Atividade será realizada no dia 8 de maio, na Câmara Municipal
A Prefeitura de Hortolândia inicia os preparativos para as atividades do Maio Amarelo, mês de mobilização e conscientização da comunidade para ampliar a segurança viária na cidade. Neste ano, as atividades começarão com o 3º Seminário de Segurança Viária, que será realizado no dia 8 de maio, na Câmara Municipal de Hortolândia, das 8h30 às 17h.
Nesta segunda-feira (08/04), no prédio da Secretaria de Mobilidade Urbana, uma reunião realizada com representantes do Samu, Polícia Militar, Instituto de Previdência do Município de Hortolândia (Hortoprev), além do secretário da pasta, Atílio André Pereira e do secretário de Segurança, Joldemar Nunes Pereira, pré-definiu alguns termos do encontro. A condecoração do Maio Amarelo, entregue à cidade pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, foi recebida pela primeira vez, no ano passado.
Serão três temas discutidos durante a atividade. “Os efeitos da velocidade na saúde”, “Os desafios para quem tem a obrigação de fiscalizar” e “Campanhas educativas”. As mesas de discussão serão compostas por especialistas no assunto e a mediação será realizada por secretários municipais. O prefeito Angelo Perugini participará do seminário.
Representantes das polícias Civil, Militar, Rodoviária, EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Instituto Federal, Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), Concessionária Rodovias do Tietê, Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e CIPAS (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), serão convidados para debater sobre os temas.
SEGURANÇA VIÁRIA
O pacote de medidas adotados pela Prefeitura desde 2017 para aumentar a segurança viária, tem o objetivo de reduzir o índice de acidentes e proteger a vida de motoristas e pedestres. Entre as ações estão reforço na sinalização, fiscalização por radar (que começou a funcionar no início deste ano), novos semáforos, Operação Tapa-Buraco, instalação de painéis eletrônicos móveis, um na avenida da Emancipação e outro na avenida Santana que exibem, por meio de luzes de LED na cor laranja, mensagens de orientação para motoristas além de trabalhos educativos com apoio e participação da sociedade civil.
FEVEREIRO SEM MORTES
O início do funcionamento dos radares de fiscalização do trânsito e as medidas de segurança viária adotadas pela Prefeitura de Hortolândia, desde 2017, contribuíram para a cidade não registrar mortes no trânsito no mês de fevereiro deste ano. É a primeira vez, desde 2015, que a cidade deixa de aparecer nas estatísticas com mortes no trânsito no segundo mês do ano.
No mês de fevereiro de 2015 foram registradas duas mortes. Em fevereiro 2016, também houve o registro de duas mortes no trânsito. Em fevereiro de 2017, Hortolândia registrou novamente duas vítimas fatais no trânsito. Em fevereiro de 2018, ocorreu uma morte no trânsito da cidade. O dado é do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito (Infosiga-SP).
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98