Nossa Cidade

Prefeitura lança Projeto Turismo Industrial na Wickbold

Fabricante de pães gera mais de mil empregos para a cidade; 95% dos colaboradores são moradores de Hortolândia

O prefeito Angelo Perugini lançou, nesta quarta-feira (26/09), o Projeto Turismo Industrial para empresários e autoridades. A primeira visita foi realizada na Wickbold, a maior fabricante de pães e derivados de trigo do Brasil. O objetivo do projeto da Prefeitura é abrir empresas e indústrias da cidade para a visitação da comunidade, empreendedores, estudantes e investidores. A Wickbold fica na Av. Emancipação, 4000, Jardim Terras de Santo Antônio.

Por meio do Projeto Turismo Industrial, os visitantes poderão conhecer o potencial de Hortolândia. As empresas e indústrias envolvidas terão sua marca evidenciada e sua competência destacada, possibilitando a construção de parcerias e contribuindo para uma visão diferenciada no mundo empresarial.

Durante a visita, os participantes puderam conhecer as linhas de produção dos produtos da Wickbold, a história da empresa e dos produtos fabricados. Nas próximas visitas, a Prefeitura incluirá no roteiro um passeio pelas obras em realização na cidade. Todas as visitas serão monitoradas por agentes da Prefeitura.

“Essa é uma empresa familiar, que desperta os nossos sentidos. Ela oferece oportunidades para as pessoas da cidade, por isso, queremos que ela esteja bem, e em constante crescimento. O projeto Turismo Industrial aproximará a comunidade das empresas e despertará nas pessoas a vontade de ocupar as vagas qualificadas de emprego nessas corporações. Também será uma vitrine para as indústrias da nossa cidade mostrarem seu potencial produtivo aos visitantes”, observa o prefeito Angelo Perugini.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a visita inaugural do Turismo Industrial na Wickbold visa apresentar o projeto para autoridades municipais, Imprensa local e iniciar um movimento de valorização do material produtivo do município.

“O turismo é um importante fator de desenvolvimento em qualquer parte do mundo, ele é capaz de movimentar toda a cadeia econômica de uma cidade. Quando abraçamos o projeto Turismo Industrial, o Prefeito Angelo Perugini pediu que iniciássemos por algo bom, a comida. Com esta iniciativa, queremos valorizar a identidade de Hortolândia e sua capacidade de inovar e qualificar os segmentos produtivos”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Monique Freschet.

A Wickbold é a primeira parceira da Prefeitura no Projeto Turismo Industrial. “É sempre essencial olhar para o passado antes de olhar para o futuro. A paixão pelos pães fizeram com que transformássemos uma padaria em uma empresa com liderança de mercado no setor. Queremos que as pessoas venham nos visitar e que conheçam a nossa história, os nossos produtos”, disse o proprietário da empresa, Ronaldo Wickbold.

A secretária explica que o Turismo Industrial cresce a cada dia e muitos países desenvolvidos como Portugal, França, Japão e Estados Unidos já estão à frente deste segmento. “A localização privilegiada de Hortolândia e a proximidade com grandes polos industriais do país, fizeram com que a nossa cidade passasse por um rápido desenvolvimento demográfico e industrial passando a ser considerada um polo tecnológico com várias empresas de parâmetro industrial altamente avançado. Por meio do Projeto Turismo Industrial, queremos compartilhar esse potencial com a comunidade e com as empresas parceiras”, afirma a secretária.

As indústrias, instituições de ensino, empreendedores que desejarem fazer parte do programa podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo pelo telefone 3965-1400 / Ramal 8911, ou pelo e-mail [email protected].gov.br.

Hortolândia, polo industrial

Hortolândia tem vocação para a indústria e a tecnologia. Com localização, a cidade possui grande potencial econômico, com mais de 586 indústrias, 2.880 comércios, 3.105 prestadores de serviços, 3 shoppings, 18 agências bancárias, 10 hotéis somando mais de 500 leitos, além do PIB (Produto Interno Bruto) em R$11 bilhões.  O município oferece 98% de coleta e tratamento de esgoto, 98% de ruas asfaltadas, 100% de abastecimento de água, parques ambientais, um hospital público e um particular, 17 unidades de saúde, 56 escolas municipais, duas escolas técnicas, universidades federal, estadual e particular, além de um centro de tecnologia.

Wickbold emprega mais de mil pessoas, a maioria de Hortolândia

A Wickbold é uma indústria do setor alimentício que é parceira da Prefeitura e da cidade de Hortolândia. Ela chegou ao município em 2007 e gera mais de 1 mil empregos, sendo que 95% dos seus colaboradores são moradores da cidade. A empresa emprega 33 pessoas com algum tipo de deficiência, número que excede o mínimo de PCDs obrigatório por Lei.

A fabricante de pães respeita o meio ambiente, realiza o descarte industrial correto e mantém uma estação de tratamento de afluentes na empresa.

Para atender a comunidade local, a Wickbold mantém uma loja na frente da fábrica, no Jd. Terras de Santo Antonio, onde comercializa todos os produtos da empresa.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo