Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura participa da Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal

ifsp

Iniciativa acontece de 06 a 08 de outubro; inscrições para palestras, oficinas e mini cursos gratuitos devem ser feitas no site do evento

Anuncio

Com o tema “Luz, ciência e vida”, começa nesta terça-feira (06/10) a IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP (Instituto Federal São Paulo), campus Hortolândia, entidade parceira da Prefeitura. Além da exposição de trabalhos de alunos do Instituto e concursos culturais, a programação inclui palestras, oficinas e mini cursos gratuitos e abertos ao público. Para participar destes, é necessário se increver no site do evento (http://hto.ifsp.edu.br/snct2015/inscrever/). As vagas são limitadas.

As atividades vão até quinta-feira (08/10) e terão a participação de profissionais da Prefeitura, professores da rede municipal, alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Taquara Branca “Agenor Miranda da Silva”, que têm aulas no IFSP por meio do projeto “Qualifica: Taquara Branca”. Ao todo, 20 estudantes da unidade participarão do mini curso “Android Kids: aplicativos Android com App Inventor”.

A abertura do evento é nesta terça-feira (06/10), às 9h, com a palestra “Transição escola-trabalho: a importância de planejar a carreira”. Além de outras seis palestras, haverá a oficina “WASH! Workshop para Aficcionados em Software e Hardware” e o mini curso “Montagem de circuitos pneumáticos e eletropneumáticos e sua aplicação industrial”, que terá continuação no dia seguinte.

Advertisement

Outra atração do primeiro dia da “Semana de Ciência e Tecnologia” é o inédito “IFSP – Hortolândia de Portas Abertas”. “É uma excelente oportunidade para que os jovens conheçam o Instituto, seus cursos e sua infraestrutura, como laboratórios, projetos pesquisa, ensino, extensão e projetos culturais desenvolvidos pelos alunos e docentes do campus”, destaca Nirlei Maria Oliveira, da Coordenadoria de Extensão do IFSP.

Prefeitura no IFSP

Na quarta-feira (07/10), às 10h, estudantes da 8ª série e do 8º ano da Emef Taquara, do projeto “Qualifica: Taquara Branca”, participam do mini curso “Android Kids: Aplicativos Android com App Inventor”. A formação será ministrada por Gustavo Bartz Guedes, tecnólogo e mestre pela Faculdade de Tecnologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e professor do Instituto Federal.

Já a palestra “Descarte de Eletrônicos: resíduos sólidos”, no mesmo dia, será ministrada por Ricardo Zanoni, coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura. A atividade acontece às 20h30, no auditório do IFSP.

Advertisement

No último dia do evento (08/10), às 9h, professores da rede municipal de ensino assistirão à palestra “Tecnologia Social em Educação: cultura digital e inovação em práticas de aprendizagem”. O objetivo da formação é promover reflexões sobre aprendizagem, política pública e a prática docente no contexto da cultura digital. O palestrante será o jornalista Aluísio Cavalcante, coordenador de projetos de inovação da ONG Casa da Árvore. O profissional atua, há oito anos, na área da educação, comunicação, cultura e novas tecnologias.

Além de atividades voltadas para a área tecnológica, a “Semana de Ciência e Tecnologia” traz à tona a discussão “Empregabilidade: desafios e possibilidades em tempos de crise”. O objetivo do encontro é discutir o panorama do mercado de trabalho na região, os desafios e perspectivas na atualidade e oportunidades para inserção no mercado. Entre os participantes da mesa redonda estará o secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Hortolândia, Dimas Correa Pádua.

Atrações culturais

Manifestações artísticas também têm seu espaço no evento promovido pelo IFSP. Além da premiação aos vencedores dos concursos de Mini Contos e de Poemas, a “Semana de Ciência e Tecnologia” terá a II Semana do livro e da biblioteca, a exposição fotográfica “O mundo através dos meus olhos”, apresentação de coral em Libras (Língua Brasileira de Sinais), gincana e karaokê.

Advertisement

Outra atração é a “2ª Feira do Troca Tudo sem Dinheiro do IFSP”, que visa promover o reaproveitamento de objetos, incentivar o consumo consciente e, ao mesmo tempo, estimular a interação entre os visitantes. Quem quiser participar, basta levar objetos em bom estado de conservação, como roupas, livros e brinquedos. A feira de trocas acontece na quinta-feira (08/10), das 13h30 às 16h30.

Emef Taquara 

Por meio do projeto “Qualifica: Taquara Branca”, os estudantes da 8ª série e do 8º ano do Ensino Fundamental da Emef Taquara  cursam módulos técnicos, habitualmente oferecidos no Ensino Médio, adaptados para os estudantes do Ensino Fundamental. São eles: Gestão e Empreendedorismo; Informática; Eletroeletrônica, com ênfase em instalação elétrica; e Fabricação Mecânica. Cada semestre representa um módulo.

A cada módulo concluído, os alunos recebem o certificado FIC (Formação Inicial Continuada) e realizam avaliações sobre o que aprenderam. O curso tem duração de um ano, para quem está na 8ª série, e dois, para quem está no 8º ano e cursará o 9º ano em 2016.

Advertisement

A Emef Taquara Branca foi escolhida por ser a única unidade municipal que atende alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além disso, a escola está localizada em área predominantemente rural, onde as famílias, em sua maioria, atuam profissionalmente em lavouras e têm pouco contato com o centro da cidade.

Parceria

Para se instalar em Hortolândia, o Instituto Federal contou com o apoio da Prefeitura, em parceria com o MEC (Ministério da Educação), desde o início da implantação do campus.  Antes da construção do novo prédio, a unidade funcionou provisoriamente no Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, no Remanso Campineiro. A Prefeitura cedeu salas no prédio para que o IFSP pudesse dar início às aulas do curso técnico em informática.

SERVIÇO:

Advertisement

 “IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” do IFSP (Instituto Federal São Paulo), campus Hortolândia

Entrada gratuita

Quando: de 6 a 8 de outubro

Onde: IFSP, campus Hortolândia – Avenida Thereza Ana Cecon Breda, s/n, Vila São Pedro

Advertisement

Telefone: (19) 3865-8070

Veja a programação completa da “IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” no site do evento:

http://htoifsp.wix.com/sncthortolandia2015

Inscrições para mini cursos, palestras e oficinas:

Advertisement

http://htoifsp.wix.com/sncthortolandia2015#!inscreva-se/cmre

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes5 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade9 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade11 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade12 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região12 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial16 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial17 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Advertisement
cinema

Populares