Nossa Cidade

Prefeitura prepara Campanha Cidadão Solidário

Ação acontecerá nos dias 13 e 14 de dezembro no Hipermercado GoodBom, do Jardim do Bosque

Anuncio


A equipe do programa Banco de Alimentos se prepara  para promover mais uma Campanha “Cidadão Solidário”, pelo sexto ano consecutisolidariovo. O projeto de iniciativa da Prefeitura de Hortolândia, coordenado pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, mobilizará, neste ano, pessoas nos dias 13 e 14 de dezembro. A arrecadação será realizada no Hipermercado GoodBom, localizado na Avenida Emancipação, 1.550, no Jardim do Bosque.

Os itens arrecadados serão encaminhados ao Banco de Alimentos, onde passarão por triagem. Os alimentos serão, então, encaminhados às entidades cadastradas no Programa de Segurança Alimentar, que repassará os produtos alimentícios às famílias atendidas. Mais de 3.500 pessoas cadastradas serão beneficiadas neste Natal.

Em 2015, a Campanha acontecerá bimestralmente, em postos estratégicos de doações, para que os alimentos tenham entrada regular e doações permanentes. De acordo com a diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto, o objetivo é dar continuidade na Campanha em diferentes períodos. “Esperamos além das Campanhas junto a outras ações, criar a cultura de doações nos cidadãos”, comentou.

Política de Segurança Alimentar

A ação Cidadão Solidário surgiu em 2009, com base em um projeto dos Correios, que consistia na coleta porta a porta. Desde então, já são 2.000 toneladas de alimentos não perecíveis arrecadadas e entregues.  Atualmente, 31 entidades sociais são parceiras da Prefeitura, atuando no cadastramento de famílias e na logística de entrega dos produtos do Banco de Alimentos.

O programa tem sido uma estratégia de sucesso na consolidação da política de segurança alimentar da Prefeitura de Hortolândia, sendo referência para outras cidades da região. Além de atuar na arrecadação de alimentos, o Banco trabalha com teste de receitas em sua cozinha experimental, orienta as entidades e famílias atendidas com cursos, palestras e ações que buscam a boa alimentação e a promoção da saúde. Sua missão é combater o desperdício de alimentos e apoiar o abastecimento alimentar local por meio da integração com outros programas de segurança alimentar e nutricional.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo