Nesta semana, equipes da Administração Municipal e Sabesp executaram serviços no Jd. Nova Hortolândia, Jd. Santa Clara do Lago, entre outras regiões
Fazer o descarte correto de resíduos é uma responsabilidade da população e do poder público. Se cada um faz a sua parte, todos são beneficiados. O descarte correto também é importante para melhorar a qualidade de vida e preservar o meio ambiente e os recursos naturais da cidade. A Prefeitura de Hortolândia faz a parte dela com ações periódicas de limpeza e manutenção das redes de esgoto e de águas pluviais (chuva). Nesta semana, a Secretaria de Serviços Urbanos e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) executam os serviços em várias regiões do município.
Foi feita a desobstrução da rede de esgoto da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia. As equipes também realizaram limpeza da tubulação do Observatório Ambiental Parque Escola (OAPE, antigo Creape), localizado no Jardim Santa Claro do Lago, e da rede pluvial na rua Presidente Bernardes, na região do Parque Residencial Maria de Lourdes.
Outro trabalho importante executado foi a instalação de viela sanitária num imóvel situado na rua Alda Lourenço, na região do Remanso Campineiro. As equipes da Secretaria de Serviços Urbanos ainda realizaram a limpeza de bueiros na região do Loteamento Adventista Campineiro.
PEVs e ligação irregular
A Secretaria de Serviços Urbanos salienta que os trabalhos de limpeza e manutenção das redes de esgoto e de águas pluviais é importante para evitar vários problemas, que vão desde desperdício de água até possíveis infiltrações e erosões no solo.
A Prefeitura reforça a importância da população fazer sua parte e colaborar na limpeza da cidade. O descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas pode provocar alagamentos, transtornos no trânsito para motirstas e pedstres, transmissão de doenças, entre outros problemas.
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também reforça para que a população faça o descarte correto de resíduos nos 12 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) disponíveis na cidade. Um novo PEV já está em construção na região do Jardim Estefânia.
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também alerta para que a população evite fazer ligações irregulares de esgoto, que podem provocar danos e contaminação no meio ambiente e mananciais de água da cidade. Fazer o despejo irregular de resíduos é crime ambiental e o infrator está sujeito à multa. Neste mês, a Fiscalização Ambiental da Prefeitura multou uma empresa que cometeu despejo irregular de resíduo na região do Parque Gabriel.
De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, são encontradas, por semana, aproximadamente, de 15 a 20 ligações irregulares. Atualmente, Hortolândia conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado.
Aplicativo Agenda Verde
A população pode fazer denúncias de descarte e despejo irregular de resíduos pelo aplicativo Agenda Verde. O Aplicativo pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.
Fonte: Prefeitura
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98