Nossa Cidade

Prefeitura orienta mulheres sobre a importância do aleitamento materno

A Prefeitura de Hortolândia prossegue com a campanha “Agosto Dourado” para orientar gestantes, parturientes e puérperas sobre a importância do aleitamento materno. A campanha foi criada em 1990 pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que instituíram agosto como o mês de conscientização sobre o tema.

Neste mês, a Secretaria de Saúde promove ações da campanha no Hospital Municipal Mario Covas e no CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher). O hospital terá programação de palestras para os servidores. Nesta quinta-feira (05/08) haverá a palestra “Aleitamento materno e o objetivo do desenvolvimento sustentável”, às 19h30, com a fonoaudióloga Ana Cecília Dias Aragão. “As atividades visam capacitar os profissionais e funcionários para que realizem atendimento e assistência de qualidade às gestantes e parturientes internadas no hospital”, explica a coordenadora de qualidade, enfermeira Juliana de Oliveira Castanheira. 

Anuncio


A programação continua na próxima semana. Nos dias 09 e 10/08, às 16h e 20h, será realizada a palestra sobre ordenha de leite materno com a enfermeira obstetra Ana Gabriela Rodrigues de Godoy. Já nos dias 11 e 12/08, também às 16h e 20h, será ministrada a palestra “10 passos para o sucesso do aleitamento materno”, com a enfermeira Maria Solange Pacheco Santos. O hospital também realiza neste mês uma gincana interna entre os profissionais da unidade. O objetivo, de acordo com a enfermeira Juliana de Oliveira Castanheira, é avaliar o nível de conhecimento dos servidores sobre o tema, e a partir daí definir mais atividades de capacitação e aperfeiçoamento profissional. 

A abertura da campanha no hospital foi com a palestra “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”, ministrada pela Dra. Claudia Maria Monteiro, na segunda-feira (02/08). Na ocasião, foi feita uma homenagem ao prefeito Angelo Perugini e ao ex-secretário de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi, ambos falecidos neste ano em decorrência da COVID-19. O evento contou com a participação do atual secretário de Saúde, Denis André José Crupe. 

Ainda durante esta semana, o hospital municipal distribui cerca de 50 kits para gestantes e parturientes que estiverem internadas. Cada kit contém uma manta, seis fraldas, um termômetro e uma tesoura (para cortar as unhas do bebê). As gestantes também ganham uma foto durante o momento de amamentação de seus filhos. As fotos são entregues somente para as mães que autorizarem serem fotografadas. Outra ação de sensibilização realizada pelo hospital é uma exposição de fotos de funcionárias amamentando seus bebês. A exposição, com cerca de 40 imagens, está na entrada da maternidade.

CAISM

O CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) de Hortolândia também realiza ações da campanha “Agosto Dourado”. A unidade está decorada com enfeites e cartazes com dicas sobre aleitamento materno. A recepção também terá um mural de fotos de mães e seus bebês atendidos pela unidade. Serão colocadas somente as imagens das mães que autorizarem a divulgação de sua foto. O órgão é a unidade de referência no município para atendimentos de casos específicos, como gravidez de alto risco, e para exame de rastreamento de câncer de mama, por meio de mamografia.

As pacientes atendidas pela unidade com consulta de revisão de parto agendadas neste mês recebem orientações sobre a importância do aleitamento materno. A coordenadora da unidade, Angelica Queiroz, explica que a consulta é feita cerca de 40 dias após o parto para verificar o estado de saúde do bebê e da mãe. Em caso de não comparecimento, a unidade entra em contato com as pacientes faltantes. A ação também é realizada com as pacientes com a 1ª consulta marcada neste mês na unidade. O CAISM está localizado na rua José Pereira de Lira, 255 Jardim Green Park, atrás do Centro de Especialidades.

BENEFÍCIOS

De acordo com o Ministério da Saúde, o aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. A amamentação protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco de a criança desenvolver, no futuro, hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade. O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais, sendo que até o 6º mês de vida o bebê deve receber exclusivamente o leite materno. 

A Secretaria de Saúde salienta ainda que a amamentação é importante para fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê. O leite materno funciona como uma vacina, transmitindo anticorpos da mãe para o bebê. O ato de sugar o seio da mãe ajuda o bebê a desenvolver a dentição, a fala e a respiração.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo