uma doença contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. É caracterizada por sintomas dermatológicos e neurológicos, como manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, perda de sensibilidade e presença de caroços e inchaços em qualquer parte do corpo, sensação de choque e fisgada ao longo dos nervos, áreas com diminuição de pelos, entre outros sintomas.

Pessoas de qualquer idade podem ser contaminadas pelo bacilo, inclusive crianças. Como o aparecimento dos primeiros sintomas pode demorar de dois a cinco anos, o início do tratamento assim que aparecerem os primeiros sinais garante a cura total do doente, sem sequelas. O tratamento é gratuito e está disponível em toda a rede pública de saúde do País.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo