Nossa Cidade

Prefeitura inicia instalação de fios subterrâneos na rua Luiz Camilo

A Prefeitura de Hortolândia iniciou a colocação da fiação subterrânea no sistema criado, recentemente, embaixo das calçadas da rua Luiz Camilo de Camargo, no trecho entre a Loja Marabraz (rua Zacarias Costa Camargo) até a loja Seller (depois da rua Nelson Pereira Bueno). Na última semana, a empresa responsável pelo serviço de transferência dos fios começou a colocar a estrutura que conduzirá eletricidade para cerca de 40 comércios deste trecho. Além disso, empresas de telecomunicações também já realizam este serviço. Esta é a primeira etapa para transferência da fiação aérea para o sistema subterrâneo da rua. A previsão é que as ligações elétricas e de telecomunicações sejam finalizadas até o final do ano.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Sérgio Torrecillas, na atual etapa apenas os fios serão instalados nas estruturas que estão enterradas. “Após a execução das adequações necessárias nas ligações elétricas individuais dos comércios, vamos realizar de uma só vez o desligamento da energia dos postes e ativar as instalações subterrâneas”, afirma Torrecillas. A Prefeitura prepara o projeto individual de adequação das instalações dos comércios, que deverão executar as obras necessárias. A documentação, que prevê o modelo de ligação elétrica para cada relógio medidor de energia, será apresentada à CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz).

Anuncio


Obra rápida, limpa e segura

Entre os meses de julho e agosto, a Administração trabalhou na criação da infraestrutura para receber o cabeamento subterrâneo, obra que integra o projeto de modernização da rua Luiz Camilo de Camargo, desde o cruzamento com a rua João Blumer (Lanchonete Varandas), até o cruzamento com a rua Argolino de Moraes (Praça da Neusa).

O serviço realizado recentemente ocorreu entre a Loja Marabraz (rua Zacarias Costa Camargo) e a loja Seller (depois da rua Nelson Pereira Bueno) e consistiu em adequar as antigas ligações de água e esgoto, colocar abaixo do chão grandes caixas de concreto por onde vão passar as fiações subterrâneas de energia elétrica e telecomunicações, concretar as calçadas e pavimentar novamente a via, uma vez que o asfalto foi removido para a obra.

Nesta intervenção, a Prefeitura trouxe um conceito inédito em obras urbanas em Hortolândia: serviço envelopado, ou seja, o local onde os operários trabalhavam ficou isolado. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, esta medida garante segurança durante o período de intervenções, mantém o canteiro de obras organizado, possibilita melhor planejamento das etapas de serviço, além de garantir mais rapidez na conclusão dos trabalhos. Na próxima etapa da obra de modernização, o mesmo modelo de trabalho será adotado.

A primeira etapa da obra, nas duas primeiras quadras da rua Luiz Camilo de Camargo, foram realizadas no ano passado. No entanto, o serviço levou oito meses para ser concluído, o que gerou críticas de comerciantes e consumidores diante dos transtornos provocados na principal rua do comércio da cidade.

O prefeito Angelo Perugini assumiu e cumpriu o compromisso de terminar o serviço da segunda fase de obras em até 40 dias. Inicialmente, as empresas envolvidas apresentaram um cronograma que previa 180 dias para realizar as intervenções, prazo que não foi aceito pela Administração. Para cumprir a meta de executar o serviço em menos de 40 dias, operários trabalharam no canteiro de obras durante 24 horas, nos sete dias da semana. A obra teve início no dia 8 de julho e no dia 10 de agosto foi concluída, completando 34 dias de serviço.

Terceira fase de obras

Está previsto para o próximo ano a execução da terceira e última fase da obra de modernização da rua Luiz Camilo de Camargo, etapa que contemplará desde a Lojas Seller, depois da rua Nelson Pereira Bueno, até a praça da Neusa, no cruzamento com a rua Argolino de Moraes. Além da infraestrutura para fiação subterrânea e do novo calçamento, esta quadra receberá investimentos em drenagem de águas pluviais.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo