Após firmar parceria com o Governo Federal, a Prefeitura de Hortolândia implementará no município o programa Criança Feliz, voltado a mães e crianças de até três anos de idade. O objetivo é fortalecer os vínculos familiares e estimular o desenvolvimento infantil, durante a chamada primeira infância. As 114 famílias atendidas atualmente são também beneficiárias do Bolsa Família.
Na manhã desta sexta-feira (04/05), 10 estagiários da área de Psicologia e Serviço Social, vinculados ao programa e responsáveis por realizar visitas domiciliares, passaram por formação. O curso, ministrado pelo enfermeiro Renato Lopes Machado, da Secretaria de Saúde, visou capacitá-los a prestar os primeiros socorros à mãe e ao bebê, em situações de emergência.
Durante a formação, realizada no prédio do HORTOFÁCIL, na Região Central, o profissional ensinou exercícios de manobra de desobstrução da via aérea, como lidar com situações de tombos, convulsões, fraturas, desmaios, entre outros. A proposta busca também evitar que vítimas venham a ter complicações mais sérias por falta de conhecimento.
Segundo a coordenadora do Criança Feliz no município, Hilka Beka Araújo, os profissionais do programa passarão por outras capacitações em breve. A ideia é que os visitadores sejam capacitados em diversas áreas de conhecimento, tais como saúde, educação, serviço social, direitos humanos e cultura, complementa Geisa Costa, supervisora do programa.
Outras ações do programa, como a Semana do Brincar, também estão previstas para maio. A meta é ampliar o número de famílias atendidas para 400.
Conheça o Criança Feliz
Público-alvo do programa:
Objetivos do programa:
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98