Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura orienta população como evitar filas nas salas de vacina

imagem 92

 

Com o aumento no movimento de pessoas nas salas de vacina do município, nas últimas semanas, devido à procura pela imunização contra Febre Amarela, a Prefeitura orienta quem precisa de outros tipos de vacina sobre a melhor forma de ser atendido. A recomendação é que a população procure o serviço de saúde em horários diferentes ao da vacinação contra Febre Amarela. Como esta é a única vacina ofertada somente em um dia da semana nas unidades de saúde, é possível conseguir as demais imunizações nos outros dias ou no período contrário do dia.

Anuncio

Mães de bebês que precisam receber vacinas dos primeiros anos de vida, por exemplo, podem conferir o calendário abaixo e se programar para ir até a unidade de saúde nos dias em que não está programada a oferta da dose contra Febre Amarela. A medida evita filas na espera por vacinas obrigatórias. Confira abaixo o calendário básico de vacinação. Vale lembrar que as salas de vacina funcionam das 7h às 15h30 para as imunizações em geral, sendo que ficam fechadas no horário de almoço. Já para a proteção contra Febre Amarela é necessário um horário determinado, uma vez que após abertas, as ampolas da vacina têm curto período de validade. Normalmente, estas doses estão disponíveis somente no período da manhã, conforme horários abaixo.

Para receber qualquer vacina é preciso ir a unidade de referência de acordo com seu endereço, levar documento pessoal, Cartão Cidadão (documento emitido pela Secretaria de saúde que atesta o vínculo da pessoa à unidade de Saúde) e Carteirinha de Vacinação.

Advertisement

A Vigilância Epidemiológica, órgão da Prefeitura de Hortolândia, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, orienta a população sobre a importância de ficar sempre atento sobre as datas previstas no Calendário Básico de Vacinação para que nenhuma imunização seja esquecida. Além disso, é preciso prestar atenção nas mudanças realizadas neste calendário, como ampliação de faixa etária e inclusão de novas vacinas.

De acordo com informações do órgão municipal, sete vacinas sofreram alterações de Calendário recentemente. São elas: Hepatite A, Hepatite B, Tetra Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Catapora), Tríplice Viral (sarampo, Caxumba e Rubéola), Meningo C (Meningite), dTpa-Gestantes (Coqueluche) e HPV (Papiloma Vírus Humano). Especificamente em Hortolândia, a Vigilância Epidemiológica também recomenda a vacinação contra Febre Amarela, uma vez que a cidade foi incluída como cidade de risco ampliado para a doença. Para esta vacina, a orientação é que sejam imunizadas pessoas de todas as faixas etárias, com exceção de crianças menores de nove meses, gestantes e pessoas com baixa imunidade.

Calendário obrigatório de vacinas

 

Advertisement

VACINAS

Como era

Como está

Hepatite A

Advertisement

Idade máxima: 2 anos

01 dose (única) aos 15 meses

ou

até 4 anos

Advertisement

Hepatite B

Adultos até 49 anos

Qualquer faixa etária

Tetra Viral (para crianças)

Advertisement

Idade máxima: 2 anos

1ª dose com 12 meses,

2ª dose com 15 meses

ou

Advertisement

1ª dose aos 15 meses,

sendo aceita até 4 anos

Tríplice Viral (para adultos)

Duas doses até 19 anos ou uma dose de 20 a 49 anos

Advertisement

2ª dose até 29 anos ou

dose única de 30 a 49 anos

Meningo C

Crianças: Três doses aos 3, 5 e 12 meses

Advertisement

Idade máxima para reforço até 2 anos

Crianças: Três doses

aos 3, 5 e 12 meses.

Idade máxima para reforço passa a ser até 4 anos

Advertisement

Adolescentes: reforço aos

12 e 13 anos

dTpa

Gestantes

Advertisement

Uma dose a cada gestação, entre a 27ª e a 36ª semana

Uma dose a cada gestação, a partir de 20ª semana

ou vacinação no puerpério

(45 dias após o parto)

Advertisement

HPV

Mulheres de 9 a 26 anos com HIV/Aids

 

Meninas, de 9 a 14 anos

Advertisement

 

Meninos, de 12 a 13 anos

Adultos até 26 anos, que se submeteram a transplantes

ou pacientes oncológicos

Advertisement

 

Homens e Mulheres de 9 a 26 anos com HIV/Aids

 

Meninas de 9 a 14 anos

Advertisement

 

