Guarda Municipal fará operação Papai Noel junto ao comércio, quando começar horário especial de funcionamento das lojas
A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Segurança, prepara as ações que serão desenvolvidas durante o período das festas de final de ano. A Operação Papai Noel, realizada pelo efetivo da GM (Guarda Municipal), será colocada em prática nas próximas semanas, quando o comércio iniciar o horário especial de final de ano.
O aumento de rondas em horários e locais estratégicos tem o objetivo de contribuir e aumentar a sensação de segurança da população no período de compras no comércio local e férias. Na Operação, GMs intensificam as ações com as viaturas, Base Móvel e GM motorizada.
Além do reforço da Guarda Municipal, pequenas dicas podem evitar roubos ou furtos, principalmente na hora das compras no comércio. Segundo a comandante da Guarda Municipal, Luzanira Joaquim Nascimento, é importante que o consumidor evite fazer compras sozinho. “Neste período, as ocorrências mais comuns envolvem furtos ou roubos de dinheiro. Por isso, é fundamental tomar cuidado com as carteiras. É bom também evitar contar dinheiro em público. Não é aconselhável levar grande quantidade de dinheiro na carteira”, orienta a comandante. Outra dica é não transportar grandes volumes, como sacolas.
“Se acontecer algo como furto ou roubo, a orientação é procurar algum posto policial ou viatura que esteja por perto e informar as características do suspeito e se sentiu qualquer suspeita de alguém também. Em qualquer situação, a orientação é não reagir. Em assaltos, principalmente que envolvem arma de fogo, orientamos não reagir. Na maioria das vezes, quem pratica este tipo de crime é usuário de entorpecentes e não tem limites”, disse Luzanira.
Evite surpresas na volta da viagem
É importante estar atento na hora de fazer os preparativos para as férias de final de ano e não fazer alerta que possa despertar atenção de estranhos ou até mesmo dos vizinhos.
Confira outras dicas:
1. Não comente sobre sua viagem com pessoas estranhas por perto.
2. Avise a um vizinho de confiança sobre a sua viagem. Se possível, deixe um número de telefone e ligue de vez em quando para saber se está tudo bem.
3. Ao se ausentar por um longo período, peça a um parente ou amigo de confiança para visitar sua residência periodicamente.
4. Reforce a fechadura da porta da frente.
5. Feche bem todas as portas e janelas, se possível com trancas.
6. Desligue a campainha para evitar que pessoas fiquem testando para saber se existe alguém na residência.
7. Evite colocar cadeados do lado de fora do portão. Isso pode mostrar que os moradores estão fora da residência.
8. Quem mora em condomínio não deve comentar o dia de retorno com os funcionários do edifício.
9. Também é aconselhável não deixar chaves com empregados, a não ser em casos de confiança absoluta ou de necessidade inadiável.
10. Caso suspeite de alguma ação estranha, acione imediatamente a GM pelo 153/ 0800-111-580 ou na Polícia Militar pelo 199.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98