Nossa Cidade

Prefeitura limpa lagoa do Parque Remanso das Águas

Ação emergencial já tirou mais de 20 caminhões de lixo do local

O prefeito Angelo Perugini começou a resgatar a vida do Parque Ambiental Remanso das Águas, localizado na região do Carmem Cristina. A Prefeitura realiza a limpeza no entorno da lagoa, de onde o Departamento de Serviços Urbanos já retirou 22 caminhões de lixo e entulho. O trabalho, iniciado sexta-feira (13/01), será concluído nesta terça-feira (16/01).

Anuncio


Pássaros que vivem no lugar parecem comemorar a ação da Prefeitura. Do alto da comporta da lagoa, as aves observam o trabalho de cerca de 50 homens, encarregados de limpar o local.

Galhos de árvores, garrafas de plásticos, brinquedos e todo tipo de entulho são removidos do lago com a ajuda de uma retroescavadeira, caminhão e até uma canoa para alcançar o lixo localizado nos pontos distantes da margem do espelho d´água.

“Trabalhamos durante todo o final de semana para conseguir fazer a limpeza da lagoa o mais rápido possível”, disse o diretor de Serviços Urbanos, Renato Sarto.

A limpeza emergencial é a primeira etapa de revitalização da lagoa. De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, José Nazareno Gomes, o Zezé, é preciso limpar o fundo do espelho d´água (desassorear). A Prefeitura busca recursos para realizar o serviço.

Zezé adiantou que, nos próximos dias, a Administração iniciará o Mutirão Ecológico, que envolverá toda a comunidade na limpeza e preservação das lagoas da cidade, com ações de educação ambiental.

“Realizamos esse serviço emergencial para tirar a lagoa do estado de abandono em que a encontramos. Agora, vamos envolver a comunidade na tarefa de cuidar de todas as lagoas e parques da nossa cidade. A colaboração da população, com o descarte correto de lixo, é muito importante para manter nossa cidade limpa”, afirma o secretário de Meio Ambiente.

HORTOLÂNDIA VIVA
A retomada do projeto ambiental de recuperação e preservação de mananciais é uma das prioridades do prefeito Angelo Perugini.

O prefeito continuará a implantação de áreas de lazer no entorno dos córregos, ação iniciada em seus governos anteriores (2005 a 2012), quando a cidade passou a contar com os parques ambientais Irmã Dorothy Stang (Jd. Nossa Senhora de Fátima), Chico Mendes e Renato Dobelin, ambos na região Central.

Em seus governos anteriores, Perugini também iniciou as obras para implantação do Parque Remanso das águas, na região Carmem Cristina, e deixou recursos garantidos para implantação do parque ambiental na região do Jardim Santa Fé.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo