Objetivo é agilizar a emissão e o acompanhamento de documentos
A Prefeitura de Hortolândia coloca para funcionar na internet o portal Fácil Hortolândia, https://facil.hortolandia.sp.gov.br. A plataforma é uma ação da Administração para agilizar o atendimento à população.
O portal foi desenvolvido pelo Departamento de TI (Tecnologia da Informação), vinculado à Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica. “Com essa plataforma, a Prefeitura dá um importante passo para modernizar e desburocratizar serviços oferecidos aos munícipes”, destaca o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Junior.
Após passar por um período de testes, o portal Fácil Hortolândia começou a funcionar em outubro de 2017. Para utilizá-lo, é necessário fazer cadastro. Por enquanto, a população já pode solicitar, por meio do portal, a emissão da ficha informativa, feita pela Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica. Antes, de acordo com Prataviera Junior, a solicitação tinha que ser feita presencialmente na secretaria, localizada na Prefeitura. Agora, o munícipe pode fazer a solicitação e acompanhar o andamento pelo portal.
A ficha informativa é um documento que contém dados sobre um imóvel (residencial ou comercial), tais como localização, zoneamento, finalidade e uso. O documento deve ser solicitado antes de dar entrada na Prefeitura em qualquer processo de regularização ou construção, e anexada ao processo quando protocolado. A ficha também é necessária para solicitar ligação de água ou energia elétrica em um imóvel. De acordo com o Departamento de TI, o portal já recebeu 500 solicitações de ficha informativa.
DOAÇÕES
Por meio do portal também é possível fazer doações ao FUMCRIA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), pelo qual são captadas doações para entidades assistenciais do município cadastradas no CDMCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente).
O próximo passo, de acordo com o secretário Prataviera Junior, é disponibilizar, em breve, a emissão de outros tipos de documentos, como alvarás e certidões. Além disso, o Departamento de TI informa que já iniciou, junto às secretarias municipais, levantamento de quais serviços que podem ser disponibilizados aos munícipes no portal.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98