Também nesta quinta-feira (18/11) foi inaugurado o PEV Jardim Nova Alvorada
É importante que as pessoas façam o descarte correto de resíduos, mas separado por tipo de material. Esta é a orientação que Patrícia Pereira faz para a população. Patrícia é uma das pessoas que trabalha na Cooperativa Águia de Ouro e que estava presente na inauguração do novo PEV (Ponto de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) Jardim São Sebastião, nesta quinta-feira (18/11). A cerimônia contou com a participação do prefeito José Nazareno Zezé Gomes. Também nesta quinta-feira a Prefeitura inaugurou um novo PEV no Jardim Nova Alvorada. Com as duas novas unidades, Hortolândia passa a ter agora 13 PEVs localizados em diferentes regiões. A implantação dos dois novos PEVs foi viabilizada com recursos do convênio firmado pela Prefeitura com o Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal. A população pode consultar qual é o PEV mais perto de onde mora no site da Prefeitura, por meio deste LINK.
Os PEVs são os locais disponibilizados para a população fazer o descarte correto de resíduos e recicláveis. Os materiais recolhidos são destinados para a Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura. O valor obtido pela cooperativa com a coleta, a triagem e a venda dos recicláveis gera renda para 23 pessoas em situação de vulnerabilidade social que trabalham na cooperativa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em média, cada cooperado ganha em torno de R$ 2.000,00 por mês. De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, neste ano, os 11 PEVs do município já receberam 20.805 m3 de resíduos recicláveis.
A cooperada Patrícia Pereira salienta que ao fazer o descarte correto de resíduos as pessoas ajudam a manter a cidade limpa. Ela ressalta ainda para que a população faça a separação dos recicláveis e não os misture com outros tipos de resíduos ao fazer o descarte. Esta ação é importante por motivos de segurança e saúde. “É importante que as pessoas separem recicláveis, como, por exemplo, vidros, e não os misture com lixo orgânico ou restos de comida. Isso pode causar ferimentos e problemas de saúde para nós quando fazemos a triagem desses materiais, e também para os garis, que às vezes têm que recolher esses materiais deixados nas ruas pelas pessoas, e para os trabalhadores do serviço de coleta de resíduos”, explica Patrícia. Ela ainda explica que ao receber recicláveis misturados com outros tipos de resíduos, nem sempre é possível fazer a separação. Quando isso acontece, a cooperativa descarta o material recebido.
MUDAR A CULTURA
O prefeito José Nazareno Zezé Gomes destacou que, com a inauguração do PEV no Jardim São Sebastião, a Administração Municipal atende a demanda feita pelos moradores do bairro. Antes da implantação do PEV, havia muitos pontos de descarte irregular de resíduos no bairro.
O prefeito ainda salientou que é importante que a população faça sua parte e utilize o espaço para fazer o descarte correto de resíduos. “Temos que mudar a nossa cultura. Cada um tem que ser responsável pelo lixo que produz. Cada pessoa tem que ser prefeito, pois a cidade é de todos. Cada um tem que ajudar a manter a cidade limpa”, ressaltou Zezé. O prefeito ainda destacou que a Administração Municipal trabalha para ampliar a quantidade de PEVs. A meta é que o município tenha 20 PEVs.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, ressaltou que a área ambiental é uma das prioridades da Administração Municipal. Eliane ainda explicou que a Prefeitura iniciou a implantação dos PEVs na cidade há 10 anos. Desde então, com o trabalho de conscientização feito pela Prefeitura, houve mudança na mentalidade das pessoas sobre a importância do descarte correto de resíduos e da reciclagem de materiais. “Os PEVs geram um impacto positivo no meio ambiente, além de contribuir para a manutenção da limpeza da cidade. Com a inauguração do novo PEV, iremos realizar um trabalho de educação ambiental com a população que mora no entorno”, destacou Eliane.
O superintendente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), Valdemir Ravagnani, destacou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura com os PEVs. “A Administração está de parabéns pela inauguração hoje do 13º PEV. O ecoponto ou PEV funciona quando se faz o trabalho correto envolvendo as questões de cidadania e ambiental, como tem feito a Prefeitura”, salientou o superintendente.
CAÇAMBAS
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, cada PEV possui quatro caçambas, nas quais a população deve fazer o descarte correto e separado por tipo de material, que são os seguintes: material reciclável doméstico (como por exemplo, garrafas PET e plástico), material reciclável ferroso (latas de bebidas, alimentos e de tinta, entre outras), material reciclável de construção civil e material reciclável de madeira e volumosos, estes últimos são itens como sofás, colchões e móveis.
No caso dos resíduos de materiais de construção civil, a quantidade de descarte é limitada a 1 m³, quantidade que equivale a 1.300 kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50 kg. Se a quantidade for acima de 1 m³, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento orienta os moradores a contratar caçamba. Nos PEVs não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde.
Os materiais de construção civil recebidos nos PEVs são encaminhados para a URE (Usina de Reciclagem de Entulhos), no Parque Peron. Já os recicláveis são destinados para a Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98