Principal desafio do atual governo é retomar projeto que garantirá permanência de alunos o dia todo na escola com acesso a atividades de esporte, cultura, lazer e qualificação profissional
“Que escola em tempo integral queremos ter?”. A fim de iniciar a discussão do tema com profissionais da Educação, a Prefeitura de Hortolândia promoveu, na última sexta-feira (10/02), a primeira reunião de supervisores educacionais e diretoras de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de Educação com os principais gestores da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.
O tema é um dos principais desafios do governo Angelo Perugini para a área. O objetivo da Administração é retomar o projeto inciado em 2011, quando da inauguração da Emeb Interlagos (Escola Municipal de Educação Básica Integral), que visa a garantir a permanência de alunos o dia todo na escola com acesso a atividades de esporte, cultura, lazer e qualificação profissional. Atualmente, a rede municipal dispõe de 58 unidades escolares e atende quase 25 mil alunos.
Participaram da reunião o secretário Fernando Moraes, a secretária-adjunta Karen Adriani Hugo Lucas e o diretor de Ciência e Tecnologia, Felipe Amaro dos Santos Neto. O encontro aconteceu no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro.
A roda de conversa visa a construção da escola em tempo integral no município. Durante seu discurso, o secretário provocou a equipe pedagógica a refletir sobre o novo desafio. Fernando Moraes ressaltou que a escola deverá pertencer à comunidade e a comunidade à escola. “Temos que entender que cada escola tem a sua peculiaridade, a sua essência. Não podemos montar um modelo e achar que ele vai se enquadrar em todas as unidades. O objetivo das rodas de conversa é provocar toda a comunidade escolar a participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola em tempo integral”, disse Moraes.
Para a supervisora educacional, Maybe Letícia Lordano de Freitas, o processo de elaboração deve ter o objetivo de “oferecer qualidade na educação, por meio de ações educacionais em que a criança seja um protagonista social”.
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