A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, prepara um evento para acolher imigrantes, residentes no município. O “Hortolândia de todas as nações” será no sábado, 09 de novembro, das 8h às 13h, no auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na Rua Waldiva F. Duarte, 59, no Jardim Sumarezinho.
Neste dia, haverá palestras com a assistente social Mônica Freitas Inácio e outros servidores da área. Haverá também a prestação de serviços como: informações sobre o Cadastro Único, orientações migratórias e jurídicas, oficinas de currículos, de alimentação saudável e multiculturalidades e divulgação de cursos, palestras e atividades de atenção à saúde.
Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o objetivo é mostrar que Hortolândia é uma cidade acolhedora, proporcionando dignidade e segurança a esses novos moradores.
“O projeto visa atender de maneira digna os refugiados que se encontram na cidade de Hortolândia, por motivo de força maior, como uma guerra ou calamidade que aconteceu em seu país. Nosso município é acolhedor e tem em suas raízes atender as pessoas bem. Este projeto visa dar dignidade com maior atendimento a estas pessoas”, afirma o secretário Régis Athanázio Bueno.
Português para haitianos
Atualmente, a Prefeitura promove curso gratuito de “Português para Haitianos”, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira, no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora. As aulas acontecem à noite, uma vez por semana e beneficiam cerca de 30 pessoas. A ação é realizada graças à parceria do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Governo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.
A Administração Municipal, por meio do Departamento de Direitos Humanos, está prestes a fechar parceria também com o IFSP-HTO (Instituto Federal São Paulo) para, em 2020, abrir outra turma do curso de “Português para Haitianos” no campus Hortolândia.
“Um dos papeis do Departamento de Direitos Humanos é acolher e orientar imigrantes e refugiados. Quando fomos procurados pelos haitianos, eles nos pediram algo tão simbólico que é falar nossa língua. Isso imediatamente nos moveu nessa parceria com as secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e de Inclusão e Desenvolvimento Social. Parcerias que ganham novo aliado o ano que vem, que é o Instituto Federal”, afirma o diretor do Departamento, Amarantino Jesus de Oliveira (Tino Sampaio). “Se você é estrangeiro ou conhece alguém que está enfrentando dificuldades para se comunicar, por não falar português, pode nos procurar que estudaremos o caso buscaremos uma solução”, complementa ele.
O Departamento de Direitos Humanos funciona na sala 7 do HORTOFÁCIL, localizado na Rua Argolino de Moraes, 405, na Vila São Francisco, região central. Atende em dias úteis, das 9h às 12h e das 14h às 16h.
SERVIÇO:
“Hortolândia de todas as nações”
Data: 09/11/2019, sábado
Hora: das 8h às 13h
Local: Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Rua Waldiva F. Duarte, 59, Jardim Sumarezinho
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98