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Prefeitura inicia obra para evitar inundação no Centro

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A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, trabalha, desde o sábado (09/02), na obra de prevenção à enchentes na região central da cidade. O serviço consiste na implantação de grandes tubos de drenagem embaixo do asfalto e 17 bocas de lobo, num trecho de 500 metros, desde a avenida Santana, passando pela rua Argolino de Moraes, até a rua Luiz Camilo de Camargo, na altura do Banco Bradesco. A obra é realizada por etapas. Nesta primeira fase, a passagem sobre a linha férrea está interditada, uma vez que as obras se concentram neste local. A previsão é que o tráfego de veículos seja liberado na segunda-feira (18/02), desde que a chuva não atrapalhe o andamento dos trabalhos.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Sérgio Torrecilas, a obra de drenagem vai ampliar o escoamento da água da chuva até o Ribeirão Jacuba, na altura da Ponte Osmar Dobelin, na avenida Santana. Atualmente, a água desce em enxurrada, pela parte superficial do asfalto, acumulando todo o volume na parte baixa do Remanso Campineiro e Jd. das Paineiras. “Com estas obras, vamos aumentar a capacidade de escoamento da água da chuva e evitar alagamentos, como o que afetou a região central em janeiro”, afirmou Torrecilas. Na primeira semana deste ano, imóveis do Jd. das Paineiras foram invadidos pela água da chuva, que teve volume acumulado de 277mm em 48h.

Para a implantação dos tubos de drenagem na altura da avenida Santana, a Secretaria de Obras removeu parte do asfalto, neste final de semana. A tubulação já foi implantada e, nesta segunda-feira (11/02), operários trabalham na preparação do solo para receber novo pavimento. Além disso, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) realiza a readequação do sistema de abastecimento de água. “Os tubos de drenagem são muito grandes e houve a necessidade de afastar a rede de água para evitar problemas futuros”, destacou o secretário de Obras. “Nosso objetivo é liberar a passagem de veículos sobra a linha férrea o quanto antes”, completou Torrecilas.

Assim que este trecho de obras estiver finalizado, os trabalhos serão iniciados na etapa seguinte, localizada na rua Argolino de Moraes, onde o trânsito será parcialmente impedido. O prazo para que todo os sistema de drenagem esteja concluído é de dois meses.

Rotas alternativas

Durante o período de obras na avenida Santana, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, indica rotas alternativas no trânsito para melhor fluidez do tráfego durante o serviço. Para orientar os motoristas, a Prefeitura instalou 36 placas, 12 faixas e dois painéis de LED (um na avenida Santana, próximo ao Terminal Metropolitano, e outro na avenida São Francisco de Assis, em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário). Os materiais tem o objetivo de orientar pedestres e motoristas sobre os devios de trânsito que devem ser acessados para evitar transtornos. Os desvios podem ser conferidos abaixo.

Quem vem do Jardim Amanda para o Centro, Vila Real e Sumaré

Deve seguir pela avenida Santana até a avenida Olivio Franceschini, adentrando a rua Nelson Pereira Bueno, rua Caetano Basso; circundando a rotatória do supermercado São Vicente, seguindo pela avenida Anhanguera até a avenida Thereza Ana Cecon Breda.

Quem vem de Sumaré, da Vila Real e Centro para o Jardim Amanda

Deve se deslocar a partir da avenida Thereza Ana Cecon Breda, seguir pela avenida Anhanguera, circundando a rotatória do supermercado São Vicente, seguindo pela rua Zacarias Costa Camargo, avenida Olivio Franceschini até a avenida Santana.

Quem vem da Av. Emancipação para o Centro ou Sumaré

O deslocamento a partir da avenida Emancipação deve seguir para a rua Luiz Camilo de Camargo até a rua João Blumer, pode acessar a rua Geraldo Denadai, avenida Anhanguera e avenida Thereza Ana Cecon Breda.

Quem vem de Sumaré para o Centro e Av. Emancipação:

Segue pela avenida Thereza Ana Cecon Breda, avenida Anhanguera, circundando a rotatória do supermercado São Vicente, pode acessar a rua Zacarias Costa Camargo, avenida Olivio Franceschini até a avenida Emancipação.

Quem vem da Avenida Emancipação seguindo pela Av. Olivio Franceschini sentido Centro e Sumaré:

Segue pela avenida Emancipação, seguindo pela avenida Olivio Franceschini até a rua Capitão Lourvival Mey, adentrando a rua Luiz Camilo de Camargo até a rua João Blumer, pode acessar a rua Geraldo Denadai, avenida Anhanguera e avenida Thereza Ana Cecon Breda.

Quem vem de Sumaré sentido Centro até Avenida da Emancipação:

Deslocamento pela avenida Thereza Ana Cecon Breda, avenida Anhanguera, circudando a rotatória do Supermercado São Vicente, seguindo pela rua Zacarias Costa Camargo, avenida Olívio Franceschini até a avenida da Emancipação.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Prefeitura de Hortolândia realiza vacinação contra a COVID-19, neste sábado (16/10)

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A vacinação será realizada no horário das 8h às 15h30

Com 70% da população acima de 12 anos já protegida com a 2ª dose ou dose única contra a COVID-19, Hortolândia continua a avançar com a imunização. Neste sábado (16/10), a Prefeitura realizará vacinação no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro e nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) Novo Ângulo e Rosolém. Já as UBS Amanda II, Parque do Horto e Rosolém, que realizarão o “Dia V” da campanha de multivacinação, também neste sábado, vão fazer a imunização contra a COVID-19 somente para adolescentes. O horário da vacinação em todos os locais será das 8h às 15h30.

Para que o município atinja mais rapidamente 100% da população imunizada contra a COVID-19, a Secretaria de Saúde reforça a solicitação às pessoas que ainda não receberam a 2ª dose para que compareçam à vacinação deste sábado. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, 18.189 pessoas estão faltantes com a 2ª dose na cidade.

1ª DOSE

Para receber a 1ª dose, é necessário realizar o agendamento no site da Prefeitura de Hortolândia. No agendamento é indicado o local onde a pessoa deve se dirigir para ser imunizado, levando documento com foto, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de endereço. Para crianças e adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, também é exigido um termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis, além da presença desta pessoa maior de idade no ato da vacina.

2ª DOSE

Para receber a 2ª dose, não é necessário agendamento. Basta se dirigir ao local anotado na carteira de vacina, levando documento com foto e CPF, além do comprovante de recebimento da 1ª dose.

Para quem recebeu a 1ª dose da vacina Pfizer, é possível antecipar a 2ª dose. Antes, o intervalo entre a 1ª e a 2ª doses era de 12 semanas (equivalente a 84 dias). Com a nova determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, o intervalo foi reduzido de 12 para 8 semanas (equivalente a 2 meses, ou 56 dias). Com isso, quem se enquadra neste critério já pode procurar o mesmo local para ter a 2ª dose antecipada.

A Secretaria de Saúde ainda informa que adolescentes com comorbidades que receberam a 1ª dose da Pfizer também poderão antecipar a 2ª dose a partir desta segunda-feira (18/10).

3ª DOSE

A vacinação da 3ª dose é oferecida atualmente para idosos com idade de 60 anos ou mais e pacientes imunossuprimidos. A imunização é feita exclusivamente no CCMI. É preciso fazer agendamento no site da Prefeitura. 

A Secretaria de Saúde reforça a orientação que os idosos podem receber a 3ª dose somente seis meses após a 2ª dose. No dia da vacinação, os idosos devem levar os comprovantes de vacinação da 1ª e 2ª doses. Caso o idoso tenha sido vacinado com a 1ª ou a 2ª dose fora de Hortolândia, ele deverá apresentar comprovante de residência deste ano e CPF (Cadastro de Pessoa Física). 

A Secretaria de Saúde ainda salienta que a 3ª dose continua a ser aplicada para imunossuprimidos com idade a partir de 12 anos e profissionais da rede particular de saúde. Esses públicos também devem fazer o agendamento para a 3ª dose no site da Prefeitura. Os imunossuprimidos devem seguir o intervalo de 28 dias entre a 2ª dose e a 3ª dose. No dia da vacinação, os imunossuprimidos devem levar o comprovante da 2ª dose, CPF e comprovante da doença. Já os profissionais da rede particular de saúde devem apresentar algum documento que comprove sua atuação na área.

