Primeiro bairro a receber o projeto será o Jardim Terras de Santo Antônio, em novembro
A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Segurança, realizou nesta segunda e terça-feira (01 e 02/10), o curso de capacitação aos patrulheiros que vão atuar no Projeto Guarda Comunitária. Foram capacitados oito guardas municipais. A atividade aconteceu na sede da Guarda Municipal. O projeto será implantado no bairro Terras do Santo Antônio, em novembro.
Durante o curso, foram abordados assuntos sobre violência, desigualdade social, métodos a serem adotados pelos patrulheiros no bairro, normas do projeto da Guarda Comunitária e prevenção ao crime.
A Guarda Comunitária foi inspirada no projeto Polícia Comunitária, da Polícia Militar, implantado nos bairros Jardim Ranieri e Jardim Ângela, em São Paulo. O projeto da Polícia Militar recebeu o título de Referência Internacional em policiamento comunitário.
De acordo com a chefe de Núcleo Estratégico, Karen Silvia, o projeto tem a característica de aproximar os guardas municipais da comunidade. “A população mais próxima da Guarda Municipal pode contribuir para solucionar casos que, muitas vezes, a corporação não tem conhecimento por não conviver com a realidade daquela região”, observou Karen.
Segundo a Secretaria de Segurança, serão deslocados dois guardas municipais para atuarem no patrulhamento do Jd. Terras de Santo Antonio. Outros dois GMs ficarão à disposição para dar apoio durante ocorrências registradas no local.
Visita a São Paulo
O patrulheiro envolvido no projeto Guarda Comunitária visitaram, nesta terça-feira (2/10), os bairros Jardim Ranieri e Santa Ângela, para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Polícia Comunitária, em São Paulo. Durante a visita, a comitiva conheceu as bases móveis comunitárias e funcionamento do projeto nas duas regiões. O encontro serviu de base para a Guarda Municipal implantar o projeto de maneira eficiente no bairro Terras do Santo Antônio.
O Terras do Santo Antônio será o primeiro bairro a receber a Guarda Comunitária por causa do alto índice de criminalidade registrado no local. Os moradores também foram os primeiros a se mobilizar para ter o projeto que garantirá mais segurança ao bairro.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98