Meninos de 11 a 14 anos

Febre Amarela (específicamente para moradores de Hortolândia)

Recomendada para quem for viajar para áreas de transmissão da doença

Advertisement

Recomendada para toda a população

 

Calendário municipal de vacina contra Febre Amarela

 

Advertisement

 

Unidade de Saúde

Horário de vacina contra

Febre Amarela

Advertisement

UBS Rosolen

Segunda-feira 8h às 12h

USF São Jorge

Segunda-feira 7h30 às 11h30

Advertisement

USF Orestes Ongaro

Segunda-feira 7h30 às 11h30

UBS Novo Ângulo

Terça-feira 8h às 12h

Advertisement

USF São Bento

Terça-feira 7h30 às 11h30

USF Pq. do Horto

Terça-feira 12h às 15h

Advertisement

UBS Santa Clara

Quarta-feira 8h às 12h

USF Adelaide

Quarta-feira 7h30 às 11h30

Advertisement

USF Nova Europa

Quarta-feira 7h30 às 11h30

USF São Sebastião

Quarta-feira 7h30 às 11h30

Advertisement

UBS Nova Hortolândia

Quinta-feira 8h às 12h

USF Ghiraldelli

Quinta-feira 7h30 às 11h30

Advertisement

USF Santiago

Quinta-feira 7h30 às 11h30

UBS Amanda

Sexta-feira 8h às 12h

Advertisement

USF Amanda

Sexta -feira 7h30 às 11h30

USF Santa Esmeralda

Sexta -feira 7h30 às 11h30

Advertisement

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Clínica em Hortolândia inaugura atendimento diferenciado para crianças com TEA

Clínica Ability Therapy - tea

No último sábado (20/04), diversas famílias participaram da abertura de um novo espaço dedicado ao cuidado e desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Clínica Ability Therapy, localizada na Avenida Santana, 1103, no Parque Ortolândia, inaugurou suas portas com uma solenidade marcada por entusiasmo e esperança.

De acordo com a responsável pelo espaço, a Dra. Isis, a missão da clínica é singular. “Vamos proporcionar um atendimento diferenciado, centrado no desenvolvimento individual de cada criança, enquanto se integra plenamente à família e aos ambientes em que a criança está inserida. O espaço não se limita apenas ao tratamento, mas abraça a pesquisa e o ensaio clínico. O Centro de Pesquisa e Ensaio Clínico promete impulsionar os limites do conhecimento e encontrar novas abordagens para o tratamento do TEA”, afirmou a Dra. Isis.

Anuncio

Durante a inauguração, os presentes degustaram do delicioso coquetel e foram agraciados com performances musicais especiais, ressaltando a importância da arte e da expressão na jornada terapêutica das crianças com TEA.

Um dos pilares da Clínica Ability Therapy é a abordagem baseada na regulação dos sistemas sensoriais da criança. Buscando um efeito de regulação prolongado, o tratamento visa não só melhorar o bem-estar imediato da criança, mas também possibilitar uma participação mais eficaz em outras terapias.

Advertisement

Para Kelly Prado, que leva o filho Diego de 5 anos para participar das sessões de terapia, o atendimento do espaço é de muita qualidade. “Meu filho melhorou muito na escola, em casa e com os amiguinhos. Ele passa no atendimento com a Dra. Isis há seis meses e já observamos a sua melhoria. Eu indico as mães e pais a procurarem o espaço”, explicou Kelly.

Para garantir o sucesso desse modelo inovador, toda a equipe da clínica é habilmente treinada em análise do comportamento e técnicas de acomodação sensorial. Esse conjunto de habilidades garante que cada criança receba um plano terapêutico personalizado, adaptado às suas necessidades individuais.

A Clínica Ability Therapy representa um farol de esperança para famílias que enfrentam os desafios do TEA. Com sua abordagem integrada e compromisso com o desenvolvimento infantil, está destinada a desempenhar um papel crucial na vida de muitas crianças e suas famílias.

Trabalho Social

A Clínica Ability Therapy realiza um trabalho social para crianças em situação de vulnerabilidade social, em Hortolândia. O espaço oferece oferece vagas de atendimento gratuito para essas crianças. O objetivo é garantir todos os atendimentos necessários de acordo com o quadro da criança, e orientação familiar.

