Nossa Cidade

Prefeitura realiza ação de testagem rápida de AIDS

“Prevenir, testar e tratar”. É com esse lema que a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, nesta quinta e sexta-feira (04 e 05/02), ação de pré-carnaval no AMDAH-CTA (Ambulatório Municipal de HIV/Aids de Hortolândia-Centro de Testagem e Aconselhamento). A ação consiste de teste rápido para HIV/AIDS no próprio CTA, com entrega de preservativos e orientação. O teste, por meio da coleta de amostra de sangue, pode ser feito das 7h às 15h, com entrega do resultado até às 16h. O AMDAH fica na rua Ernesto Bergamasco, 262, Vila Real.

O teste gratuito pode ser feito por pessoas a partir dos 14 anos. Em caso de resultado positivo, a pessoa faz um segundo teste, e se confirmado, ela já é encaminhada para iniciar tratamento, agendamento de exames complementares e acompanhamento da equipe do CTA.

Anuncio


Vale ressaltar que é importante fazer o teste pelo fato de que a incidência de HIV tem aumentado entre os jovens. Por isso, Ana Denadai, psicóloga e coordenadora do CTA, salienta a importância do uso de preservativo. “É a única forma de prevenir o contágio do HIV”, reforça. A expectativa do CTA é de fazer pelo menos 25 testes nos dois dias. Por mês, o CTA realiza, em média, 50 testes. Ana ainda destaca que após o carnaval o CTA continua a realizar o teste.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo