Nossa Cidade

Proerd volta para a rede municipal de Hortolândia

O Proerd volta para a rede municipal de Hortolândia e com uma novidade: a partir de maio, atenderá também outros estudantes da rede municipal de ensino. O Proerd Kids, versão infantil do programa, apresentará diversos temas ligados à cidadania, de forma lúdica e didática a crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Inicialmente, o Proerd Kids atenderá cerca de 190 alunos dos 3º anos, em duas unidades: as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Jardim Primavera e Boa Esperança.

O objetivo é conscientizar as crianças sobre a responsabilidade de solicitar ajuda em casos de emergência, mostrar a vantagem de obedecer às regras e às sinalizações de trânsito, o perigo de ingerir produtos não alimentares, a importância de observar o que acontece à sua volta, como agir quando estranhos se aproximam, como descobrir os próprios sentimentos e como controlá-los, aprendendo técnicas para reagir de maneira segura às provocações dos colegas.

Proerd volta e busca oferecer um trabalho diferenciado

O projeto busca oferecer a crianças desta faixa etária um formato de trabalho diferenciado e mais lúdico que o tradicionalmente trabalhado com as crianças de mais idade, adequado a alunos mais novos, explica a coordenadora pedagógica, Carla Borrego Varani. As atividades do Proerd junto aos estudantes do Ensino Fundamental recomeçaram, nesta terça-feira (07/03), em seis escolas municipais. Agora são atendidos cerca de 400 estudantes do quinto ano, último período do chamado ciclo inicial do Ensino Fundamental.

Às crianças dos quintos anos, o Proerd busca ensinar noções da teoria socioemocional, que mostra como controlar os impulsos e pensar nos riscos e nas consequências das próprias decisões. A ideia é gerar escolhas mais responsáveis, contribuindo para a identificação de habilidades básicas e fundamentais, bem como para o processo de desenvolvimento do indivíduo, necessário à promoção da saúde. A parceria atende ao artigo 53 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) Lei 8069/1990, que diz que “é dever da instituição de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas”.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo