Para contribuir com o acolhimento dos futuro bebês hortolandenses, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, lança na próxima terça-feira (01/07), o “Programa Gestação”. O objetivo do Programa Gestação é atender gestantes em situação de vulnerabilidade social do município de Hortolândia, atendidas nos Projetos Sociais, referenciadas nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). A cerimônia acontece às 9h, no Centro de Formação de Profissionais de Educação Paulo Freire, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 205, Remanso Campineiro.
O prefeito Antonio Meira participará da cerimônia junto com a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento da Silva. Interessados em participar do programa podem comparecer ao lançamento para agendamento da inscrição, ou podem se dirigir diretamente às unidades dos CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do Jardim Amanda, Jardim Rosolen, Jardim Novo Ângulo e Vila Real. Para inscrição é necessário apresentar comprovante de endereço e documentos pessoais, além do cartão do Cadastro Único.
O critério prioritário para inserção no programa é que a gestante faça o pré-natal na rede de saúde pública no município. As orientações abordam principalmente o fortalecimento dos vínculos familiares. Porém, as gestantes somente participarão do programa, se forem moradoras do município. Elas precisam estar inscritas no Cadastro Único e participar regularmente das ações -previstas pelo programa.
Nas palestras serão abordados o entendimento de suas transformações, buscando trazer para um maior nível de consciência e maturidade o que se passa dentro e fora do seu corpo, envolvendo o emocional, o físico e o social. O programa ofertará um kit gestação, que será entregue às gestantes nas últimas consultas. No kit há, materiais de higiene, e utilidades pessoais para os recém- nascidos.
Será realizado um trabalho diferenciado na abordagem técnica de pesquisa de prontuários para evitar a participação indevida. Dinâmicas de grupo serão desenvolvidas, bem como palestras educativas. Os encontros acontecerão mensalmente, conforme descrito no cronograma com temas pontuais, além dos atendimentos individuais, quando se fizerem necessários.
Segundo a secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento da Silva, o acompanhamento preciso durante a gestação é fundamental para que a criança chegue num lar saudável. “O cuidado com a gestante vai além da saúde física. Precisamos também explicar todos os direitos e deveres dos familiares, e manter a gestante informada sobre o estatuto da criança. A Administração tem o objetivo de cuidar do cidadão em todos os aspectos, principalmente no que diz respeito à Saúde e boa qualidade de vida”, comentou Rosana.
Desenvolvimento
As gestantes serão convidadas a participar do Programa em atendimento individual ou em reunião ampliada, onde será apresentada a proposta das ações desenvolvidas, realizando palestras e apresentação de vídeos, rodas de conversas, visando orientar sobre o cuidado com o bebê, sobre a saúde da gestante, a importância do aleitamento materno, direitos, deveres e outros. Em caso de gestação de risco, o CRAS realizará o acompanhamento periódico da família.
Confira os itens do Kit Gestação
02 Calças compridas infantis, tamanho P
02 Bodies infantis, mangas longas tamanho P
01 Cobertor Infantil
01 Enxoval para bebê
02 Fralda descartável anatômica, tamanho P
01 Conjunto de três pares de meias
01 Jogo de lençol
02 Macacões tamanho P
01 Bolsa personalizada na cor branca
01 Toalha Infantil
01 Mamadeira com copo polipropileno
01 Toalha umedecida
01 Travesseiro infantil
01 Sabonete Líquido
01 Creme para prevenção de assaduras
01 Termômetro digital
Fonte: Prefeitura de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98