Celebração da data será na segunda-feira (28/09), na Emef Renato Costa Lima; programação inclui apresentação de cantigas de roda em libras
Uma data em homenagem à comunidade surda do município. Na próxima segunda-feira (28/09), às 18h30, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, realiza o “Setembro Azul”. Promovida pela Emef (Escola Municipal de Ensino Fudamental) Renato Costa Lima, a iniciativa inclui em sua programação apresentações musicais em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e apresentação de vídeo sobre a rotina dos alunos surdos, elaborado pelos professores da unidade de ensino. A escola fica na Rua Santos Dumont, nº 45, no Jd. Amanda. O evento, aberto ao público, envolve alunos, pais, professores e funcionários da unidade.
A ação “Setembro Azul” tem como objetivo garantir o respeito e promover o reconhecimento das Línguas de Sinais em diferentes países. Neste mês, são comemoradas três datas em homenagem ao público: o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21/09); o Dia Nacional do Surdo e o aniversário do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), no próximo sábado (26/09); e o Dia Internacional do Surdo, celebrado no dia 30.
A abertura do evento será a recepção interativa com malabares. Em seguida, alunos do Curso de Formação Continuada de Libras oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, apresentam cantigas de roda em Libras.
Por fim, um vídeo produzido pelos professores da Emef Renato Costa Lima mostra a rotina vivenciada pelos alunos surdos dentro da sala regular com a prática do “Projeto Escola Bilíngue” executado na unidade, apontando os avanços dos mesmos e a riqueza encontrada no propósito das diferenças.
“É importante compartilhar esse momento com a população em geral, pois, por meio dele, é possível conscientizá-la sobre a existência e as conquistas dessa comunidade, que retrata uma minoria linguística, mas não menos importante”, avalia a diretora da Emef Renato Costa Lima, Luceli Grizante.
Para ela, compreender os surdos sob a ótica da diferença de línguas, e não como um déficit, é fundamental para que as pessoas possam enxergar as potencialidades desses sujeitos, favorecendo, assim, seu pleno desenvolvimento da cidadania. “Além disso, faz-se necessário esclarecer a população em geral em relação a alguns conceitos errôneos com relação à surdez, tais como o uso do termo ‘surdo-mudo’, a ideia de que Libras é apenas mímica, dentre outros”, afirma Luceli.
Setembro Azul
Um dos objetivos do “Setembro Azul” é recordar as marcas deixadas na história dos surdos pela proibição às suas línguas. A escolha da cor azul pelo surdo Dr. Paddy Ladd no XIII Congresso Mundial de Surdos, representa o “Orgulho Surdo” e homenageia os que morreram devido ao nazismo alemão na 2ª Guerra Mundial, após serem classificados como “surdos” e terem a faixa da mesma cor amarrada ao braço.
SERVIÇO
O Quê: Setembro Azul
Quando: segunda-feira (28/09), às 18h30
Onde: Emef Renato da Costa Lima – Rua Santos Dumont, 45, Jd. Amanda
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98