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Prefeitura pinta pictograma de Pessoa com Deficiência em nove abrigos de ônibus no Jardim Amanda

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Ação da Secretaria de Mobilidade Urbana aconteceu nesta sexta-feira (15/10)

Mais nove novos abrigos de ônibus, recém-implantados pela Prefeitura no Jardim Amanda, ganharam, nesta sexta-feira (15/10), sinalização específica para PCD (Pessoa Com Deficiência).

De acordo com os dados da Secretaria de Mobilidade Urbana, agora já são 63 os equipamentos em que a sinalização de reserva de vaga para PCD foi pintada pela Administração Municipal. A medida contribui para que a população respeite o direito do deficiente que utiliza o transporte público para se deslocar.

Logo cedo, técnicos do Setor de Pintura percorreram a Avenida Brasil, onde implantaram a sinalização específica em quatro abrigos: um em frente ao numeral 635, outro no lado oposto ao supermercado Poupar, mais um em frente ao supermercado Minicusto e, por fim, outro em frente ao numeral 1.100.

Em seguida, a equipe se dirigiu à Avenida Cora Coralina, onde foram sinalizados outros cinco equipamentos: um próximo ao cruzamento com a Avenida Anita Garibaldi, outro em frente ao numeral 351b, um próximo ao cruzamento com a Rua Padre Feijó, outro em frente ao número 1.175 e, finalmente, um próximo ao cruzamento com a Rua Anita Garibaldi.

A sinalização para PCD é implantada nos 165 novos abrigos de ônibus, à medida que estes vão sendo construídos pela Administração Municipal. Os mais recentes foram implantados nestes dois bairros. Segundo o diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos, a pintura do pictograma garante a reserva da vaga para cadeirante.

Sinalização de lombadas

Além da pintura de pictogramas PCD nos novos abrigos de ônibus, a Secretaria de Mobilidade Urbana também sinalizou lombadas, na manhã desta sexta-feira (15/10). A primeira a receber pintura de faixas amarelas foi a localizada na Rua Joaquim Martarollli, entre as ruas Maria Ribeiro dos Santos e Joseph Paul Burlandy, no Parque São Miguel. A segunda, também na Joaquim Martarollli, fica entre a Rua Carlos de Campos Adorno e a Avenida Olívio Franceschini, no Parque São Gabriel.

Novos pontos de parada

Ao todo, Hortolândia ganhará 218 novos sinalizadores de pontos de parada de ônibus: 165 abrigos e 53 totens que demarcam os locais de embarque e desembarque. Modernos, os novos equipamentos garantem comodidade e segurança aos usuários do transporte público. Além de confortáveis, os novos pontos contam com painéis que permitirão aos usuários consultar o itinerário e o tempo de chegada dos ônibus. Os abrigos dispõem de iluminação, espaço para cadeirante e piso tátil para deficientes visuais, assim como bancos reforçados para obesos.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, abrigos e totens serão instalados em toda a cidade, em ruas e avenidas de grande fluxo de pessoas. A ação mantém Hortolândia no ranking das cidades mais inteligentes do Brasil, pois estes pontos vão contar, muito em breve, com Wi-Fi para que todos possam acompanhar os horários e itinerários por meio de aplicativo na internet.

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Divisão de Saúde Ocupacional da Prefeitura de Hortolândia mudará para o prédio do HORTOFÁCIL

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Imóvel que abrigava órgão da Secretária de Administração e Gestão de Pessoal agora será sede da Farmácia de Alto Custo da Secretária de Saúde

Atenção, servidor da Prefeitura de Hortolândia. A DSO (Divisão de Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho) está de mudança para o prédio do HORTOFÁCIL, central de serviços municipais localizada na Rua Argolino de Moraes, 405, na Vila São Francisco. Segundo a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, dúvidas sobre o atendimento, neste período, podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp da DSO: (19) 99976-3890.

Com a mudança, a antiga sede da DSO, na Rua Vanderlei Costa Camargo, 58, na Vila São Francisco, passará a abrigar a Farmácia de Alto Custo, órgão da Secretaria de Saúde. 

“A DSO contará com um espaço mais amplo e seguro, próximo ao DGP (Departamento de Gestão de Pessoal), o que facilitará o atendimento dos servidores”, afirma a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Ieda Manzano de Oliveira.

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