Falta apenas um final de semana para o fim da Campanha de Vacinação Antirrábica-2019 em Hortolândia e, até este momento, a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses) contabiliza a imunização de 12.572 animais contra Raiva.
O número está dentro da média para a Campanha, mas a meta da Prefeitura é vacinar, pelo menos, 22 mil animais domésticos contra a doença. É importante que quem tem cachorro ou gato em casa, leve seu animal a um dos pontos de vacinação e proteja seu bichinho, uma vez que a Raiva não tem tratamento e é fatal. Em 2018, houve um caso positivo de Raiva canina em Hortolândia, o primeiro registro da doença na história da cidade.
O cão, sem raça definida, com dois anos de idade, nunca havia sido vacinado contra a doença. Após apresentar alteração no comportamento, como apatia (tristeza), andar cambaleante e emagrecimento, o animal foi atendido por veterinário de estabelecimento particular.
O caso apresentou rápida evolução para paralisia dos quatro membros, com a manifestação de outros sintomas neurológicos. Os donos optaram por sacrificar o cão. No mesmo ano, dois morcegos com raiva foram capturados pela UVZ. Neste ano de 2019, Hortolândia não registra, até o momento, nenhum caso positivo de Raiva em morcego ou Raiva canina.
A doença, que afeta principalmente cães e gatos, é transmitida pela saliva do morcego contaminado. O contágio de cães e gatos acontece quando estes animais domésticos mordem morcegos contaminados, caídos no chão. “Se alguém encontrar algum morcego com hábitos diurnos ou caído no quintal, não deve tocar neste animal em nenhuma hipótese. É preciso acionar a UVZ para fazer a remoção”, destaca o coordenador da UVZ, Ibraim Almeida. O telefone da UVZ é (19) 3897-3312.
Região do Jd. Amanda recebe vacinação, neste sábado (28/09)
A Prefeitura de Hortolândia prossegue com a vacinação de cães e gatos contra Raiva e leva 11 pontos fixos de vacinação na região do Jd. Amanda, incluindo a UVZ (confira abaixo). A oferta da vacina será das 8h às 17h. Haverá, ainda, equipes volantes passando de casa a casa nos seguintes locais: Jd. Boa Vista, Vila Ipê, Jd. Firenze, Taquara Branca e Chácaras Acaray.
Tanto os cães quanto os gatos devem ser levados aos pontos de vacinação presos em coleiras. Além disso, os cachorros de grande porte ou ferozes devem estar de focinheira o que, inclusive, atende a recomendação prevista em legislação de posse consciente e evita acidentes com mordedura. Já os gatos, que são animais ariscos, podem ser levados em caixas específicas para transporte de animais. Na falta desta caixa, o bichano pode ir na divisória de baixo de um carrinho de feira, por exemplo, preso pela grade de separação da parte de cima.
UVZ oferece vacina contra Raiva, de segunda a sexta-feira
Quem não puder levar o animal de estimação para ser vacinado, no próximo sábado, ou quem perdeu a data de vacinação no ponto mais perto de casa, pode garantir a proteção ao animal de estimação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na UVZ, que fica na rua Athanásio Gigo, nº 60, no bairro Chácaras Recreio 2000.
Confira os pontos de vacinação deste sábado (28/09):
Good Bom – Jd. Amanda
Jardim Amanda
EMEI Jardim Amanda II
Jardim Amanda
EMEF Profª Maria Célia Cabral do Amaral
Jardim Amanda
EMEF Renato Costa Lima
Jardim Amanda
EMEI Jardim Amanda I
Jardim Amanda
Centro de Convivência Social
Jardim Amanda
EMEF Taquara Branca Agenor Miranda da Silva
Jardim Novo Horizonte
UBS São Bento
Jardim São Pedro
Regional Jd. Amanda
Jardim Amanda
UBS Jardim Amanda
Jardim Amanda
UVZ/DPBEA
Chácaras Recreio 2000
Volante
Jd. Boa Vista, Vila Ipê e Jd. Firenze
Volante
Jd. Novo Horizonte; hortas do Taquara; Chácaras Acaray
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98