Advertisement

Para saber mais sobre o trabalho social, basta entrar em contato direto na clínica, no endereço Avenida Santana, 1103, no Parque Ortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Homenagem a Jura do Pote em mural de grafite em Hortolândia

Grafiteiro Edson Xis jardim estefania

No último fim de semana, Hortolândia ganhou um novo mural de grafite na EMEF Profa Lílian Cristiane Martins de Araújo, localizada no Jardim Estefânia. O grafiteiro Edson Xis dedicou aproximadamente 16 horas ao trabalho, usando cerca de 16 latas de spray para homenagear Juracy Monteiro dos Santos, conhecido como Jura do Pote, uma figura icônica na cultura local que faleceu em junho de 2023.

O projeto “Pintando o Reconhecimento“, já em sua terceira edição, visa destacar personalidades negras que marcaram significativamente a sociedade. Jura do Pote, selecionado por sua relevante trajetória cultural em Hortolândia, agora tem sua imagem e arte celebradas através deste vibrante mural que também contempla elementos da cultura afro-brasileira e quilombola, bem como referências ao seu trabalho como paisagista.

Anuncio

A escolha de Jura para esta homenagem reflete seu legado duradouro e seu impacto na comunidade local. O mural, inspirado em uma famosa apresentação de Jura na Escola de Artes Augusto Boal, não apenas revitaliza o espaço mas também serve como um ponto de encontro para aqueles que conheceram o artista. Segundo Edson Xis, o projeto incluirá também um minidocumentário que captura a realização do mural e testemunhos sobre a vida e a arte de Jura do Pote.

Este esforço é apoiado pela Lei Paulo Gustavo, por meio de uma chamada pública da Secretaria Municipal de Cultura de Hortolândia, que busca fomentar a retomada das atividades culturais afetadas pela pandemia da Covid-19, reafirmando o compromisso da cidade com a valorização de suas raízes e histórias locais.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque socioambiental no Jardim São Bento: confira novidades da obra

Parque socioambiental no Jardim São Bento

Equipes de Hortolândia intensificaram os trabalhos no novo Parque socioambiental no Jardim São Bento, com foco na construção e concretagem da calçada. Além disso, foram instalados guardas-corpos ao redor da lagoa, visando garantir a segurança dos frequentadores.

Todas essas melhorias fazem parte de um amplo conjunto de ações integrantes do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que visa promover o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos.

Anuncio

O prefeito Zezé Gomes ressaltou a importância do novo parque para a comunidade do Jardim São Bento, destacando que a entrega oficial está prevista para coincidir com as celebrações do 33º aniversário de Hortolândia, comemorado em maio. “Que a comunidade do Jd. São Bento possa aproveitar bem esse lugar, que já está ficando muito lindo”, comentou o prefeito.

Com essas iniciativas, a Prefeitura reafirma seu compromisso em proporcionar espaços públicos de qualidade, que promovam o lazer, o bem-estar e a integração social dos moradores. O novo Parque Socioambiental representará mais um importante ponto de encontro e convívio para a população de Hortolândia.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial4 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial4 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Região4 horas ago

Praça de 7 mil metros quadrados vai ser inaugurada em Hortolândia

Nesta quinta-feira, dia 25 de abril, um sonho se torna realidade para os moradores de Hortolândia. A Prefeitura entrega a...

Clínica Ability Therapy - tea Clínica Ability Therapy - tea
Nossa Cidade5 horas ago

Clínica em Hortolândia inaugura atendimento diferenciado para crianças com TEA

No último sábado (20/04), diversas famílias participaram da abertura de um novo espaço dedicado ao cuidado e desenvolvimento de crianças...

Mega-Sena Mega-Sena
Nossa Região16 horas ago

Prêmio da Mega-Sena 2716 acumula em R$6 milhões. Sumaré leva 58 mil reais

O suspense estava no ar enquanto os jogadores aguardavam ansiosamente o resultado do sorteio da Mega-Sena 2716, e a expectativa...

Grafiteiro Edson Xis jardim estefania Grafiteiro Edson Xis jardim estefania
Nossa Cidade17 horas ago

Homenagem a Jura do Pote em mural de grafite em Hortolândia

No último fim de semana, Hortolândia ganhou um novo mural de grafite na EMEF Profa Lílian Cristiane Martins de Araújo,...

Jd. Interlagos Jd. Interlagos
Policial21 horas ago

Troca de tiros e tentativa de assalto a carro-forte termina com policial ferido no Jd. Interlagos, em Hortolândia

Na tarde de hoje (23), houve uma tentativa de assalto a um carro-forte que estava estacionado em frente a uma...

Advertisement
cinema

Populares