Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura limpa terreno no Jardim Conceição

Publicado

em

Ação atende pedido de moradores da região, que reclamam do descarte irregular de lixo e entulho realizado pela própria população
A Prefeitura de Hortolândia, por meio do Departamento de Serviços Urbanos, realizou a limpeza do terreno localizado na Avenida Pau Brasil, no Jardim Conceição.  Moradores do local reclamavam do descarte irregular de entulho e materiais sem serventia e que podem ser foco do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
“As ações para combater o descarte irregular de lixo e entulho em terrenos são cada vez mais intensificadas na cidade. Pedimos a contribuição da população. Não adianta limpar o terreno e depois ele ser sujo novamente. Jogar lixo e entulho irregularmente é crime ambiental passível de multa”, alerta Renato Sarto, diretor de Serviços Urbanos.
A Prefeitura realiza a “Agenda Verde” – Mutirão de limpeza e zeladoria para mobilizar a população de Hortolândia a participar e ajudar o poder público na solução de problemas sociais e econômicos provocados pelo descarte irregular e ilegal de entulhos nas calçadas, terrenos baldios e áreas verdes, realizando um trabalho de conscientização.
Uma das ações do programa é a operação “Cata-Bagulho”, realizada em bairros de diferentes regiões da cidade. O morador descarta materiais sem uso e entulhos que são recolhidos pelas equipes do Departamento de Serviços Urbanos.
Na primeira fase da operação, foram recolhidas 2.092 toneladas de entulho e 112 toneladas galhos em 22 bairros. O mutirão está na segunda etapa e passará por 24 bairros, totalizando 46 bairros atingidos em duas fases. A “Agenda Verde” continua e o mutirão passará por mais bairros de Hortolândia.
A multa para quem for flagrado descartando lixo e entulho de forma irregular em terrenos varia de R$ 160, 43 até R$ 32.068, 00. A população pode denunciar o descarte irregular através do Whatsapp (19) 999761840.

Nossa Cidade

Hortolândia recebe trem com cores do arco-íris, nesta sexta-feira (01/07)

Publicado

em

Passagem está prevista para às 16h; ação é comemorativa ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+

Hortolândia receberá a passagem de um trem com as cores do arco-íris, nesta sexta-feira (01/07). De acordo com a empresa Rumo, concessionária  do transporte ferroviário na cidade e na região, a previsão do horário de passagem da composição é por volta das 16h. A ação é para marcar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, comemorado na quinta-feira (28/06). As cores do arco-íris, também estampadas em bandeiras, são o símbolo do movimento LGBT.

A população poderá acompanhar a passagem do trem no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, órgão da Prefeitura de Hortolândia, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O centro estará aberto normalmente até às 16h30. Caso o trem ainda não tenha passado no horário previsto, o espaço fechará e a equipe do órgão ficará no local para orientar o público. Por questão de segurança, o centro reforça para que as pessoas não desçam no trilho para acompanhar a passagem da composição.

Quem quiser, também poderá acompanhar a passagem do trem pela câmera de monitoramento instalada no Centro de Memória. A câmera é do tipo 360º e funciona 24 horas. As imagens da câmera são exibidas em tempo real no canal no YouTube do grupo Railcam Brasil. 

Publicidade

O equipamento foi inaugurado no evento “Café Com Viola”, realizado, em maio, pela Prefeitura em comemoração ao 31º aniversário de emancipação política de Hortolândia

O fornecimento e a instalação do equipamento foram feitos pelo grupo Railcam Brasil, que reúne admiradores e fãs de trens e ferrovias do Brasil e de outros países. Hortolândia é o segundo município a receber a câmera. A iniciativa conta com o apoio da empresa Rumo e da Prefeitura. Além da câmera, o grupo disponibilizou o Wi-Fi gratuito no Centro de Memória, cujo uso é gratuito somente para visitantes , mediante uso de senha. 

O Centro de Memória ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. Com um acervo de objetos, fotos e materiais antigos, a unidade guarda parte importante da história do município.

Enquanto aguarda a passagem do trem, o público pode ainda conferir a atual exposição em cartaz, “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”, em homenagem ao Mestre Chiquinho, um dos moradores mais ilustres de Hortolândia

Publicidade

A exposição, inaugurada em dezembro de 2021, reúne cerca de 100 objetos, dentre fotos, vestimentas, fantasias e outros itens, que fazem parte dos acervos pessoal de Mestre Chiquinho e do próprio centro. Um dos itens de destaque é uma foto antiga do avô de Mestre Chiquinho, que de acordo com ele, tem mais de 100 anos. “É a foto mais antiga da exposição”, conta o homenageado.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Documentário “Limiar” é atração do projeto “Bate-papo de cinema” do Pontos MIS

Publicado

em

Filme será disponibilizado on-line a partir desta sexta-feira (01/07) até domingo (03/07); no sábado (02/07), às 18h, haverá bate-papo sobre a produção

Um relato intimista sobre as dificuldades e os preconceitos que um adolescente enfrenta ao decidir fazer a transição de gênero. Esse é o mote do documentário “Limiar”, atração do projeto “Bate-papo de cinema”, realizado pelo programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), do governo do Estado, e a Prefeitura de Hortolândia. O projeto disponibiliza on-line o filme, a partir desta sexta-feira (01/07) até domingo (03/07). Para assistí-lo, é necessário fazer inscrição por meio deste LINK. O longa-metragem integra a mostra “ICine de Cinema”, realizada em parceria com o movimento ICine, rede formada por cineastas, produtores e exibidores do interior e litoral paulista. O documentário tem classificação indicativa de 12 anos. A exibição do filme marca ainda o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, comemorado na terça-feira (28/06).

