Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura prossegue com ação de casa a casa de busca e eliminação de criadouros de Aedes aegypti no Jd. Novo Ângulo

Publicado

em

Prefeitura solicita para que população fique atenta e recolha água parada após ocorrência de chuva para evitar a proliferação do inseto 

O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika, precisa ser constante e efetivo, em especial nesta época do ano. É por este motivo que a Prefeitura de Hortolândia executa a ação casa a casa em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, as equipes da UVZ prosseguem com a ação na região do Jardim Novo Ângulo.

Os agentes do órgão visitam as residências para fazer a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com o órgão, 80% dos focos de criadouros do Aedes aegypti estão nas casas.

A Prefeitura solicita para que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas casas. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta a população a ficar atenta contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. A ação consiste somente na identificação e eliminação de criadouros do mosquito. Em caso de dúvidas, para saber em quais regiões da cidade será realizada a ação de casa a casa, a população pode ligar na UVZ nos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

COLABORAÇÃO

O combate ao Aedes aegypti é uma ação que precisa da colaboração dos moradores para que seja eficiente. Por isso, a Prefeitura reforça para que as pessoas façam sua parte para evitar a proliferação do mosquito. 

Uma atitude que é muito útil e que a população deve adotar para evitar a reprodução do mosquito em casa é recolher e fazer o descarte correto de recipientes, garrafas PET e embalagens plásticas que possam acumular água parada. A fêmea do Aedes aegypti deposita na água parada os ovos que darão origem a mais mosquitos. 

A Prefeitura reforça que o descarte correto desses materiais deve ser feito nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) existentes no município. Atualmente, o município conta com 13 PEVs, sendo que os dois mais recentes foram inaugurados no fim do ano passado, localizados no Jardim São Sebastião e no Jardim Nova Alvorada. A população pode consultar qual é o PEV mais perto de onde mora no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

O verão é a estação caracterizada por chuvas repentinas e de forte intensidade. Por este motivo, a Prefeitura salienta que a população deve redobrar os cuidados para eliminar o acúmulo de água parada em suas casas logo após a ocorrência de chuva. Pessoas que moram em casas com laje exposta sem telhado também devem verificar se houve acúmulo de água da chuva na laje e fazer a retirada de poças. 

Ao fazer o descarte correto de materiais reaproveitáveis como garrafas PET e embalagens plásticas nos PEVs, a população também ajuda a evitar que esses materiais sejam levados pela enxurrada das chuvas e causem o entupimento de bueiros, o que provoca inundações e alagamentos. Esses problemas podem causar prejuízos e transtornos para outras pessoas que moram em diferentes regiões da cidade. 

O descarte irregular de resíduos em ruas e áreas públicas da cidade pode ainda causar outros problemas, tais como atrair animais peçonhentos (cobras, escorpiões, ratos, entre outros) que transmitem outras doenças, e a contaminação de áreas verdes e naturais, como lagoas e ribeirões, existentes no município.

SINTOMAS

Caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

A Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, salienta que os sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika são parecidos. Dentre os principais sintomas da Dengue estão dores no corpo, de cabeça e na parte atrás dos olhos, febre, manchas e/ou pontos vermelhos no corpo, náusea e vômito. Já o sintoma principal de Chikungunya são dores nas articulações que persistem durante dias. Os sintomas da Zika são febre, mas não tão elevada, vermelhidão no corpo e nos olhos (neste último sem formação de pus). De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra 47 notificações de casos de Dengue, das quais 4 positivas e nenhum óbito. Já de Chikungunya e Zika, o município ainda não registra neste ano nenhuma notificação das duas doenças.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Taekwondô de Hortolândia disputa campeonato estadual neste final de semana

Publicado

em

Equipe do projeto Escolinhas Esportivas compete em São Paulo no sábado (28/05) e domingo (29/05)

O taekwondô do Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura de Hortolândia terá uma série de desafios pela frente, a partir deste sábado (28/05). Com oito representantes, a equipe disputa, neste final de semana, a etapa final do Campeonato Paulista da modalidade em São Paulo. A competição, oficial da Federação Paulista de Taekwondô garante vagas no Super Campeonato Brasileiro. Hortolândia entra na disputa com os atletas Enzo Paludo da Conceição, que conquistou o Estadual oito vezes, e João Paulo Chaves com as vagas garantidas para o Nacional.  

“Já temos dois atletas classificados para o Super Campeonato Brasileiro, que acontece no mês que vem, em Santa Catarina, mas toda a equipe tem condições de também se classificar para o torneio. Nossos atletas estão dedicados e continuam os treinamentos para garantir o nome de Hortolândia em todas as competições”, comenta o treinador da equipe e professor do projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura, Anderson Conceição.

O Super Campeonato Brasileiro de Taekwondô será  entre os dias 22 e 26 de junho em São José, Santa Catarina. Já no início do mês de julho, Enzo Paludo da Conceição representa Hortolândia e o Brasil no Campeonato Panamericano, que acontece na Costa Rica, onde a disputa é contra atletas de todo o Continente Americano e, em agosto, o Campeonato Mundial da categoria na Bulgária, enfrentando competidores do mundo. 

