Neste ano letivo, os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Hortolândia contarão com uma nova ferramenta para aprendizado de Língua Inglesa. Coordenadores pedagógicos e professores desta disciplina trabalham na elaboração de uma apostila (o “student book”), material que auxiliará no entendimento do conteúdo das aulas.
De acordo com a coordenadora pedagógica dos professores de Língua Inglesa, Jacqueline Cabrerizo, não há uma base curricular nacional para o ensino de língua inglesa para alunos do 1º ao 5º ano. “Por isso, a intenção é elaborar um material consonante com a proposta pedagógica de ensino de nossa rede municipal”, destacou a coordenadora.
A preparação deste material começou em 2011, quando o município contratou professoras de língua inglesa por meio de concurso público. “Pesquisamos várias coleções de livros didáticos e suas propostas pedagógicas, tendo como referência o conteúdo adequado e contextualizado para o estudante brasileiro, a proposta curricular do nosso município e os conhecimentos prévios vivenciados pelos nossos alunos com o idioma”, explica Jacqueline. “Em 2014, concluímos o nosso currículo específico para a disciplina e, a partir daí, fomos selecionando e aprimorando as atividades de modo que houvesse a possibilidade de contemplar as quatro habilidades: escutar, falar, ler e escrever. Assim, nossos alunos vão aprender de maneira lúdica e envolvente”, enfatizou.
Cidadão do mundo
O material, que fica pronto neste ano, aborda situações cotidianas contextualizadas, vocabulário temático, datas comemorativas estrangeiras, de forma a promover a formação de um aluno “cidadão do mundo”. Antes da definição deste currículo, os professores de Língua Inglesa, com apoio da coordenação pedagógica, planejavam mensalmente o conteúdo das aulas e as atividades complementares, sendo que os alunos recebiam cópias deste material.
“Esta apostila de inglês concentra tudo aquilo que já definimos como essencial para o aprendizado da língua estrangeira, de acordo com o ano escolar de cada aluno. O material facilita a transmissão de conhecimento pelos professores e possibilita que os alunos acompanhem todo o conteúdo com mais praticidade”, afirmou a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98