Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura reabre quadras revitalizadas da R. Luiz Camilo, após 34 dias de obras

Publicado

em

LuizCamilo

Segundo um artigo da Prefeitura, após 34 dias de obras, foi liberada para o trânsito de veículos e pedestres, na madrugada desta quinta-feira (10/08), as quadras da Rua Luiz Camilo de Camargo, entre as lojas Marabraz e Seller, no Centro, que estão em processo de modernização. Depois de implantada sinalização horizontal e vertical, também foi reaberto o cruzamento ao lado do supermercado Paulistão, na esquina com as ruas Nélson Pereira Bueno e Caetano Basso, que estava fechado desde as 21h do dia 21 de julho.

Além de normalizar o fluxo de veículos pela área central, a medida também repercute no transporte coletivo, urbano e metropolitano, afetado pelo fechamento de vias no entorno do canteiro de obras. A partir de agora, todas as linhas voltam a circular respeitando as trajetórias originais. Também foram reativados os sete pontos de embarque e desembarque existentes neste trecho da Rua Luiz Camilo e na Rua Nélson Pereira, que haviam sido momentaneamente desativados. A Secretaria de Mobilidade Urbana resolveu manter as duas paradas, recém-criadas, na Rua Argolino de Moraes.

Anuncio

Desde cedo, agentes de trânsito orientam motoristas no cruzamento da Rua Luiz Camilo com Nélson Pereira Bueno e disciplinam a travessia de estudantes em frente a EE (Escola Estadual) Manoel Ignácio da Silva, onde a Prefeitura implantou lombofaixa, para evitar atropelamentos.

Sinalização garante segurança viária

Advertisement

Ao longo de todo o trecho de obras, equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana trabalharam duro, nas últimas horas, para implantar toda a nova sinalização, que garantirá segurança viária a quem circula pelo local a pé ou em algum meio de transporte. Além da faixa de travessia elevada (lombofaixa), foram implantadas faixas de retenção de veículos, faixas de travessia de pedestres nos cruzamentos, linhas de borda, linhas seccionadas, linhas duplas amarelas, faixas de aproximação de cruzamento, letreiro de “Devagar Escola” e placas de proibido estacionar nas esquinas, onde há faixas amarelas.

Outra novidade é a criação, neste trecho da Rua Luiz Camilo, de vagas exclusivas de estacionamento para idoso e deficiente (uma de cada modalidade), assim como cinco de parada rápida por 15 minutos (com pisca alerta ligado): duas no lado oposto à Caixa Econômica Federal, em frente à loja Spasso, e três mais adiante, em frente à agropecuária. Com a implantação da lombofaixa em frente à escola, o semáforo foi desativado. Logo após a unidade escolar, foi demarcado espaço de 30 metros, reservado para a parada de peruas escolares.

A Rua Caetano Basso agora tem dupla mão. No sentido Luiz Camilo-Argolino de Moraes, foram criadas cinco vagas de estacionamento comum à direita. Na Rua Zacarias Costa Camargo, no sentido Olívio Franceschini-Luiz Camilo, também foi liberado o estacionamento à direita.

Meta cumprida seis dias antes do prazo

Advertisement

A Prefeitura retomou as obras de modernização da Rua Luiz Camilo de Camargo, no trecho que vai da Rua Zacarias Costa Camargo, onde fica a loja Marabraz, até a loja Seller, após a Rua Nelson Pereira Bueno, no dia oito de julho.

Embora o compromisso do prefeito Angelo Perugini, assumido antes do início dos trabalhos, fosse de terminar o serviço em até 40 dias, ele foi concluído em 34 dias corridos. Para cumprir a meta, com qualidade e segurança, operários trabalharam 24 horas por dia, sete dias da semana. Nesta intervenção, a Prefeitura trouxe um conceito inédito em obras urbanas em Hortolândia: o “envelopamento” da obra, ou seja, o local onde os operários trabalharam ficou isolado. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, a medida garantiu segurança durante o período de intervenções, mantendo o canteiro de obras organizado e possibilitando melhor planejamento das etapas de serviço, além de garantir mais rapidez na conclusão dos trabalhos.

O serviço realizado no local consistiu em adequar as antigas ligações de água e esgoto; colocar abaixo do chão grandes caixas de concreto por onde vão passar fiações subterrâneas de energia elétrica e telecomunicações, que hoje ficam nos postes; criar este sistema de fiação subterrânea; concretar as calçadas e pavimentar novamente a via, uma vez que o asfalto foi removido para a obra. Em seguida, toda a área recebeu sinalização de trânsito.

Obra provocou mudanças no trânsito e no transporte

Advertisement

Com o cruzamento ao lado do Paulistão fechado, houve alteração de rota em 13 linhas de ônibus urbanos e cinco metropolitanos, que fazem o sentido bairro-Terminal Metropolitano, e em 15 linhas urbanas que circulam no sentido inverso. Além disso, sete paradas de ônibus foram temporariamente desativadas – três neste trecho da Rua Luiz Camilo de Camargo e quatro na Rua Nelson Pereira Bueno. Foram criados pontos provisórios de embarque e desembarque de passageiros na Rua Argolino de Moraes, um ao lado da Nova Drogasil (próximo à rotatória do supermercado São Vicente) e outro no lado oposto ao nº 230, e uma na R. Zacarias Costa Camargo, no lado oposto à J.T. Bike.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil9 horas ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes12 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade12 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Aulas gratuitas de tênis de mesa Aulas gratuitas de tênis de mesa
Esportes12 horas ago

Aulas gratuitas de tênis de mesa em Hortolândia: entenda como fazer a inscrição

Hortolândia começará a ter aulas gratuitas de tênis de mesa a partir do dia 4 de maio. Os interessados poderão...

professor de Muay Thai professor de Muay Thai
Policial13 horas ago

Professor de Muay Thai agride esposa com socos e é preso, em Sumaré

Na manhã da última sexta-feira (26), uma equipe da polícia de Sumaré se dirigiu até o Portal Bordon, para verificar...

Jd. São Sebastião Jd. São Sebastião
Policial13 horas ago

Trabalhador morre no Jd. São Sebastião, após muro de obra cair sobre ele

Na manhã da última sexta-feira (26), um muro caiu sobre um trabalhador, em uma obra que ocorria no Jd. São...

AD-Hortolandia AD-Hortolandia
Nossa Cidade13 horas ago

Moradores do Terras de Santo Antônio reclamam de fluxo de veículos decorrente do maior templo de Hortolândia

Moradores do bairro Terras de Santo Antônio, em Hortolândia, têm expressado crescente preocupação devido ao intenso fluxo de carros, decorrente...

Advertisement
cinema

Populares