“Continuamos a renovação do esporte em Hortolândia, intensificando as estruturas disponíveis para nossos atletas que levaram, cada vez mais, o nome de nossa cidade por todo o mundo. O esporte em alto rendimento é importante e salientamos também que a oportunidade para a prática esportiva, não apenas de alto rendimento, continua disponível em diversos espaços esportivos por todas as regiões do município”, explica o secretário de Esportes, Gléguer Zorzin.

Praticar esporte gratuitamente é tendência em Hortolândia

Para treinar artes marciais, de maneira gratuita, pelo Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura, o interessado pode ir até o Centro de Lutas da Vila Real (ver telefone e endereço abaixo) ou obter informações sobre estas e outras modalidades e espaços disponíveis pelo telefones (19) 39651400, nos ramais 7409 e 7421, da Secretaria de Esportes da Prefeitura. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 8h às 17h. 

SERVIÇO

Centro de Lutas “Eliel Gomes” 

Endereço: Rua Brigadeiro Faria Lima, 400, Vila Real. 

Telefone: (19) 3897-2070  

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Dia do Desafio mobiliza cerca de 28 mil pessoas em Hortolândia

Publicado

em

Data é marcada em todo o mundo pelo incentivo às atividades físicas

A 28ª edição do Dia do Desafio, na quarta-feira (25/05) movimentou a população de diversas cidades de todo o mundo com o tema “Ocupar Espaços e Reunir Pessoas”. Em Hortolândia não podia ser diferente e, de acordo com a Secretaria de Esportes da Prefeitura, quase 28 mil pessoas, de todas as idades, participaram da tradicional ação, retomada de maneira presencial após dois anos de interrupção por conta da pandemia do Coronavírus. O objetivo é incentivar a prática esportiva. Neste ano, o Dia do Desafio não teve a competição amistosa entre as cidades, sendo que a intenção foi mobilizar o público em torno do combate ao sedentarismo. Em Hortolândia, as atividades aconteceram em ambientes externos e espaços internos.

A parceria entre as secretarias de Esportes e de Educação Ciência e Tecnologia promoveu a participação de escolas municipais, particulares, além de matriculados dos projetos Escola de Esportes e Escolinhas Esportivas da Administração Municipal. Também participaram alunos de academias particulares, clubes, órgãos estaduais e demais utilizadores de diversos espaços esportivos.  “Estou feliz com o empenho e dedicação dos servidores municipais nas mais de 90 atividades propostas e distribuídas por toda a cidade. Esporte é vida, saúde e inclusão social. Continuaremos as ações de incentivo à prática esportiva na cidade”, comenta o secretário de Esportes, Gléguer Zorzin.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Usuários de serviços de assistência da Prefeitura participam de recrutamento para recolocação profissional

Publicado

em

Ação, em parceria com empresa de telemarketing, visa oferecer oportunidade a moradores de Hortolândia atendidos pelo SUAS (Sistema Único de Assistência social)

Moradores de Hortolândia, atendidos pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social), via Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, participam, nos meses de maio e junho, de recrutamento promovido pela empresa de telemarketing Movida, sediada em Campinas. A ação, que conta com o apoio da Prefeitura, visa auxiliar famílias residentes nos territórios de ação dos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) no tocante à (re)inserção no mercado de trabalho.

A primeira ação de recrutamento aconteceu no CRAS Jd. Amanda, no último dia 18. Dos 35 usuários que agendaram entrevista, 12 foram contratados. Nesta quinta-feira (26/05), o processo seletivo foi no CRAS Jd. Primavera, com 11 participantes. O próximo será nesta quarta-feira, a partir das 10h, no CCS (Centro de Convivência Social) Jd. Brasil. Em breve também serão atendidos os usuários do CRAS Novo Ângulo e Jd. Santa Clara.

Segundo a coordenadora do CRAS Jd. Amanda, Eliane Silva, a ideia da ação foi sugerida por técnicos da Secretaria de Inclusão Social, após atendimento aos usuários. 

“Durante reunião no final do mês, os assistentes sociais e psicólogos que atendem à população no CRAS trazem os indicadores e as demandas surgidas nos atendimentos. As maiores são solicitações de emprego. As pessoas recebem cesta básica, mas dizem: ‘Eu preciso trabalhar!’ Então fizemos o contato com esta empresa de telemarketing, porque é papel do coordenador fazer esta articulação a partir do que os técnicos trazem e das demandas da população do território. Entendendo que temos uma população que está vulnerável, que busca cesta básica e está sem emprego, percebemos que ela não terá dinheiro para se deslocar até o centro de Campinas ou de Hortolândia para buscar esse emprego. Então fizemos o contato com a empresa, que fez o processo seletivo dentro do CRAS”, explica a coordenadora.

Para o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva, trata-se de “uma ação inovadora e coerente com a política de Assistência social, à medida que cria oportunidades e perspectiva de uma vida melhor. Um olhar acolhedor e emancipatório”, afirma o gestor.

Confira o perfil da vaga de operador de telemarketing (ativo de vendas) e os requisitos para participar do nosso processo:

-Ter no Mínimo 18 anos

– Ensino Médio Completo ou Cursando

-Conhecimento Básico de Informática

– Possuir Título de Eleitor

-Reservista (para candidatos do sexo masculino)

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares