Ação atende pedido de moradores da região, que reclamam do descarte irregular de lixo e entulho realizado pela própria população
A Prefeitura de Hortolândia, por meio do Departamento de Serviços Urbanos, realizou a limpeza do terreno localizado na Avenida Pau Brasil, no Jardim Conceição. Moradores do local reclamavam do descarte irregular de entulho e materiais sem serventia e que podem ser foco do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
“As ações para combater o descarte irregular de lixo e entulho em terrenos são cada vez mais intensificadas na cidade. Pedimos a contribuição da população. Não adianta limpar o terreno e depois ele ser sujo novamente. Jogar lixo e entulho irregularmente é crime ambiental passível de multa”, alerta Renato Sarto, diretor de Serviços Urbanos.
A Prefeitura realiza a “Agenda Verde” – Mutirão de limpeza e zeladoria para mobilizar a população de Hortolândia a participar e ajudar o poder público na solução de problemas sociais e econômicos provocados pelo descarte irregular e ilegal de entulhos nas calçadas, terrenos baldios e áreas verdes, realizando um trabalho de conscientização.
Uma das ações do programa é a operação “Cata-Bagulho”, realizada em bairros de diferentes regiões da cidade. O morador descarta materiais sem uso e entulhos que são recolhidos pelas equipes do Departamento de Serviços Urbanos.
Na primeira fase da operação, foram recolhidas 2.092 toneladas de entulho e 112 toneladas galhos em 22 bairros. O mutirão está na segunda etapa e passará por 24 bairros, totalizando 46 bairros atingidos em duas fases. A “Agenda Verde” continua e o mutirão passará por mais bairros de Hortolândia.
A multa para quem for flagrado descartando lixo e entulho de forma irregular em terrenos varia de R$ 160, 43 até R$ 32.068, 00. A população pode denunciar o descarte irregular através do Whatsapp (19) 999761840.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98