O projeto também promove um bate-papo on-line ao vivo sobre o filme, neste sábado (02/07), às 18h. Participarão do debate a diretora do documentário, Coraci Ruiz, e o presidente do coletivo de cinema, Kino-Olho, de Rio Claro, Raphael Paes da Silva. A mediação será da diretora e roteirista Giuliana Monteiro. O público poderá assistir o bate-papo no canal do YouTube do Pontos MIS, que terá interpretação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos.

No documentário, filmado entre 2016 a 2019, a cineasta Coraci Ruiz mostra a transição de gênero de seu filho, Noah, de 16 anos, a partir de relatos comoventes do jovem, da própria Coraci e de sua mãe. “Limiar” foi exibido em vários festivais de cinema do Brasil e de outros países. O filme recebeu prêmios de Melhor Direção no Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, em 2020, e de Melhor Documentário, no 36º Lovers Film Festival, em 2021, na Itália.

Publicidade

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Livro infantojuvenil “Diário de um banana – Rodrick é o cara” domina preferência dos leitores da Biblioteca Municipal

Publicado

em

Obra ficou em 1º lugar no ranking dos livros mais emprestados em junho; lista também traz os clássicos “Orgulho e preconceito” e “Quincas Borba”

A série infantojuvenil “Diário de um banana” segue no topo da preferência dos leitores cadastrados da Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia. O volume “Rodrick é o cara” ficou na 1ª posição do ranking dos livros mais emprestados pela biblioteca, em junho. Outros dois títulos da série também estão na lista: “A verdade nua e crua” (9ª posição) e “Apertem os cintos” (20ª posição). Em junho, a biblioteca registrou um total de 999 empréstimos de livros.

Obras clássicas da literatura também têm atraído os leitores. Prova disso é que a 2ª posição do ranking ficou com o romance “Orgulho e preconceito”, um dos livros mais conhecidos da romancista inglesa Jane Austen. A obra já teve várias adaptações para o cinema. Uma delas é a de 2005, estrelada pela atriz Keira Knightley. Outro clássico literário que aparece no ranking é “Quincas Borba”, um dos títulos mais emblemáticos de Machado de Assis. 

“Embora os títulos da série ‘O diário de um banana’ continuem a ser os mais procurados, os leitores da biblioteca também estão se interessando pelos clássicos das literaturas brasileira e estrangeira e por títulos de outros gêneros literários, como mostra o ranking de junho”, destaca o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva.

Publicidade

Séries literárias consagradas que foram transformadas em franquias cinematográficas igualmente bem sucedidas também continuam a atrair os leitores. Um exemplo é o romance “Jogos Vorazes”, que ficou em 3º lugar no ranking. 

Os best sellers também seguem em alta na biblioteca, com destaque para o romance “Estilhaça-me”, da escritora americana descendente de iranianos, Tahereh Mafi, que ficou na 5ª posição do ranking. 

Obras infantis também são entre as mais procuradas. Um dos destaques é “ Meu atlas pop-up das cidades”, obra que apresenta figuras tridimensionais em papel que se abrem em cada página. 

Outro segmento que tem atraído os leitores são os títulos didáticos. Um dos destaques do ranking é “Não erre mais – Língua portuguesa nas empresas”, que ensina e oferece dicas e orientações sobre como escrever corretamente. 

Publicidade

Consulta na internet

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Vale lembrar que é obrigatório o uso de máscara dentro da biblioteca durante o tempo de permanência no local.

O acervo da biblioteca está disponível para consulta na internet, por meio deste SITE. O acervo tem mais de 17.000 títulos. 

Para estimular o hábito da leitura, a biblioteca várias ações, como “Achei um livro”, “Gostou? Leva pra casa!” e a banca de troca de livros. 

Publicidade

Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Confira abaixo o ranking dos livros mais emprestados em junho:

Ranking dos livros mais emprestados – Junho de 2022

Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte

Publicidade

Título

Autor

Diário de um banana – Rodrick é o cara

Jeff Kinney

Publicidade

Orgulho e preconceito

Jane Austen

Jogos Vorazes

Suzanne Collins

Publicidade

Príncipe mecânico

Cassandra Clare

Estilhaça-me

Tahereh Mafi

Publicidade

A origem dos guardiões – Mundos fantásticos

O jogo do amor ódio

Sally Thorne

Publicidade

É assim que acaba

Colleen Hoover

Diário de um banana – A verdade nua e crua

Jeff Kinney

Publicidade

Obsessão

Maya Banks

Não erre mais – Língua portuguesa nas empresas

Maria Lúcia Elias Valle

Publicidade

O cérebro que se transforma

Norman Doidge

Química – Volume único

Teruko Y. Utimura e Maria Linguanoto

Publicidade

O jeito Disney de encantar os clientes

Disney Institute

Meu atlas pop-up das cidades

Jonathan Litton e Stephen Waterhouse

Publicidade

Quincas Borba

Machado de Assis

Isolados – O enigma

Bibi Tatto

Publicidade

A proposta

Katie Ashley

Os Vingadores – A chegada dos Vingadores e A vingança de Ultron

Kurt Busiek e George Pérez

Publicidade

Diário de um banana – Apertem os cintos

Jeff Kinney

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Publicidade
Continue Lendo

Populares